Plenário

Comunicações

Vereador Haroldo de Souza Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Haroldo de Souza Foto: Elson Sempé Pedroso

Nesta quinta-feira (25/6), na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, no período de Comunicações, forma abordados os seguintes temas:

HABITAÇÃO – Engenheiro Comassetto (PT) leu um conjunto de itens que teriam sido trazidos pela comunidade da Vila Dique sobre o projeto das casas para onde está sendo transferida a comunidade. Segundo Comassetto, há reclamação quanto ao tamanho das casas, a qualidade também não é a proposta no projeto e os equipamentos públicos necessários para a transferência das famílias, como escolas e creches, que ainda não foram entregues. Além disso, reivindicam equipamentos que garantam a subsistência, pois “muitos sobrevivem de reciclagem e utilizam carroças e não sabem ainda nem onde ficarão abrigados os cavalos”, explicou Comassetto. (CK)

HABITAÇÃO II - Haroldo de Souza (PMDB) lembrou que o problema da habitação no país é antigo, e dizendo que desde criança observa a não-solução da falta de moradia pelos diversos governos que passaram, perguntou “onde está toda a dinheirama que rolou pelo Brasil nestes meus 65 anos de idade?” O vereador disse lamentar que, ao mesmo tempo em que se vê as pessoas pedindo desesperadamente por casa pra abrigar as suas famílias e por lugar pra trabalhar, se tem a notícia de que o governo Lula ofereceu um empréstimo de 15 bilhões de reais ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e os jornais falam de atos secretos no Senado. (CK)

HABITAÇÃO III – Carlos Todeschini (PT) disse que acompanha a discussão sobre o assentamento das vilas Dique e Nazaré desde o seu início, da época em que se buscava a área para a construção das casas. Em 2006, segundo o vereador, a Comissão de Habitação da Casa (Cedecondh) fez no mínimo seis reuniões sobre o projeto, “e eles [comunidade das vilas] não tiveram a oportunidade de participar das discussões sobre os tamanhos das casas”. Todeschini disse que o Demhab teria manipulado as discussões na época, afirmando que sempre que chamado, o Departamento enviava “alguém que não sabia nada”. (CK)

HABITAÇÃO IV - Nelcir Tessaro (PTB) disse que o vereador Carlos Todeschini (PT) estava faltando com a verdade com as pessoas que assistiam a sessão. “Ele usou vocês. O projeto foi discutido sim. Foram gravadas as reuniões, existem vídeos das reuniões”, afirmou. “Fomos diversas vezes em 2007 e 2008 na Vila Dique para tratar do projeto”, continuou Tessaro, concordando que o problema das vilas tem que ser solucionado e propondo que o Demhab apresente um projeto de ampliação das casas, para que nos fundos do terreno possam ser construídos mais quartos. (CK)

HABITAÇÃO V - João Antonio Dib (PP) disse que respeita as reivindicações da comunidade da Vila Dique e elogiou a postura disciplinada dos moradores no plenário da Casa. "É com clareza e respeito que conquistamos nossos objetivos e nossas metas", reiterou. Segundo Dib, é preciso luta para alcançar as necessidades básicas de cada um. "Nada cai do céu", frisou. Para ele, o papel certo do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) seria conceder aos moradores o terreno urbanizado para que cada família construísse suas próprias moradias de acordo com suas peculiaridades. (ES)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)