Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Durante os períodos de Grande Expediente e Comunicações, na sessão ordinária desta segunda-feira (30/6), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos:

PROJETOS - Haroldo de Souza (PMDB) manifestou-se sobre dois projetos de sua autoria que tramitam na Casa. O primeiro propõe a execução do Hino Rio-grandense antes dos jogos do Campeonato Gaúcho . “É bonito se ver as torcidas nos estádios ovacionando seus ídolos e entoando a bela melodia do nosso hino”, justificou. Sobre o outro, Haroldo diz que está propondo que os hospitais tenham, obrigatoriamente, macas dimensionadas para pessoas obesas. “Elas já enfrentam grandes dificuldades no cotidiano e pior ainda quando chegam nos hospitais. Existe até casos de gente que caiu e piorou a situação”. (RA)

PROBLEMAS – João Carlos Nedel (PP) disse que os dois grandes problemas enfrentados pela população de Porto Alegre são saúde e segurança. “Pude constatar através de uma enquete com alguns amigos”, informou. Mas, na opinião do vereador, se as pessoas continuarem fumando, bebendo e se drogando, nunca haverá verba suficiente para sanar esses problemas. “Se a população não ajudar, não adianta batalharmos por verbas”. Falou ainda sobre o médico da Câmara, Marcos Dias Ferreira, que retornou dos Estados Unidos onde foi fazer curso de pós-doutorado em câncer de próstata. “Ele nos disse que lá as cirurgias de próstata são feitas através de robôs e que as pessoas perdem apenas 50ml de sangue.” (RA)

LICITAÇÃO - Guilherme Barbosa (PT) disse que achou estranho a licitação feita pela Prefeitura da Capital para contratar 68 automóveis categoria dois com motorista. Segundo informou, existem comentários de que houve empate no valor apresentado por duas empresas e logo em seguida foi feito um sorteio para desempatar. Conforme Guilherme, o valor da licitação teria sido  de R$ 25 mil por carro fornecido, chegando a um valor total de aproximadamente R$ 1 milhão. “O estranho é que a empresa que ganhou no sorteio para fornecer os 41 carros dos 68 está sendo objeto de ação de busca e apreensão”, disse o vereador, alertando que investigará se realmente essa empresa é idônea. “Onde há fumaça há fogo”. (RA)

TÊNIS - Dr. Raul (PMDB) falou sobre seu projeto que pretende instituir em Porto Alegre o Dia Municipal do Tenista. “Há 30 anos me dedico a área da saúde e o esporte gera qualidade de vida”, disse. Na opinião de Raul, o tênis é uma prática que traz longevidade, qualidade de vida e cidadania. “É um esporte que algumas pessoas conseguem exercitar até os 90 anos”. Informou ter o apoio da Federação Gaúcha do Tênis para a sua proposta. “Hoje temos crianças, mulheres e idosos que praticam”. (RA)

VIOLÊNCIA – Maurício Dziedricki (PTB) mostrou-se preocupado com a violência que atinge a cidade, em especial os espetáculos futebolísticos, como o clássico Gre-Nal do final de semana. Citou a execução de dois jovens em São Leopoldo identificados como torcedores do Internacional. “Tivemos a demonstração que as organizadas vêm assombrando os torcedores comuns. Alguns torcedores encontraram o pior tipo de demonstração pelos seus times: a violência”, citou o parlamentar. Maurício afirmou que o espetáculo precisa ser preservado e a Câmara precisa estar atenta a estas questões. “Vamos comprometer nossas forças político-partidárias ao tema. (LO)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)