Plenário

Lideranças

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (7/4), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos no período de Lideranças:

LULA – Margarete Moraes (PT) destacou o fato de a Capital, na última quinta-feira (3/4), ter recebido com “grande honra” o presidente Lula no lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "A aprovação de Lula, de 73%, é inédita no Brasil, e pôde ser vista no bairro Sarandi”. Para a líder do PT, o PAC modificará o ambiente urbano no Brasil. “Oferecerá dignidade e condições de vida a pessoas que moram em vilas como a Dique e a Nazaré, com medidas globais que se articulam e se completam”, ressaltou. (LO)

SAÚDE I – João Antonio Dib (PP) disse ter anotado o que chamou de “pérolas” dos vereadores Adeli Sell (PT) e Aldacir Oliboni (PT). “O primeiro disse que muitas coisas deveriam ser melhoradas no Governo. Mas, se têm que melhorar é porque estavam ruins antes”, disse. “Um vendaval destrói em segundos o que se levou anos para se construir, imaginem 16”, criticou. Dib também rebateu Oliboni, que disse que a saúde deveria receber verbas da saúde previstas na Constituição. “Só que o Governo Lula também não investe o que determina”, observou. (LO)

SAÚDE II – Cláudio Sebenelo (PSDB) ressaltou que quando o HPS anunciou o fechamento de sua UTI houve pânico na cidade. "Alguns se alarmaram até saber que 15 hospitais também fecharam suas unidades de saúde intensiva por problemas com uma bactéria". conforme Sebenelo, este é um fato mundial: "Posso ceder literatura, com credibilidade acadêmica, que isenta as autoridades das acusações políticas, que são piores que a própria praga que assola os hospitais”. Sebenelo também informou existirem ratos e baratas em diversos hospitais: "Isso torna difícil o controlar das zoonoses". (LO)

OUVIDORIA – Dr. Raul (PMDB) afirmou ser importante iniciativa adotada pelo Executivo no Dia Mundial da Saúde. “Foi instalada uma ouvidoria na saúde de Porto Alegre. É a nona capital no Brasil a adotar esta orientação do Ministério da Saúde, que faz com que as demandas das comunidades sejam  solucionadas com agilidade”, analisou. Segundo o vereador, há um grupo prestando este serviço, tanto pelo telefone 156 da Prefeitura como pessoalmente com a equipe da SMS. Ele também citou a visita da Cosmam, sábado, ao Lago Guaíba que observou as questões da captação de água para a cidade. (LO)

PROJOVEM - Mauro Zacher (PDT) anunciou a conclusão dos trabalhos realizados pela Sindicância da prefeitura responsável pela averiguação das denúncias sobre o ProJovem. Zacher registrou que a comissão trabalhou 110 dias analisando processos administrativos, depoimentos, edições de jornais, e documentos oficiais sem achar problemas. “A constatação final das investigações mostrou que não houve irregularidade na condução do Programa”, frisou. Conforme o vereador, a Sindicância não confirmou nenhuma das 12 hipóteses apresentadas pelo Ministério da Educação referentes à má condução do ProJovem. (ES)

EDUCAÇÃO - José Ismael Heinen (Dem) elogiou os resultados do provão, aplicados pelo MEC, que colocaram o Colégio Militar de Porto Alegre na lista das melhores instituições de ensino do Brasil. “E como a melhor escola pública do Rio Grande do Sul”, acrescentou ao ler o relatório do Ministério. Heinen parabenizou ainda os professores, os funcionários e os diretores do Colégio pelo esforço em manter a qualidade do ensino e pelo “belo” exemplo que o espaço representa na educação do país. “É uma escola que prima pela cidadania, pela disciplina e pelo incentivo constante ao talento dos alunos. Todos estão de parabéns”. (ES)

CÂMARA - Mauricio Dziedrick (PTB) disse estar contente em retornar à Câmara após três anos de trabalho junto à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Felicitou os vereadores pela atuação fiscalizadora na cidade e anunciou que também quer contribuir com as discussões sobre temas importantes do Legislativo. Ao relatar os trabalhos da Smov, Dziedrick observou que a maior obra já realizada pela Secretaria foi a construção do diálogo com a sociedade. “O Conduto Álvaro Chaves e o Viaduto Leonel Brizola foram grandes edificações, mas a relação permanente com a comunidade foi nossa maior realização”. (ES)

DIÁLOGO - Maristela Maffei (PCdoB) comentou que, com a presença dos ex-secretários municipais na Câmara, será mais fácil discutir sobre as gestões e os trabalhos desenvolvidos pelas pastas. “Quero também fortalecer o diálogo com os que voltaram do Executivo e indagar sobre as inúmeras demandas que foram solicitadas pelas comunidades, mas que até hoje não foram atendidas”, reclamou. Segundo ela, até hoje uma praça localizada na Lomba do Pinheiro espera por iluminação pública. “São necessidades conquistadas pelo OP”, alertou ao criticar a postura do Executivo em ignorar as vontades das comunidades. (ES)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)