Parceria entre Câmara e TCE promove Oficina de Técnica Legislativa
Começa a ser divulgada nesta semana, para todo o interior do Rio Grande do Sul, a Oficina de Técnica Legislativa que será promovida em parceria entre a Escola do Legislativo Julieta Battistioli e a Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Essa atividade será realizada pela escola do TCE na modalidade Ensino a Distância (EAD) e tem como ministrantes os servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre Juliana Maia e Guilherme Miranda Dutra. Presidida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), a Escola Julieta Battistioli tem como diretor o jornalista Helio Panzenhagen.
Como primeira experiência dos ministrantes na modalidade EAD, a Oficina terá 30 vagas e será desenvolvida durante quatros semanas, com um total de 25 horas/aula, que compreenderão as vídeo-aulas e o trabalho final dos participantes. Guilherme e Juliana atenderão os alunos com tutoria no Fórum de Discussões sobre as palestras previamente gravadas que serão exibidas sempre nas segundas-feiras, a partir do dia 28 de setembro.
Na modalidade presencial, Guilherme e Juliana já ministraram duas oficinas de Técnica Legislativa na Câmara Municipal de Porto Alegre, atendendo servidores do Legislativo e do Executivo. A primeira foi em agosto de 2014 e a segunda em julho deste ano, sempre com resultados positivos. Uma nova edição deverá ocorrer ainda antes do final de 2015. Todo o material de apoio utilizado nas aulas foi desenvolvido pelos ministrantes e formatado em uma apostila.
Reedição
Conforme Sandro Trescastro Bergue, diretor da Escola Francisco Juruena, após a conclusão dessa primeira edição, a Oficina poderá ser reeditada periodicamente. O tema é de interesse não apenas dos Legislativos, mas também dos Executivos de nosso estado, destaca. As atividades promovidas pela Oficina têm como objetivo principal contribuir para a capacitação de servidores, de modo prático, em aspectos relacionados à redação inicial e final e conferência de leis produzidas nos municípios.
A realização desse evento, em nível estadual, foi possibilitada através de Termo de Cooperação firmando em junho entre as escolas do Tribunal de Contas e da Câmara Municipal. Também foi fator decisivo para isso a experiência da Escola Francisco Juruena em atividade EAD além da existência, naquela escola, de equipamento que possibilitou a gravação e a edição das aulas. Esse trabalho foi desenvolvido por Janaína Castoldi, servidora do TCE.
Texto e edição: Assessoria de Imprensa CMPA
Leia também:
Escola do Legislativo firma parceria com Tribunal de Contas
Escola Julieta Battistioli realiza Oficina de Técnica Legislativa nesta semana
Oficina de Técnica Legislativa da Julieta Battistioli encerra atividades
Escola Julieta Battistioli realiza Oficina de Técnica Legislativa nesta semana
Oficina de Técnica Legislativa da Julieta Battistioli encerra atividades