Plenário

Comunicações / Grande Expediente

Aldacir Oliboni Foto: Lívia Stumpf
Aldacir Oliboni Foto: Lívia Stumpf

Na sessão ordinária desta quinta-feira (3/2), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram os seguintes pronunciamentos nos períodos de Comunicações e Granmde Expediente:
 
SAÚDE – Aldacir Oliboni (PT) disse que “estamos retornando a pauta normal da Casa para votar os projetos importantes e de interesse da cidade”. Para ele, o recesso foi o período de contato direto com a população da cidade e agora começa um debate muito importante que é a criação do ISMEF. Salientou ainda que a grande imprensa, durante o recesso, denunciou a ausência de médicos no atendimento dos postos. “Deseja-se que ao final deste debate sobre o Instituto, Porto Alegre ganhe um atendimento médico condizente com as necessidades de sua população”. (FCC)
 
SAUDAÇÃO – Elói Guimarães (ptb) celebrou seu retorno à Câmara Municipal depois de cumprir o cargo de secretário da Administração do Estado. Disse que está de volta para colaborar com Mesa Diretora, em especial com a “presidente que irá conduzir os trabalhos fundamentais”. De acordo com Elói, esses trabalhos resultarão nas decisões que irão melhorar a cidade. Ele afirmou que está colocando sua experiência à disposição do Legislativo e do Município como um todo. “Esta Casa é o poder mais significativo da cidade porque representa a unanimidade da cidade de Porto Alegre”. (FCC)
 
MELHORIAS – Bernardino Vendrúscolo (PMDB) defendeu a criação da fundação pública de interesse privado da área de saúde que, em sua opinião, irá melhorar o atendimento da saúde da família. "O que não ficar bom melhoraremos no decorrer do caminho”. Disse ainda apoiar a implantação de contêineres de recolhimento do lixo a exemplo do que ocorre em Caxias do Sul. "As coisas serão modificadas para melhorar a cidade". (FCC) 
 
CUMPRIMENTOS – João Dib (PP) criticou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul que convocou uma assembleia na Câmara Municipal sem solicitar espaço. Dib frisou que espera que a audiência pública, logo mais à noite, reflita os anseios da população sobre suas necessidades básicas de atendimento médico. Dib afirmou que a nova política de saúde pública elevará para 170 o número postos de saúde. "Aquelas pessoas que não tiverem condições de serem atendidas, nessas unidades, receberão os profissionais em suas casas". (FCC)

ESQUELETÃO - Nelcir Tessaro (PTB) falou sobre o “esqueletão” localizado no Centro da Cidade. “Não podemos admitir que este prédio fique como está, colocando em risco a vida dos porto-alegrenses”, considerou. O prédio situado nas esquinas das Ruas Riachuelo e Marechal Floriano está abandonado e na eminência de cair, conforme Tessaro. Ele sugeriu que seja desapropriado pela Prefeitura e, após reforma, destinado para moradias de servidores responsáveis pela segurança e sugeriu a formação de uma comissão de parlamentares para tratar do assunto. “Agora com a reforma do Chalé da Praça XV não podemos aceitar este esqueletã”. (RA)

TUTELAR - Mário Fraga (PDT) saudou o início das sessões plenárias de 2011 e enfatizou sua volta como vereador na casa - devido à saída de Juliana Brizola. "Sou um parlamentar da base do governo e do partido do prefeito, então vou colaborar em muito com os projetos e com as discussões", avisou. Ainda, Fraga elogiou a postura da presidente da Casa, vereadora Sofia cavedon (PT) em apoiar a divulgação da eleição do Conselho Tutelar em Porto Alegre, que acontece no dia 27 de março."Fico feliz que este tema vai ser prioridade nessa gestão", pois na última eleição apenas 7% da população votou. (ES)

CONGRESSO - Engenheiro Comassetto (PT) vibrou com o anúncio do prefeito José Fortunati de que Porto Alegre vai reeditar os congressos da cidade com o apoio da Câmara Municipal. "A volta deste evento é muito importante, pois Porto Alegre vai voltar ao cenário mundial entre as cidades que discutem o seu futuro". Segundo Comassetto, o tema da mobilidade urbana, deve ser prioridade do congresso, pois a capital perdeu terreno por falta de agilidade na elaboração e execução dos projetos. "Temos que repensar a entrada da cidade, o novo aeroporto e a expansão do trem que se avizinha". (ES)

PROPOSTAS – Reginaldo Pujol (DEM) disse que as propostas apresentadas pela presidente da Casa, na abertura dos trabalhos Legislativos, são boas. "Algumas são pessoais da presente, da Mesa Diretora, das liderança e da própria Câmara". Pujol  lembrou que, entre elas, está a permanência do Fórum de Entidades que deverá ser definida pela Câmara. Pujol afirmou que é parceiro para discutir  e apoiar algumas decisões da presidência. (RT)

EDUCAÇÃO – Adeli Sell (PT) leu da tribuna artigo escrito por ele e pela professora e coordenadora do Fórum Estadual de EJA/RS, Liana Borges. O artigo, como explicou, questiona a educação em Porto Alegre. "Para nós autores é necessário avaliar a qualidade da educação e apontar os problemas existentes na maneira de ministrar as aulas e no conteúdo". (RT)

RETORNO – Luciano Marcantônio (PDT) disse retornar à Casa após um ano como secretário-adjunto da Secretaria da Coordenação Política e Governança Local. “Tive um grande experiência de participar no Executivo Municipal”. Luciano destacou que a Governança é uma secretaria criada para fazer o diálogo com os movimentos sociais e a transversalidade no próprio Governo. “O governo Fortunati trabalha através do diálogol”, analisou. Citou como exemplo o projeto que cria o Imesf para resolver os problemas na saúde. “Em especial para a população de baixa renda”, enfatizou. (LO)

FANTASMAS – Adeli Sell (PT) mostrou fotos de dois edifícios em situação de risco que estão localizados no Centro Histórico de Porto Alegre. “Esses prédio são ‘fantasmas”. Segundo ele, a prefeitura pode interferir nestes casos e fazer uma desapropriação, de acordo com o Estatuto das Cidades. Adeli também fez referência aos “navios-fantasma” que estão atracados no porto há anos e questionou: “Como é que se fala em Copa de 2014 se temos o Centro Histórico tomado por fantasmas”. (LO)

RELATÓRIO – Professor Garcia (PMDB) fez o que chamou de mini prestação de contas sobre sua passagem como titular da SMAM. Agradeceu aos servidores efetivos e comissionados que chegam a 704. “Todos são colaboradores que ajudam a melhorar a vida dos Porto-alegrenses”. Disse que a SMAM hoje é responsável por 597 praças e oito parques, além de monumentos, morros, a orla e outras atribuições ambientais na cidade. Fez explanação de convênios e licitações em andamento que proporcionaram melhorias em serviços e atividades para o cidadão. “Deixamos a SMAM em boas condições de trabalho”, afirmou. (LO)
 
Regina Tubino Pereira (reg.prof. 5607)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)