Plenário

Lideranças

Reginaldo Pujol Foto: Eduarda Amorim
Reginaldo Pujol Foto: Eduarda Amorim

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (21/10) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

RUA - Elias Vidal (PPS) defendeu políticas mais duras da Prefeitura para atacar o problema dos moradores de rua na cidade. Segundo ele, é preciso abordar os moradores e descobrir de onde vêm. "Se não forem de Porto Alegre, devem ser mandados para a cidade de origem." Para Elias, ao contrário do que muitos pensam, os moradores de rua incomodam muito, sujando praças e calçadas e colocando em risco a saúde da população. (MAM)

ÁRVORE - João Dib (PP) defendeu o corte de uma árvore em frente à Câmara Municipal, a pedido dele, para dar maior visibilidade ao monumento ao ex-prefeito José Loureiro da Silva. Disse que popôs o plantio de 15 árvores para compensar a poda feita junto ao monumento. "É importante termos a lembrança de pessoas como Loureiro, que deu à cidade o Parque Saint Hilaire e o Jardim Botânico. Preservar nossa história é mais importante do que uma árvore. A retirada daquela árvore deu visibilidade ao monumento a Loureiro." (MAM)

LULA - "Lula é um patrimônio da humanidade", disse o vereador Aldacir Oliboni (PT) ao elogiar os dois governos do presidente que hoje visita o Estado. Lembrou que Lula foi o presidente que mais veio ao RS e que é o responsável pela reativação do polo naval de Rio Grande, criando milhares de empregos na região. "Lula vai deixar saudade pelas coisas boas que fez. Graças a ele, milhões de brasileiros saíram da pobreza e milhares de jovens estão acessando a universidade." (MAM)

FRANÇA - Fernanda Melchionna (PSOL) disse que mais uma vez os trabalhadores franceses dão exemplo ao resto mundo na luta pelos direitos sociais. Segundo ela, é crescente a adesão aos protestos nas ruas da França contra a reforma da Previdência. "No Brasil, durante a campanha, infelizmente pouco se discute temas como fim do fator previdenciário e a possibilidade de aumento no tempo de contribuição para aposentadoria. Fico me perguntando sempre: o que mais vão fazer para que os trabalhadores não possam se aposentar?" (MAM)

LULA II - Idenir Cecchin (PMDB) contestou Aldacir Oliboni (PT), afirmando que “realmente o presidente Lula gastou muitas horas no Aerolula para vir ao RS”. Contudo, afirmou que Lula vem como cabo eleitoral, usando desculpas para vir ao estado para fazer campanha. “O vereador Oliboni tem que descontar muitas das viagens que o Lula fez ao RS”, disse. Na opinião de Cecchin, Lula é um presidente popular, que "conseguiu passar incólume" por todos os escândalos surgidos durante seu governo. (CK)

LULA III - Reginaldo Pujol (DEM) considerou exagerada a fala de Aldacir Oliboni (PT) quando este afirmou que Lula é um patrimônio da humanidade. “Aqui no RS, a grande coligação feita em nível nacional não aconteceu”, disse Pujol, lembrando que não houve apoio do PP à candidatura do PT. Sobre as vindas de Lula ao estado, Pujol disse: “Eu tenho um sonho. Gostaria muito que o presidente venha aqui entregar a BR 101”. Quanto ao envolvimento de Lula na campanha presidencial, Pujol alertou que, dessa forma, o presidente se expõe a críticas. (CK)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)