Grande Expediente / Comunicações
Nos períodos destinados ao Grande Expediente e Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (19/11) os vereadores abordaram os seguintes assuntos:
PLANEJAMENTO Dr. Goulart (PTB) disse ser importante que o município se preocupe com o controle da natalidade. "Em Porto Alegre existe planejamento familiar, as mulheres escolhem o número de filhos que desejam ter, o que não ocorre em regiões em torno das metrópoles." Nesses lugares, segundo o vereador, se concentram mulheres com o maior número de filhos sem planejamento. Para goulart, o Centro de Planejamento Familiar que deverá ser implantado na Capital será importante: "As pessoas poderão planejar para ter ou não filhos". (RT)
HOSPITAL Cláudio Sebenelo (PSDB) se disse preocupado com as nomeações previstas para os setores de chefias do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Segundo Sebenelo entre as pessoas eleitas algumas estão com causas trabalhista na justiça, e por isso impedidas de assumir os cargos. O que chama atenção do vereador é que os dirigentes do GHC são integrantes de partidos, PT e PCdoB, que sempre apoiaram causas trabalhistas e hoje estão contra. "Sugiro que direção e funcionários debatam esse assunto de forma responsável para que se chegue a um acordo e todos saiam beneficiados". (RT)
DERROTA Luiz Braz (PSDB) afirmou que todos perderam com a derrota do Plano de Revitalização enviado à Assembléia Legislativa pela Governadora Yeda Crusius. Para ele os partidos da oposição mantiveram sua opinião que votariam contra e o fizeram além de não possuírem cargos e nem benefícios no poder. Esses parlamentares votaram com convicção, disse. O que deixou Braz preocupado, como salientou, é a falta de desculpas da base aliada para não ter acompanhado a votação. "Esses são piores que os inimigos", afirmou. (RT)
PLANEJAMENTO II Dr. Raul (PMDB) informou que nesta semana se reunirá com o prefeito José Fogaça e o secretário Municipal da Saúde, Eliseu Santos, para executar o projeto do Centro de Planejamento Familiar em Porto Alegre. Esse reunião, segundo Dr. Raul tem como objetivo buscar recursos junto ao Ministério da Saúde, entidades privadas, públicas, ongs e no próprio Executivo: "Todos que se interessarem por este tema". Esse projeto ao ser implantado, disse Dr. Raul, ajudará as famílias a se programarem na questão de ter ou não filhos. (RT)
TURISMO - João Carlos Nedel (PP) espera que, com a criação da Secretaria Municipal do Turismo, o turismo se concretize como opção de negócios e desenvolvimento da cidade. Conforme ele, a Capital tem um grande potencial nesta área, mas sua exploração nunca foi devidamente realizada. Convidou os vereadores a participar da Frentur, frente parlamentar da Câmara que será instalada dia 13 de dezembro. "A Frentur é uma oportunidade para que todos os vereadores participem das ações em favor do turismo. A Câmara precisa participar da concretização do turimo em Porto Alegre." (MAM)
PACOTE - Margarete Moraes (PT) criticou o governo do Estado por optar pelo confronto com a Assembléia ao insistir na votação do pacote tributário, que acabou por ser derrotado no Legislativo. Segundo ela, o governo sofreu uma derrota histórica na AL. Margarete criticou principalmente a criação das Oscips. Para ela, as Oscips são uma tentativa do Estado de transferir suas funções para terceiros. "Oscip não precisa de licitação, não precisa de concurso, o que afeta a qualidade dos serviços." (MAM)
PÊSSEGO - Ervino Besson (PDT) reforçou convite à comunidade para participar da Festa do Pêssego, que acaba no próximo final de semana. Disse que o evento é um sucesso e agradeceu o apoio da imprensa na divulgação da festa. Salientou também a participação da Câmara, cujos vereadores têm prestigiado o evento. "Os produtores se sentem valorizados com a nossa presença", disse Besson, que destacou também o apoio da prefeitura. "E os produtores agradecem o apoio ajudando a comunidade com a doação de uma tonelada de pêssego para as creches comunitárias." (MAM)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)