Grande Expediente / Comunicações
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta segunda-feira (22/3):
ANIMAIS - Marcello Chiodo (PTB) defendeu a criação de um serviço de castração de animais móvel em Porto Alegre, um desejo, segundo ele, de todos os defensores dos direitos dos animais. Segundo o vereador, esse tipo de serviço resolveria problemas enfrentados pela presença de cães abandonados nas ruas e vilas. Chiodo conta com projeto que cria a Semana de Semana de Incentivo à Esterilização de Animais Domésticos, a ser realizada anualmente, na segunda semana de agosto. O vereador também defendeu proposta para levar o escotismo e o bandeirismo às escolas para resgatar valores e difundir ensinamentos sobre temas como coleta de lixo e drogas. Outra proposta mencionada estabelece normas para a concessão de alvarás para cabeleireiros, manicure e pedicure no município. (CB)
ÁGUA - Carlos Todeschini (PT) registrou a realização do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. "A água é o principal elemento para geração de vida, que sustenta, permite, reproduz e perpetua", lembrou. O vereador pediu atenção para fatores que podem comprometer a água do planeta. Citou o aquecimento global, que provoca inundações e longos período de seca, além das castastrofes naturais de monta, como terremotos e tsunamis. "Contra as catástrofes naturais não temos remédio, pois é do ciclo da natureza", disse. Mas, segundo Todeschini, o que pode ser evitado é a ação humana que polui e destrói os mananciais. (CB)
ILHAS - Luciano Marcantonio (PDT) disse ter visitado o comitê gestor do Parque Estadual Delta do Jacuí para tratar do déficit habitacional da região das ilhas. Segundo ele, o Demhab, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, irá construir um novo loteamento visando a resolver o déficit habitacional dos moradores das ilhas de Porto Alegre, problema que se arrasta sem solução há vários anos. "São cerca de 600 famílias que sofrem esse drama. Segundo ele, será aproveitado um terreno de propriedade da prefeitura, nas ilhas, para construir o loteamento. (CS)
RESTINGA - Pingo Vilar (PTB) disse ter feito visita ao local onde vai ser construído o Hospital da Restinga. O projeto, salientou, vai atender grande parte da população de Porto Alegre, pois a comunidade da Zona Sul não precisará mais recorrer aos hospitais do Centro de Porto Alegre, desafofando essas instituições. Segundo ele, o Hospital e a Escola Técnica da Restinga são fruto de luta de lideranças comunitárias daquela região. "Espero desempenhar a mesma liderança na Câmara que tenho na comunidade." (CS)
BANCOOP - Comentando o caso Bancoop, Claudir Nespolo (PT) disse que foram utilizadas "informações parciais" da Revista Veja contra governo Lula. Segundo ele, 500 trabalhadores se associaram à Bancoop para ter acesso à habitação de forma cooperativada. "A Bancoop é terceira maior construtora que entrega apartamentos em São Paulo, com preços até 40% menores que incorporadoras." Também informou que o ex-tesoureiro do PT, José Vacari Neto, teria sido inocentado pelo Ministério Público das acusações veiculadas pela imprensa. (CS)
FRENTE - Mauro Pinheiro (PT) anunciou que em 22 de abril próximo será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Pequena Empresa. O objetivo, segundo ele, é trazer para a Casa o debate sobre a necessidade de políticas públicas que auxiliem os pequenos empreendedores em seus negócios. Para Pinheiro, somente a união dos pequenos, em regime de associativismo, pode garantir a sobrevivência e a expansão dos negócios de pequeno porte. (MAM)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)