Plenário

Comunicações

João Pancinha Foto: Elson Sempé Pedroso
João Pancinha Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (22/10), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

CARRIS - Luciano Marcantônio (PDT) garantiu que os 33 novos ônibus adquiridos pela Carris são adequados para dar total acessibilidade a cadeirantes e a portadores de deficiência visual. O vereador contou que esteve hoje pela manhã na empresa e pode conhecer os novos veículos. Segundo Marcantônio, os ônibus comprados, da marca Volvo, são os mais modernos do mercado. "A Carris está de parabéns pela atenção dispensada às pessoas portadoras de deficiência", disse. (CB)

PLANO - Maria Celeste (PT) disse que o trabalho na Câmara se intensificará nos próximos dias devido à apreciação dos projetos de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) e da entrada em tramitação da proposta do Executivo de mudança no processo eleitoral para os conselhos tutelares. Celeste parabenizou os vereadores pelo grande esforço despendido para agilizar a análise das emendas ao PDDUA. Segundo a vereadora, já foram avaliadas mais de 200 emendas das 340 apresentadas. (CB)

HARMONIA - João Pancinha (PMDB), que propôs a Frente Parlamentar sobre o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, defendeu a criação de um parque temático tradicionalista gaúcho no local. O vereador lembrou que Porto Alegre carece de um espaço dedicado à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul para mostrar aos turistas. Pancinha destacou que o momento é propício para projetar o parque, já que a Capital receberá muitos visitantes na Copa do Mundo de 2014. (CB)

ADENSAMENTO - Luiz Braz (PSDB) sugeriu que a Câmara solicite ao Executivo a realização de um estudo sobre o adensamento nas várias regiões da cidade. Segundo ele, os vereadores estão analisando o novo Plano Diretor e este estudo é fundamental para saber quais áreas da cidade ainda comportam novos empreendimentos imobiliários. Observou que no ano passado havia solicitado este estudo, mas que até o momento não obteve resposta. "Precisasmos saber quais áreas da cidade estão com a infraestrutura saturada, por exemplo." (MAM)

ODONTOLOGIA - Mário Manfro (PSDB) parabenizou os colegas de profissão pelo Dia do Cirurgião Dentista, comemorado em 25 de outubro. Explicou que neste dia, em 1884, foi assinado o decreto que criou os primeiros cursos de Odontologia no país, no Rio de Janeiro e na Bahia. Apesar das comemorações, Manfro salientou que o país tem um grande problema a enfrentar. "Há 60 milhões de brasileiros que nunca foram ao dentista. E existem 40 milhões de desdentados no país." (MAM)
 
INFRAESTRUTURA - Mauro Pinheiro (PT) alertou para a falta de infraestrutura nos bairros da Zona Norte que têm recebido comunidades reassentadas de outros locais. Afirmou que a transferência de famílias das vilas Dique e Nazaré para a região, por exemplo, deve ser acompanhada de reforço na infraestrutura. "Faltam escolas e postos de saúde, enquanto a população da região só cresce. Pinheiro cobrou também reforço na segurança pública, pois, segundo ele, os assaltos a comerciantes são constantes em bairros como o Rubem Berta. (MAM)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)