Plenário

Lideranças

Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (27/10), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

VALNERI I - Pedro Ruas (PSOL) dirigiu-se à viúva do ex-vereador Valneri Antunes, Juanir Antunes, referindo-se aos 25 anos da morte prematura do ex-parlamentar, aos 47 anos. Disse que teve o privilegio de atuar ao lado de Valneri e lembrou da sua atuação como uma liderança popular, cuja perda nunca foi dimensionada. Lembrou que Valneri criou um modelo de procedimento de mandato popular, utilizando uma Kombi que circulava pela periferia da cidade anunciando os projetos importantes que seriam votados pela Câmara, como o aumento da tarifa dos ônibus, que era incumbência dos vereadores. (VBM)

VALNERI II - Elói Guimarães (PTB) lembrou que houve uma eleição em que foi escolhido líder do PDT, tendo recebido o voto de Valneri Antunes, que, segundo ele, possuía muitos amigos, entre os quais a atual presidente Dilma Roussef. Lembrou também que, quando Valneri foi preso e levado ao presídio, alguns vereadores foram com ele e ficaram presos no Presídio Central até que o advogado Nereu Lima conseguisse um hábeas corpus. “Antes de ser solto, no entanto, lhe cortaram os vastos cabelos e a barba”, recordou. Disse que em outra ocasião, Valneri liderou um grupo que foi até a prefeitura e que lá foram recebidos pelo prefeito da época João Dib. (VBM)

PSORÍASE I – Elias Vidal (PPS) Cumprimentou a presidente nacional da Psorisul, Gládis Souza, pela sua obra e o seu trabalho de divulgação sobre a psoríase através de palestras e seminários. Destacou que a patologia não é contagiosa e que muitas vezes os seus portadores desconhecem o tratamento e sofrem o preconceito. Disse que a doença ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Também registrou o apreço da sua bancada à figura do ex-vereador Valneri Antunes. Disse que, embora não o tenha conhecido pessoalmente, sabe que foi um grande líder comunitário. (VBM)

PSORÍASE II - Luiz Braz (PSDB) disse que faz questão de trazer todos os anos a Associação Nacional dos Portadores da Psoríase para falar e conscientizar sobre a doença. Lembrou que a criação do Dia Municipal da Psoríase, em Porto Alegre, abriu a oportunidade de conhecer melhor a patologia, considerada a mais antiga do Brasil. Contou o caso de um taxista que, para trabalhar, cobria todo o corpo. Com a utilização de tratamento de um mês, ficou livre dos problemas na pele. Lembrou que o tratamento é caro, mas que o governo tem a obrigação de fornecê-lo gratuitamente. Também destacou que a psoríase não é uma doença contagiosa, embora seus portadores sofram preconceito. (VBM)

PSORÍASE III – Dr. Raul Torelly (PMDB) destacou a importância não apenas de ser divulgado o que é a psoríase, mas também de ser incentivada a pesquisa na área. “Como muitas doenças, esta tem tratamento que oferece melhora na qualidade de vida dos pacientes. Mas, infelizmente, ainda não tem cura”. O vereador, que elogiou a presença de Gládis Lima na Tribuna Popular durante a sessão ordinária, disse ainda que um dos grandes problemas é o estigma que os portadores de psoríase sofrem: “é preciso lembrar que não há contágio”. (HP)

DEMOCRÁTICO – Nelcir Tessaro (PSD) destacou a instalação, no Congresso Nacional, do Partido Social Democrático (PSD), ocorrida na quarta-feira (26/10). “O PSD nasce com 55 deputados federais, dois senadores, dois governadores, seis vice-governadores, 657 prefeitos e mais de mil vereadores”. Tessaro lembrou que o primeiro projeto de lei do novo partido será pela transparência na informação a respeito do valor que se paga de impostos em bens de consumo. Também disse que o PSD pedirá a instalação de uma nova Assembleia Constituinte com a finalidade de promover uma “ampla e profunda reforma política no país”. (HP)

HOSPITAL – Aldacir Oliboni (PT) afirmou que a venda do antigo Hospital da Ulbra (Independência) para o Hospital Divina Providência "foi um engodo". Segundo ele, a informação era de que o hospital seria reaberto em três meses. "Já se passaram seis meses e não existe previsão de inauguração." Na visita realizada hoje por ele e a presidente da Câmara, Sofia cavedon (PT), à instituição, os vereadores verificaram que o hospital está sucateado. Oliboni apela às autoridades para que realizem as obras imediatamente, pois trata-se de um hospital com especialidades em ortopedia e traumatologia. (RT)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)