Comunicações
Durante o período de Comunicações, na sessão plenária desta quinta-feira (21/6), os vereadores trataram dos seguintes temas:
AUMENTO - Professor Garcia (PPS) criticou aumento de salários, de até 140%, concedido pelo presidente Lula para 21.563 cargos em comissão (CCs) do governo federal, sob a justificativa de que esses funcionários não ganhavam aumento desde junho de 2002. "Mas a inflação, neste período, foi muito menor do que o índice de aumento concedido." Garcia lamentou ainda que, ao mesmo tempo em que Lula concedeu esse aumento, não deu qualquer reajuste salarial para categorias em greve. Para o vereador, falta coerência ao governo federal. "CCs do governo federal ganham salários de até R$ 10 mil." (CS)
REFORMA - Elói Guimarães (PTB) disse que reforma política no país deve vir antes de todas as outras, pois o modelo atual, baseado apenas na individualidade, ao longo do tempo, vem sofrendo profundo desgaste. "A cultura vigente incentiva que parlamentares representem determinados segmentos e seus interesses econômico e corporativos." Para o vereador, é preciso alterar esse modelo, a fim de que o parlamentar tenha autonomia para exercer a atividade pública. "O voto individual não deu bons resultados. É necessário reforçar os partidos políticos, criando mecanismos que os controlem." O voto em lista, segundo ele, pode ser uma saída para a fromação de novas lideranças políticas. (CS)
BRIZOLA - Márcio Bins Ely (PDT) lembrou as comemorações realizadas nesta quinta-feira (21/6) pela passagem do terceiro aniversário da morte do líder trabalhista Leonel Brizola. Para Bins Ely, Brizola foi um grande líder que deixou sua marca na política nacional, tendo sido o exilado político que permaneceu mais tempo - 15 anos - proibido de voltar ao país durante o regime militar que vigorou no país. "No exílio, Brizola reorganizou o partido. O PDT é hoje um dos sete maiores partidos nacionais." Lembrou que a bandeira da educação, levada pelo PDT, foi levantada por Brizola juntamente com outros líderes trabalhistas como o professor Darcy Ribeiro. (CS)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Helena Andrade (reg. prof. 8423)