Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (9/8) os veradores trataram dos seguintes temas:

RELATÓRIO -  Beto Moesch (PP) informou que durante quatro meses a Comissão Espacial  que trata da implementação da Carroças em Porto Alegre trabalhou e realizou um relatório das atividades que resultou em algumas sugestões como veterinários durante 24 horas, reunião trimestral com Executivo e programa permanente de capacitação aos catadores. "Durante este período foram realizadas reuniões com a sociedade, segmentos e secretaria afins onde apresentaram e ouviram soluções para o tema". (RT)

CULTURA - Dj Cassiá (PTB) disse que a maior política de combate ao crack e outras drogas que surgem, é incentivando ações voltadas para a cultura e para o lazer da população. "Sabemos a realidade das comunidades e as necessidades que muitos moradores têm para acessar ações de cultura. É preciso desenvolver mais atividades nesse sentido", frisou ao registrar que a cultura salva adolescentes e jovens das drogas. "Eu fui salvo pela cultura e sei que muitos jovens podem se livrar das drogas através de ferramentas de lazer". (ES)

SAÚDE I - Dr. Thiago Duarte (PDT) anunciou que nesta terça-feira (10/08), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa irá receber o novo projeto do PSF na cidade através da Secretaria de Saúde. "Será uma discussão importante para saber que rumos novos o programa de saúde da Família irá tomar na capital", registrou. Segundo ele, as ações de combate às drogas devem estar incluídas no Programa. "É o momento de rever os problemas da saúde pública", frisou ao convidar técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, dentistas e agentes comunitários para participarem da reunião que começa às 10 horas. (ES)

SAÚDE II– Maria Celeste (PT) salientou que apesar do novo secretário da Saúde ter disposição para o diálogo, ainda não foi resolvida a falta de médicos e profissionais nos postos de saúde e no Programa Saúde da Família (PSF). Salientou que algo urgente precisa ser feito para resolver a situação. Afirmou que a Prefeitura gasta, para cada real aplicado na saúde, 76 centavos em publicidade. Destacou que as pessoas da periferia da Capital é que têm passado por maiores dificuldades. (VBM)

SAÚDE III - Aldacir Oliboni (PT) informou que a Cosmam reúne-se nesta terçça-feira para ouvir a posição definitiva do Executivo sobre o projeto a ser implantado no Programa Saúde da Família (PSF). Disse que o PSF enfrenta problemas há muitos anos, o que tem causado sérios problemas à população mais necessitada. Destacou que é função da Câmara acompanhar e buscar solução para a saúde n capital. Para a reunião desta terça-feira também foram convidados os sindicatos de diversos segmentos da saúde e o Ministério Público. (VBM)  

SAÚDE IV - João Antônio Dib (PP) afirmou ser muito fácil dizer que 76 de centavos para cada real aplicado pela prefeitura na Saúde são em publicidade. Lembrou que na administração petista foi pedida até suplementação de verba para a publicidade. Destacou que, se não está sendo feito mais na área da saúde em Porto Alegre é porque os recursos que deveriam vir da União estão diminuindo. Enfatizou que a emenda 29, de 2000, aguarda regulamentação, mas que isto ainda não foi feito porque a Câmara Federal se submete aos desejos do governo, prejudicando o repasse aos municípios. (VBM)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)