Plenário

Lideranças

Os seguintes temas foram abordados pelos vereadores de Porto Alegre nos tempos de Liderança da sessão desta segunda-feira (11/8):

HABITAÇÃO - José Ismael Heinen (DEM) lamentou que a promessa de casas para os moradores do entorno do Arroio Cavalhada não tenha sido cumprida pela prefeitura. Contou o caso de uma família, da qual fazem parte crianças pequenas, cujo casebre despencou para dentro do Arroio. Segundo o vereador, os compromissos acertados não estão sendo cumpridos pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab). "As datas são marcadas, remarcadas e empurradas", afirmou. "Lamento que, nesta cidade, ocorram casos como esses." (CB)

SEDE – Margarete Moraes (PT) informou que a Sociedade de Ação Social, Recreativa, Beneficente e Cultural e Bloco Afro Odomodê só será removida de sua atual sede quando a nova estiver pronta. Conforme  Margarete esta afirmação foi obtida em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) pelo diretor do Demhab. “Espero que este compromisso seja verdade”. Outro assunto abordado foi Auditório Araújo Viana. "É um monumento abandonado que poderia contar a história da música de Porto Alegre. É preciso recuperá-lo logo, antes que se torne irrecuperável", afirmou. (RT)

AUDITÓRIO – Maristela Maffei (PCdoB) disse ter a mesma opinião de Margarete Moraes. "O Auditório Araújo Viana está em péssimas condições. Hoje é um depósito de lixo, dejetos de animais e mendigos que o utilizam para se abrigar. Estamos perdendo um auditório que já fez muita história na Cidade". Com relação a evento realizado na Câmara sobre as substituições das sacolas plásticas, Maristela disse ter sido importantíssimo pois mostrou que as pessoas estão conscientes de que o plástico prejudica o meio ambiente. Maffei lembrou também que existe um estudo de viabilidade para a instalação da primeira usina do verde na Lomba do Pinheiro. (RT)

COOPERATIVAS - Pela liderança da situação, Professor Garcia (PMDB) afirmou, em resposta a Adeli Sell (PT) que não havia ocorrido mudanças no processo licitatório das cooperativas durante a atual gestão da prefeitura em relação ao governo anterior. Conclamou Adeli Sell a trazer dados concretos sobre denúncias apresentadas. Respondendo a Neuza Canabarro (PDT), salientou que o Projeto Socioambiental (Pisa) envolve recursos de R$ 430 milhões e permitirá passar dos atuais 27% de cobertura de tratamento de água em Porto Alegre para 77%. "É o maior projeto da cidade nos últimos cem anos." (CS)

RURAL - João Antônio Dib (PP) elogiou iniciativa do Executivo em elaborar projeto que prevê a Operação Urbana Consorciada na Lomba do Pinheiro. O vereador lembrou que, desde 1999, luta pelo retorno da demarcação de uma zona rural no Plano Diretor de Porto Alegre. Lembrou ainda que apresentou emenda neste sentido, aprovada pelo Fórum de Entidades mas rejeitada pelo relator da comissão encarregada de revisar o PDDUA. "É muito bom saber que o prefeito encaminhou projeto que restabelece pelo menos em parte a zona rural de Porto Alegre. (CS)

FAMÍLIAS - Guilherme Barbosa (PT) disse que, a exemplo do que relatou Ismael Heinen (Dem) sobre realocação de família do Cristal, também recebeu pedido de morador para que Cedecondh intermedeie tratativas sobre processo de realocação de outra família devido às obras do BarraShopingSul. Segundo a denúncia, a empresa Multiplan teria começado a derrubar a residência da família, antes mesmo dela ter sido transferida para outro local. Também disse considerar o atraso nas obras e a deterioração do Auditório Araújo Vianna um sintoma da "falta de aptidão do prefeito José Fogaça para resolver problemas". (CS)

ADIADO - Neuza Canabarro (PDT) considerou positiva a decisão tomada pelas lideranças na reunião sobre o Plano Diretor, na manhã desta segunda-feira (11/8), de votar a revisão do PDDUA somente após as eleições. Salientou que o Fórum de Entidades, por ela coordenado, realizou "trabalho metodológico e minucioso" sobre o projeto do Executivo e a possibilidade de compatibilizá-lo com o Estatuto da Cidade. Lamentou, porém, que o relator Luiz Braz (PSDB) tenha aproveitado apenas 12 das 86 emendas propostas pelo Fórum. "É um percentual muito pequeno para o trabalho realizado por 79 entidades e 38 técnicos." (CS)

PLANO - Luiz Braz (PSDB) observou que "não se pode reduzir a discussão sobre a revisão do Plano Diretor apenas à aprovação ou não de emendas". Ele afirmou que aceita discutir emenda por emenda com os integrantes do Fórum de Entidades e manifestou-se favoravelmente a redefinição de uma zona rural para a Cidade. "Antes, essa zona correspondia a cerca de 30% da área total de Porto Alegre." Disse ainda que seria importante que a população tomasse conhecimento sobre as diferenças entre área rural, área de transição urbana e área urbana e que acredita ser importante rever alguns pontos do Plano Diretor ainda neste ano. (CS)

FAMÍLIAS - Professor Garcia (PMDB) esclareceu denúncias levantadas pelo vereador Guilherme Barbosa (PT) de que a empresa Multiplan – responsável pela edificação do BarraShoppingSul no bairro Cristal -, teria derrubado a habitação de uma família na Avenida Diário de Notícias. Segundo Garcia, que conversou com os técnicos do Departamento Municipal de Habitação, os moradores em questão “invadiram uma casa depois de ela ter sido evacuada para destruição”. Conforme explicou, todas as 1,6 mil famílias serão reassentadas pela prefeitura e indenizadas pela mudança. (ES)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)                                                                          Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607) 
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)