Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Na sessão ordinária desta segunda-feira (4/2), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em Grande Expediente e Comunicações:

ANITA - Sofia Cavedon (PT) citou as obras da trincheira da Anita e o incêndio na Vila Liberdade. A obra consiste num alargamento da rua Anita Garibaldi, uma das mais arborizadas de Porto Alegre, e que atinge os bairros Bela Vista, Boa Vista e Mont Serrat. “A desculpa seria a lentidão e saturação da avenida Carlos Gomes em termos de trânsito. Para isso, seriam feitas numerosas desapropriações do lado noroeste da rua, mas poupariam os espigões modernos do outro lado”, destacou. Já a Vila Liberdade, como lembrou a vereadora, pegou fogo no dia 27 de janeiro com 90 casas atingidas e 194 famílias que perderam móveis, roupas e seus lares. Sofia considerou este um incêndio grave em uma região altamente atrativa para especulação imobiliária por conta da construção da Arena do Grêmio. (GS)
 
BRIGADA – Alberto Kopittke (PT) saudou a posse do novo comandante da Brigada Militar coronel Fábio Duarte. Disse que, por conhecer a sua trajetória e seus conhecimentos técnico, ele trará um aprimoramento a corporação. Kopittke ainda fez referência ao trabalho do coronel Sérgio Abreu que deixou a função. Também desejou sucesso aos coronéis Silanos Serenito de Oliveira Melo, que será o subcomandante da BM, Altair de Freitas Cunha, que ocupará o cargo de Chefe do Estado Maior, e Oscar Luiz Moiano que passa a chefiar a Casa Militar do governo gaúcho. Segundo o vereador, todos são quadros altamente qualificados e irão contribuir muito para a segurança da nossa cidade. (MG)

OBRAS – Idenir Cecchim (PMDB) defendeu a realização das obras em curso na cidade para qualificar a mobilidade urbana. Disse que, apesar de alguns tentarem impedir a sua realização, é preciso que os cidadãos tenham consciência dos benefícios que elas trarão para o conjunto da capital. Para Cecchim, a população vai cobrar caro por essa atitude. Ressaltou que tanto a chamada trincheira da Anita e viadutos da Plínio Brasil Milano e da Bento Gonçalves já deveriam ter sido executados durante a construção da 3ª Perimetral. Disse que alguns dos críticos são os que construíram parada de ônibus em uma curva e em cima de um viaduto. "É preciso ficar claro que as obras não são apenas para quem mora no entorno, mas para todos os cidadãos de Porto Alegre." (MG)

ALVARÁS - Cláudio Janta (PDT) reiterou pedido para que a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio casse todos os alvarás provisórios concedidos em Porto Alegre, especialmente das casas de espetáculos, boates e danceterias. Segundo ele muitas funcionam com rótulo de restaurante, lancheria e casas de chá. Informou ainda que pediu para que a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego fiscalize esses estabelecimentos e lembrou que na tragédia de Santa Maria, morreram 80% dos funcionários da casa de espetáculo e que destes 90% não tinham registro, eram contratados como temporários. Também que pediu fiscalização de clubes sociais no Carnaval, assim como do sambódromo e eventos como o Planeta Atlântida. (MG)

RESPONSABILIDADE – João Carlos Nedel (PP) disse que os 1.440 mil munícipes de Porto Alegre dependem muito do trabalho efetivo e responsável do Legislativo. "A ação dos parlamentares não pode ser individualista, mas voltada ao bem comum da sociedade." Ressaltou ainda a participação de vereadores na 138ª Festa de Navegantes e lembrou que, durante a procissão, ao cruzar pela Vila dos Papeleiros, registrou o risco que o local tem no caso de um incêndio, já que o material de reciclagem armazenado pelos moradores ocupa as ruas, os pátios e até os telhados das casas. Falou ainda da cracolândia que se cria na Voluntários próximo à Rodoviária e salientou que muitas dessas pessoas estão doentes e precisam ser encaminhadas para tratamento. (MG)

HOLOCAUSTO - Valter Nagelstein (PMDB) falou sobre viagem que fez a Brasília no dia 30 de janeiro, onde representou a Câmara Municipal de Porto Alegre na cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O evento foi promovido pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e pela Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB) e contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, além de autoridades políticas federais e estaduais, líderes comunitários e religiosos e sobreviventes do holocausto. (GS)

AUDIÊNCIA - Mário Fraga (PDT) informou que o líder do governo na Câmara, vereador Airto Ferronato (PSB), fará um relato, na próxima quarta-feira, sobre a situação na Vila Liberdade após o incêndio ocorrido no local. Também comentou que o secretário estadual de Direitos Humanos, Fabiano Pereira, tratou com o vice-prefeito, Sebastião Melo, do projeto que prevê a construção de um prédio para internações de menores infratores da Fase em área da Zona Sul. Mário Fraga salientou que a comunidade da região é contrária ao projeto e disse que uma audiência pública para tratar do tema deverá ser realizada pela Casa. (CS)

CORUJA - Sofia Cavedon (PT) comentou visita feita hoje pela Cece à Escola Infantil Mamãe Coruja e informou que a Comissão realizará reunião nesta terça-feira (5/2) para tratar do tema na Câmara.  Segundo ela, são 41 instituições de educação infantil do município, sendo que 34 delas atendem de forma totalmente gratuita as crianças. Sofia Cavedon disse ter tido especial preocupação em questionar sobre o preparo da escola para a prevenção de incêndios. Segundo a vereadora, apesar da escola ter equipamentos como extintores de incêndio, os funcionários confessaram não saber utilizá-los. "Os educadores têm de estar preparados para o pronto atendimento. A escola atende 100 crianças e tem 15 estagiários e oito profissionais. (CS)

Textos: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
            Milton Gerson (reg.prof. 6539)
            Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. pof. 7154)