Lideranças
No período de Lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (24/4) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
DENÚNCIAS - Margarete Moraes (PT) apresentou duas denúncias contra a prefeitura. A primeira se refere à troca do software Linux pelo Windows nas escolas municipais. Disse que a troca acarretará gastos para o Executivo, pois as licenças do Windows são pagas, enquanto o Linux é um software livre. A segunda denúncia é sobre o Prêmio Açorianos. Margarete disse que recebeu carta de artistas revelando que o próprio coordenador de dança da Secretaria Municipal de Cultura está concorrendo ao Açorianos dessa categoria. "Este mesmo funcionário foi o responsável pela seleção da comissão julgadora do concurso." (MAM)
FÓRUM - Neuza Canabarro (PDT) fez um breve balanço das atividades do Fórum das Entidades, que ela preside desde 2007. Conforme a vereadora, foram realizadas 23 reuniões, nas quais compareceram 70 entidades. Afirmou que a participação das organizações enriqueceu o debate sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), que está sendo revisado. Citou duas emendas ao projeto aprovadas pelo Fórum: o retorno da classificação de zona rural na cidade e a ampliação da reserva de topo de morro de 33% para 50% da área. (MAM)
JUVENTUDE - Maurício Dziedricki (PTB) saudou os representantes gaúchos que vão participar no próximo final de semana da 1ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. Explicou que o RS enviará 56 delegados, dois deles de Porto Alegre. "Vão discutir questões prioritárias para a sociedade, como o avanço do sistema de cotas e políticas de combate à drogadição." O vereador tratou também do problema do trânsito na cidade. Segundo ele, é preciso valorizar as linhas rápidas de transporte coletivo como forma de reduzir o número de automóveis nas ruas. (MAM)
PDDUA - Maristela Maffei (PCdoB) resumiu balanço da sub-relatoria do PDDUA que trata de projetos especiais para o Centro da cidade apresentado nesta quinta-feira (24/4) na reunião da comissão que analisa o projeto de revisão do Plano Diretor. Explicou que a sub-relatoria IV, coordenada por ela, trata do conjunto dos projetos especiais e não apenas de temas específicos. Segundo Maffei, as emendas apenas serão protocoladas após a apresentação de todas as sub-relatorias e das propostas do Fórum de Entidades. (MAM)
AMAZÔNIA - José Ismael Heinen (DEM) solidarizou-se com o general Heleno Pereira, comandante militar da Amazônia, que criticou a política indigenista brasileira. Heinen disse concordar que terras indígenas em faixa de fronteira na Amazônia representem uma ameaça à soberania nacional. Precisamos cuidar mais da nossa floresta, coibindo a pirataria, a influência internacional sobre os índios e as vendas de terras. Ao ler manifesto de solidariedade dos Democratas, Heinen pontuou que "o Brasil não construiu a democracia para favorecer ilegalidades. Em vez de se preocupar com a luta de classes, o país precisa viver sim a luta contra o crime. (ES)
SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) destacou que os Programas de Saúde da Família (PSFs) constituem-se na melhor ferramenta de saúde utilizada pelas comunidades mais pobres de Porto Alegre. "Entretanto, os incentivos precisam ser mais fortes no setor". Segundo relatou, existem apenas 140 unidades do Programa na Capital quando deveriam existir 250 para um atendimento ideal à população. Conforme explicou, as equipes dos PSFs são compostas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e seis agentes comunitários que atendem, em média, 250 famílias. O trabalho é difícil e estes profissionais precisam ser mais valorizados. (ES)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)