Lideranças
No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (24/11) os vereadores discutiram os seguintes temas:
PARADA LIVRE De acordo com Fernanda Melchionna (PSOL), os organizadores da Parada Livre, que ocorrerá no próximo domingo, no Parque da Redenção, estão sofrendo ameaças de supostos grupos neonazistas e homofóbicos. "Não é admissível que jovens sofram ameaças por manifestarem sua opção sexual. Para que a Parada Livre seja realizada sem problemas e ameaças é preciso muita segurança", afirmou. Outra atitude a ser tomada, lembrou a vereadora, é a identificação e a punição destes supostos grupos. (RT)
AGRADECIMENTO Dr. Thiago Duarte (PDT) elogiou reunião feita no bairro Lami com a EPTC. De acordo com o vereador, a coordenação da EPTC tem feito melhorias no transporte coletivo da região, mas o mais importante é o respeito que tem tido com as comunidades periféricas da cidade. Comentou também reunião que ocorreu nesta semana sobre o transporte qualificado para a região da Restinga. "As soluções e encaminhamentos foram satisfatórios. Agora esperamos êxito nas ações, argumentou. (RT)
TRANSPORTE - Paulinho Rubem Berta (PPS) falou sobre o trabalho da Comissão de Transportes do Eixo da Baltazar, na zona norte de Porto Alegre - composta por vereadores e por membros da comunidade. Segundo ele, todos estão de parabéns por terem se empenhado em fazer as alterações no trânsito da região para facilitar a vida dos moradores. "Quero agradecer a ajuda de todos os envolvidos, principalmente a EPTC, pela transformação da mobilidade do Jardim Leopoldina", afirmou ao registrar que hoje as pessoas e as crianças têm mais segurança em circular pelo local. (ES)
COPA - Bernardino Vendruscolo (PMDB) aproveitou para falar de seu projeto de lei que implanta o Acampamento Farroupilha Extraordinário durante a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. Como Porto Alegre será uma das cidades-sede, o vereador acredita que seja uma boa forma de divulgar a cultura gaúcha para os visitantes e frequentadores do evento. "É um atrativo característico que honra o povo gaúcho e que precisa cada vez mais ser expandido. Não podemos abrir mão da divulgação dos nossos costumes", considerou. Além disso, Bernardino convidou para a audiência pública que acontece amanhã no Legislativo e que discutirá as obras de arte e a preservação dos monumentos da cidade. (ES)
ESCOLAS - Sofia Cavedon (PT) comentou sobre a matéria de hoje em um jornal da Capital falando sobre as dificuldades que pais têm em matricular filhos que precisam de atenção especial nas escolas privadas. "Uma mãe que vive problemas com um filho autista encontra barreiras em instituições privadas porque ninguém quer aceitar a convivência com seu filho", explicou Sofia. Segundo ela, é um absurdo que as escolas privadas neguem a convivência de crianças com um problema como esses. "Precisamos debater publicamente quais os critérios de aceitação de uma instituição de ensino privada", frisou ao mencionar que nenhuma educação de qualidade pode ser consolidada no preconceito e na discriminação. (ES)
CONSCIÊNCIA - Nilo Santos (PTB) questionou o motivo de a Câmara não realizar sessões legislativas em escolas da capital. "Se quisermos formar uma consciência política nos nossos jovens e crianças, precisamos começar a pensar nisso", analisou. Conforme o vereador, só assim será possível romper com os obstáculos e preconceitos que a juventude tem com a política. "Eles têm que entender que o futuro e a vida deles estão sendo discutidos aqui". Além disso, Nilo elogiou alguns pardais de Porto Alegre e a atuação da EPTC em se preocupar com os radares inteligentes que levantam a ficha de motoristas imprudentes. (ES)
Regina Tubino Pereira (reg. Prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)