Plenário

Lideranças

Pedro Car Foto: Elson Sempé Pedroso
Pedro Car Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Lideranças, na sessão desta quarta-feira (21/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:

SAÚDE -  Valter Negelstein (PMDB) falou sobre a superlotação dos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição. “Jussara Cony (diretora da instituição) diz que a culpa é da prefeitura, mas a responsabilidade é dos hospitais do interior que mandam os pacientes para Porto Alegre, onerando o nosso Executivo”. Ressaltou que, com a implantação do SUS, o Estado foi divido em sete microrregiões, que deveriam atender os pacientes regionalmente. “Isso não acontece e, infelizmente se continuar assim, nunca a prefeitura vai poder dar o atendimento que a população de Porto Alegre merece”. (RA)

PRECONCEITO - Paulinho Rubem Berta (PPS) leu carta de eleitor que contava caso em particular que, segundo o vereador, ilustra a situação de jovens que estão à procura de trabalho e emprego e não conseguem porque há preconceito quanto ao bairro em que esses jovens residem. Paulinho fez apelo à polícia e à justiça para que solucione o problema e retirem do bairro Rubem Berta os marginais que ali vivem e sujam o nome do bairro. (CK)

SAÚDE II - Aldacir Oliboni (PT) disse que “é da natureza” de municípios que não têm condições de dar atendimento médico adequado aos doentes que os tragam com ambulâncias a Porto Alegre para terem acesso a grandes hospitais. Segundo o vereador, o Estado também não investe o que deveria em saúde na Capital, “mas assim mesmo percebemos que os recursos que vêm do governo federal são significativos”, o que justificaria, defendeu, um melhor atendimento nos hospitais de Porto Alegre. (CK)

MORADIA - Nelcir Tessaro (PTB) contou que esteve visitando os moradores da Vila Dique e considerou gratificante que o governo Fogaça tenha cumprido o que prometeu, quando proporcionou moradias aos que viviam, segundo o vereador, “com medo das enchentes e de perder o pouco que tinham”. Tessaro falou ainda de famílias que, de tanto esperar por uma casa, acabam perdendo seus familiares. “A propriedade é um direito constitucional”, mas infelizmente alguns governantes não pensam assim, disse. (CK)

ESPECIAIS – Luciano Marcantonio (PDT) disse que vai fazer uma visita à Carris para esclarecer se os carros novos comprados recentemente pela empresa têm ou não, em suas notas fiscais, a garantia de acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Também disse que vai fazer todos os esforços para que o Plano Diretor de Acessibilidade passe tranquilamente pela aprovação da Casa para “garantir que os 14% de pessoas com deficiência” que residem na nossa capital possam ter seus direitos garantidos. (CK)

RESPEITO - Engenheiro Comassetto (PT) frisou que a "boa política" deve ser preservada dentro do Legislativo Municipal, ao lembrar que muitas vezes a bancada do PT foi ofendida e desrespeitada pela liderança do governo. "Nos muitos debates que transcorreram nesta casa, o partido saiu agredido", afirmou. De acordo com Comassetto, as divergências políticas não podem invadir o campo pessoal colocando em xeque a solidez da instituição. "As expressões e posições defendidas aqui devem ser de bancada, de partido. Ofensas pessoais não devem compor o nosso ambiente", considerou. (ES)

HABITAÇÃO - Dr. Raul (PMDB) lembrou que nesta quarta-feira (21/10) as primeiras famílias da Vila Dique começaram a ser removidas e transferidas para o loteamento construído pela prefeitura. “A cidade está avançando com políticas habitacionais de qualidade e que valorizam o cidadão", elogiou. No entanto, Raul ressalvou que é preciso cuidado e consciência social com os moradores para realizar a acomodação das famílias no novo ambiente. "Tanto os moradores do entorno que já estão lá, quanto os novos residentes, deverão se adaptar à nova realidade de convívio". (ES)
 
VEREANÇA - Pedro Car (PTB) ao tomar posse nesta quarta-feira (21/10), como suplente do partido por licença do vereador Alceu Brasinha (PTB), agradeceu a oportunidade de estrear na Câmara Municipal de Porto Alegre. "Obrigado aos vereadores pela recepção calorosa e ao meu partido pelo apoio e confiança", registrou. Conforme relatou, o objetivo de seu trabalho é fomentar ações voltadas à Saúde, à Segurança e à Educação para promover o desenolvimento de Porto Alegre. "Vou honrar com dignidade todos os princípios e compromissos que tenho com as comunidades da cidade". (ES)

FALÁCIA - Beto Moesch (PP) criticou aqueles que afirmam que o avanço no desenvolvimento do Rio Grande do Sul esbarra na legislação ambiental. "É preciso desconstituir essa teoria utilizada como desculpa para a estagnação econômica". Segundo informou Moesch, especialistas e grandes empresários defendem justamente o contrário: "Eles reclamam que a legislação ambiental brasileira é amena demais", argumentou. Para o vereador, a sociedade em geral precisa entender que o meio ambiente está diretamente atrelado ao desenvolvimento econômico. "Empresas muitas vezes deixam de investir quando as cidades não investem em proteção e conservação ecológica". (ES)

YEDA - Comentando votação do pedido de impeachment contra a governadora Yeda Crusius, ocorrida ontem na Assembleia Legislativa, Pedro Ruas (PDT) disse ter ficado perplexo ao saber que dois deputados do PDT - Khalil Sehbe e Giovani Cherini - haviam votado contrariamente ao impeachment, e que o deputado Adroaldo Loureiro havia se ausentado do plenário durante a votação. Ruas disse que é preciso saber qual justificativa dos deputados pedetistas para terem assumido essa posição. "Manifesto minha inconformidade, levando em conta a própria história do PDT", disse Ruas, lembrando figura "honrada e nobre" de Leonel Brizola. (CS)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)