Lideranças
No período de comunicações de lideranças, durante a sessão desta segunda-feira (22/6), os vereadores trataram dos seguintes temas:
BRIZOLA - Luciano Marcantonio (PDT) prestou homenagem a Leonel Brizola, pela passagem dos cinco anos de seu falecimento. Destacou o grande legado deixado pelo líder trabalhista aos trabalhadores do país, baseado na defesa da educação. "Foi um dos poucos políticos que buscou a educação de qualidade para todos os cidadãos de baixa renda", lembrou Marcantonio. Também destacou a grande luta que Brizola travou, em 1961, pela legalidade, evitando que militares dessem golpe naquele momento, e a defesa da ética. "Brizola combateu as elites econômicas, que sempre procuraram enlamear sua imagem." (CS)
BM - Fernanda Melchionna (PSOL) lamentou a tragédia, ocorrida na madrugada de domingo, em baile que funcionava sem alvará na Protásio Alves. "A fiscalização da Smic e da Smov é lenta e insuficiente." Destacou o movimento nacional contra a violência e a intolerância contra a livre orientação sexual e lamentou o assassinato em São Paulo, por skin heads, de jovem que participava da parada livre. Também denunciou que a Brigada Militar agiu de modo intimidatório e preconceituoso contra namorados homossexuais, no domingo à noite, em frente ao Guion, na Cidade Baixa, e afirmou que pedirá explicações à BM sobre o episódio. (CS)
GATOS - Paulinho Rubem Berta (PPS) denunciou a irresponsabilidade de proprietário do prédio onde ocorreu a tragédia durante o baile, no domingo à noite, colocando público muito acima da capacidade do prédio. "O alvará não foi concedido pela prefeitura." Paulinho também salientou que falta "vontade política" do Poder Público para regularizar os "gatos" existentes onde deveria haver instalações elétricas nas vilas irregulares da Capital. "Será que não está na hora de se deixar de arriscar a vida das pessoas por questões burocráticas?", questionou. (CS)
HPS - Carlos Todeschini (PT) registrou, dirigindo-se à bancada do governo, que se deve cobrar do Executivo a redução das tarifas de transporte público, visto que houve queda do preço do óleo diesel. Vou cobrar isso todos os dias aqui, não é uma questão política, é cálculo, disse. Elogiou o posicionamento do Município quando da assinatura do contrato com o Hospital Beneficência Portuguesa, discordando, porém, da atitude do governo municipal com relação à situação do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Segundo o vereador, não há estrutura na Emergência capaz de atender às necessidades de funcionários e usuários. (CK)
CARREFOUR - Alceu Brasinha (PTB) reafirmou a defesa dos pequenos comerciantes de Porto Alegre contra o que chamou de "mal que o supermercado Carrefour faz à cidade". Segundo o vereador, o legislador tem obrigação de defender os trabalhadores da cidade e seus negócios. "É nosso dever estar ao lado do cidadão que tem um posto de gasolina e sofre com a burocracia, assim como é nosso papel compreender a situação dos pequenos empresários que sofrem com o avanço das multinacionais", disse. Para Brasinha, o Carrefour conseguiu liquidar com os mercados pequenos que faliram devido à injusta competição. (ES)
METRÔ - Reginaldo Pujol (DEM) disse que não se pode criar falsas expecativas em torno da realização de obras por causa da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o metrô, por exemplo, só vai ser construído em Porto Alegre se houver empenho do governo federal. "Não é a Copa que vai nos dar soluções para problemas antigos da cidade." Pujol lembrou que hoje, por falta de recursos financeiros, até mesmo a simples conservação de parques e praças acaba por exigir parceria com a iniciativa privada. (MAM)
FAMÍLIA - Dr. Raul (PMDB) agradeceu a maneira como foi conduzida a inauguração do Centro Municipal do Planjemanento Familiar em Porto Alegre - fruto de seu projeto de lei apresentado e votado pela Casa no ano passado. Segundo ele, como médico de saúde comunitária, a criação do Centro representou avanço importante para a saúde da população. "Nosso compromisso agora é ver a lei aplicada na realidade". Para Raul, uma sociedade torna-se melhor quando um planejamento familiar orienta e ensina as famílias a preparar a quantidade de filhos que deseja e sua posterior educação e assistência. (ES)
TURISMO - João Carlos Nedel (PP) comentou sobre o trabalho do Sindicato dos Hoteís que, segundo o vereador, tem sido fundamental para o desenvolvimento do turismo na capital. "Tive acesso ao planejamento deles para alavancar Porto Alegre no cenário turístico e eles estão de parabéns", elogiou ao anunciar que encaminhará o estudo aos membros da Frente Parlamentar do Turismo, da qual é presidente. Nedel citou ainda as tratativas com a prefeitura de Guaíba para tornar a Ilha das Pedras Brancas em novo ponto turístico. "O local é de uma beleza paisagísitica incrível e de um potencial turísitico muito forte. Precisamos potencializar estas iniciativas", registrou. (ES)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)