Plenário

Lideranças

No período de Lideranças na sessão plenária desta segunda-feira (25/6) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

DUPLICAÇÃO I - Nilo Santos (PTB) elogiou o secretário municipal de Obras e Viação, Maurício Dziedricki, pela iniciativa de encomendar projeto para duplicação da Avenida Vicente Monteggia, na zona Sul. Segundo ele, durante muito tempo foi prometido para a comunidade que a duplicação estava prestes a sair. "Mas engaram as pessoas, pois nunca houve sequer projeto para a obra." Para Nilo, a oposição, que critica a Smov pelos buracos nas ruas, deveria agora parabenizar o secretário pela iniciativa. "As coisas boas também precisam ser registradas, como o prêmio que Porto Alegre ganhou como cidade livre de analfabetismo." (MAM)

DUPLICAÇÃO II - Adeli Sell (PT) observou que em 2006 a bancada do PT apresentou emenda propondo a duplicação da Vicente Monteggia a qual, infelizmente, foi rejeitada na Casa. Disse que os vereadores da oposição estão atentos ao que acontece na cidade, tanto que estão preocupados com a situação dos postos de saúde, com a escuridão na Sertório, com as obras na Baltazar e com a cobrança ilegal, segundo ele, para confecção de documentos no Tudo Fácil. Adeli também se solidarizou com a empregada doméstica Sirlei Pinto, agredida por cinco pitboys em uma parada de ônibus no Rio de Janeiro. (MAM)

SEGURANÇA - Luiz Braz (PSDB) destacou abertura de seminário promovido pelo PSDB, na manhã desta segunda-feira (25/6), na Assembléia Legislativa. O encontro abordou violência e segurança pública: “São tema que assustam a todos”, ressaltou. O vereador defendeu a política adotada pela governadora Yeda Crusius para combater a violência no Estado - "Vem produzindo resultados positivos" -, e citou como exemplo a Lei Seca e a abordagem a veículos. Braz também salientou políticas voltadas ao incentivo às famílias. “São programas que oferecem aos jovens educação, postos de trabalho e oportunidades para que possam direcionar seus interesses na área do esporte”. (RA)

PLANEJAMENTO - Dr. Raul (PMDB) enfatizou mais uma vez iniciativas consideradas importantes, em projetos que fazem parte de seu mandato na Casa. Considerou o que prevê a instituição em Porto Alegre do protocolo de intenções para o planejamento familiar, o que cria o Conselho Municipal de Planejamento Familiar e o Centro Integrado de Planejamento Familiar. “Para que as famílias tenham os filhos que realmente queiram”, disse. O Dr. Raul enfatizou também dois seminários realizados pela Cosmam, voltados ao planejamento familiar. “Quero todo meu mandato fortemente voltado à esta questão”, salientou. (RA)

PPDUA - João Antônio Dib (PP) defendeu que PPDUA seja analisado por técnicos responsáveis antes de entrar em votação na Câmara. “Que façam um bom trabalho e eliminem a quantidade de emendas necessárias”, pediu. Disse que cabe aos vereadores a responsabilidade de analisar a matéria da maneira que for encaminhada pelo Executivo. “A maioria dos vereadores, assim como eu, não conhece o Plano suficientemente”. O parlamentar aproveitou para elogiar seminário do PSDB mas, em sua opinião, as famílias em geral estão desestruturadas por falta de educação, saúde e trabalho. (RA)

SEMINÁRIO - Maristela Maffei (PCdoB) também comentou o Seminário do PSDB. “De fato temos uma grande preocupação com a desestruturação das famílias”, enfatizou. Disse que o tabagismo, assim como o alcoolismo, são doenças estimuladas pela sociedade. “Precisamos definitivamente enfrentar estes problemas de forma clara”, considerou defendendo que a industria fumageira seja substituída por outras práticas agrícolas. “Não podemos somente ficar criticando os fabricantes”. A vereadora também elogiou iniciativas de Dr. Raul. “Ele propõe fatos positivos que devemos levar em consideração”. (RA)

CIDADE – Ervino Besson (PDT) disse ficar "triste quando vejo colegas que criticam o prefeito José Fogaça de uma maneira desrespeitosa e mentirosa”. Em sua opinião, o prefeito faz um trabalho bom para a Cidade, apesar das dificuldades. Besson contestou críticas afirmando que “parece ser o prefeito o culpado por tudo”. E exemplificou lembrando que a duplicação da Vicente Monteggia deveria sair até 2002, o que não aconteceu. "Mas agora será feito”, disse. Lembrou que o Distrito Industrial da Restinga também foi prometido e não saiu do papel na administração anterior. (JP)

DEFESA – Clênia Maranhão (PPS) elogiou o curso de formação para candidatos a conselheiros tutelares, no qual mais de 600 pessoas se capacitaram para a próxima eleição. "Isso deve ser ampliado e divulgado”. A vereadora também falou sobre a 7ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, ocorrida nesse final de semana na Capital. Destacou que foi elogiado, nessa Conferência, o aumento de oito para dez microrregiões do Conselho Tutelar em Porto Alegre e a criação de 21 novas creches, além do incremento do trabalho sócio-educativo. (JP)

RELATO – Carlos Comasseto (PT) relatou sua participação na reunião da Coordenação Nacional da Frente dos Vereadores pela Reforma Urbana, que aconteceu na sexta-feira (22/6), em Belo Horizonte. Conforme disse, foi feita uma avaliação do desempenho do envolvimento das Câmaras nos Planos Diretores. "Pela legislação em vigor, os municípios acima de 20 mil habitantes têm que elaborar ou revisar o Plano Diretor. O resultado é que dos 1.682 municípios brasileiros nessa situação, 1.130 (67%) já o fizeram, e 196, entre os quais Porto Alegre, apenas iniciaram ou ainda não revisaram". Comasseto também trouxe um relato da 2ª Conferência Nacional das Cidades e as soluções apresentadas. Esse relato foi entregue à Mesa Diretora da Casa. (JP)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
José Possas (reg. prof. 5530)