Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações, na sessão desta segunda-feira (10/11):

ÔNIBUS - Guilherme Barbosa (PT) citou reportagem do jornal Zero Hora para alertar sobre as dificuldades sofridas pelos idosos nos ônibus da Capital desde que foi implantada a bilhetagem eletrônica. "A situação é muito grave", enfatizou. O vereador disse que têm ocorrido muitas quedas dentro dos coletivos, provocadas pela mudança dos assentos preferenciais para o meio dos ônibus. Conforme Guilherme, levantamento feito por ZH no Hospital de Pronto Socorro aponta aumento do número de vítimas de quedas dentro dos ônibus desde setembro de 2007. (CB)

CAMELÓDROMO - Maria Celeste (PT) afirmou que, conforme jornal da Capital, muitos ambulantes estão insatisfeitos com o Centro Popular de Compras (CPC). De acordo com a vereadora, as regras do CPC não são claras e há denúncias de que alguns estandes estariam sendo vendidos em imobiliárias. Celeste informou que os camelôs estão preocupados com o valor dos aluguéis semanais que serão cobrados. "Será que haverá lucro para dar conta desse aluguel?", indagou. (CB)

HABITAÇÃO - José Ismael Heinen (DEM) lamentou o grande déficit habitacional, que provoca a favelização das metrópoles. Na sua opinião, é preciso estancar o crescimento das favelas, resgatando a auto-estima das populações que vivem nesses espaços. O vereador lembrou que há locais aos quais o poder público não tem mais acesso, devido à ação do crime organizado. Ismael elogiou a preocupação do prefeito José Fogaça para resolver o problema, mas pediu que incremente a construção de casas para a população de baixa renda. (CB)

FESTA – Ervino Besson (PDT) relembrou e convidou os vereadores para a 24ª Festa do Pêssego, que está sendo realizada na Vila Nova. De acordo com Besson, este evento é importante, pois mostra que a região rural de Porto Alegre é necessária para o município, pela produção de frutas. Besson afirmou que a prefeitura doou, este ano, 33 mudas frutíferas para os produtores da região e, como contrapartida, as creches e instituições receberão frutas para suprir suas necessidades. A novidade, lembrou Besson, é que a prefeitura de Porto Alegre está prevendo a construção de um centro de eventos na região, oportunizando outras atividades. (RT)

CRISE – Cláudio Sebenelo (PSDB) declarou que com a recente fusão do Itaú e Unibanco são cinco os bancos que detém 74% dos depósitos no Brasil. “Não parece governo de esquerda. Penso que é a direita que governa”, criticou. Segundo ele, o Banco do Brasil, que era referência, perdeu para os bancos privados. Sebenelo afirmou que a concentração de renda é cada vez maior, o que pode gerar sérios conflitos mundiais, pois “estamos brincando de economia”. Para ele, apenas as bolsas perderam bilhões de dólares com a crise e farão com que o PIB brasileiro "diminua assustadoramente, de cinco para 3%”, destacou. (LO)

SAÚDE – Dr. Goulart (PTB) disse que, na nova legislatura, a saúde será um dos problemas a ser enfrentado. Ele ressaltou que em 2009 deverão ser destacados os processos de municipalização. “Serão R$ 2 bilhões divididos entre hospitais que foram municipalizados, os que têm administração federal - como o Conceição e o Clínicas -, além de programas especiais e o próprio orçamento de Porto Alegre”. Para Goulart, as administrações federais, que têm quase metade do valor citado, deveriam ser consoantes com as municipais, que hoje aplicam mais de 15% na saúde. “Este orçamento deveria ser estudado em conjunto”. (LO)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)