Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão desta segunda-feira (18/8) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

SAÚDE - Cláudio Sebenelo (PSDB) reiterou que os problemas na saúde enfrentados pelo município de Porto Alegre começaram com as administrações petistas. "O postão da vila IAPI tinha 1.029 especialistas em saúde e ao final da gestão da frente popular restavam apenas 96 médicos para consulta", informou. Conforme Sebenelo, o PT devastou com a saúde na cidade. "Pela primeira vez foram registradas na Capital, greve de médicos e pedidos de CPI para investigar as condições lamentáveis da saúde engendradas pelo PT". (ES)

PROJETO - João Dib (PP) reclamou da forma como o projeto de lei que reduz os valores percentuais para cobrança de multa pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi apresentado à Câmara Municipal. De autoria da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, a justificativa da proposta, conforme o vereador, é "confusa e dúbia". Para Dib, o texto deve ser revisados antes de sua aprovação em plenário. "Não podemos encaminhar ao prefeito um projeto de lei com dados incorretos e informações truncadas". (ES)

EPTC – Na opinião de Neuza Canabarro (PDT) a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deveria ter alternativas para regularização de documentos, quando os veículos são fiscalizados em horários que os bancos não funcionam. Neuza disse ter tido um problema com um carro de som no sábado e, ao tentar regularizar, foi informada que só em horário bancário. Além deste problema, disse Neuza, os agentes poderiam ter um pouco de compreensão com as pessoas: "Não é preciso ser tão enérgico, deveriam tratar melhor a população". (RT)

SAMU – Guilherme Barbosa (PT) disse estar  preocupado com a situação que se encontram as ambulâncias do SAMU. Segundo o vereador há três anos duas ambulâncias estão paradas a espera de conserto. Conforme Barbosa , pessoas podem até morrer por falta de atendimento, apesar de existirem médicos lotados nos horários que a SAMU deveria prestar socorro. Outra denúncia, como disse o vereador, é sobre o roubo de motores das ambulância: "Foi aberta uma sindicância para averiguar o problema e um funcionário está sendo afastado. Precisamos  tomar uma atitude com rapidez para que a situação não se torne insustentável". (RT)

SINALIZAÇÃO – Adeli Sell (PT) está preocupado com o grande número de sinaleiras e placas de sinalização estragadas. Segundo Adeli, apesar das inúmeras solicitações de conserto nada é feito. Para ele o secretário Senna, da EPTC, viaja muito, e a questão do trânsito e da circulação de Porto Alegre só sabe resolver em planilhas. Outro assunto tratado foi com relação as ruas que tem sido asfaltadas da noite para o dia, mas só em algumas regiões. “Estamos fiscalizando e vamos fazer chegar a Justiça Eleitoral onde é o lugar de dar nomes aos bois”, disse. (RT)

Regina Tubino  Pereira (reg. Prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)