Nesta segunda-feira (3/10) ocorreram as seguintes manifestações em Grande Expediente, da tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre.
COMUNICADOR Luiz Braz (PSDB) lembrou que chegou à casa como comunicador, pois trabalhava em emissora de rádio e que comandava um programa com base em ações sociais. Disse que seu mandato continua sendo alicerçado em questões sociais e lembrou que criou o show do quilo, uma ação de assistência social para ajudar os mais necessitados e que nunca deixou de existir. O último show do quilo foi realizado no Teresópolis Tênis Clube e o próximo será em 23 de outubro. no Lindóia Tênis Clube. (FCC)
OP Luciano Marcantônio (PDT) afirmou que o governo municipal é comprometido com o fortalecimento do orçamento participativo, maior ferramenta de representação da sociedade e que é respaldado pela Secretaria da Governança Local. Segundo o vereador, a Governança Local respalda o OP politicamente e realiza os estudos técnicos, os quais culminam com a montagem dos planos de investimentos, priorizando as demandas, resgatando as antigas e reafirmando as novas necessidades do município. (FCC)
MOBILIÁRIO - Adeli Sell (PT) lamentou que o projeto do Executivo que trata da reforma do mobiliário urbano esteja muito atrasado. Observou que, apesar do processo ter sido aberto, sua elaboração ainda se arrasta. Adeli lembrou que o assunto foi tema de diversas reuniões nas comissões permanentes da Câmara Municipal, sem que houvesse evolução. "O mobiliário tem de ser fator de embelezamento da cidade." Segundo ele, painéis de publicidade criam obstáculos á visualização de prédios históricos da cidade. "É preciso haver preocupação com a estética urbana de Porto Alegre." (CS)
SMAM - Paulinho Rubem Berta (PPS) lamentou a "desconsideração e falta de sensibilidade" que o secretário adjunto da Smam, André Carús, teria demonstrado em relação a emenda aprovada pelos vereadores, no ano passado, e que previa cercamento de área de lazer e campo de futebol no Condomínio Rubem Berta. Segundo ele, Carús deveria ser mais correto com os vereadores e a comunidade que havia solicitado a emenda. "Vou levar o descaso do secretário adjunto à comunidade do Rubem Berta." (CS)
URBANO - Engenheiro Comassetto (PT) fez relato de sua viagem representando a Câmara Municipal na Frente Municipal dos Vereadores pela Reforma Urbana, entre 14 e 16 de setembro, no Conselho Nacional das Cidades. Segundo ele, uma proposta de Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que vinha sendo discutida há quatro anos, foi apresentada ao ministro das Cidades, Mário Negromonte. A proposta também cria um Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, envolvendo sociedade civil, União, estados e municípios. (CS)
RESULTADOS - Reginaldo Pujol (DEM) disse que motivado pelo pronunciamento do vereador Comassetto (PT), que integra a Frente Nacional da Mobilidade Urbana, sobre as medidas que devem ser adotas para melhorar a mobilidade das grandes cidades. Afirmou que a preocupação é válida, mas que não tem visto os resultados anunciados pelo governo federal em diversas áreas. Citou a falta de moradias que classificou como uma das maiores mazelas do país. Não acredito em programas habitacionais sem a participação dos municípios. Denunciou que a Caixa Econômica Federal está com um verdadeiro latifúndio em Porto Alegre aguardando projetos de moradias. (VBM)
ABUTRES - Idenir Cecchim (PMDB) esclareceu ao vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) sobre a reclamação do descaso da SMAM para um projeto que prevê obras em uma praça na zona norte. Disse que o assunto já está resolvido e que as obras já devem começar. Também disse que se sentia muito triste com a atitude de algumas pessoas que atuam como abutres em cima de um morto nordestino tratado como subraça. Disse que são pessoas que buscam manchetes em cima da desgraça. Afirmou que é de competência da Delegacia do Trabalho a fiscalização das obras e que cabe à Polícia Rodoviária Federal a segurança da rodovia. (VBM)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400) Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)