Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (23/8), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

PSF - Mario Fraga (PDT) lamentou que a Associação Jardim Vila Nova tenha sido assaltada duas vezes no mês de agosto, já tendo sofrido cinco assaltos neste ano. O vereador fez questão de elogiar a gestão do secretário Mauricio Dziedrick que, segundo ele, asfaltou toda a Avenida Loureiro da Silva. Afirmando que há quem aposte no "quanto pior, melhor", Mario Fraga . lamentou que o Simers esteja conclamando os funcionários dos PSFs demitidos pela Faurgs a não assinarem o contrato com a nova empresa Sollus. "A prefeitura teve um gesto de boa-vontade ao recontratar os 731 funcionários da Faurgs, mas agentes da saúde estão se negando a trabalhar no próximo sábado, durante a campanha da vacinação." (CS)

 

OBRAS – Clênia Maranhão (PPS) falou das obras realizadas pelo governo José Fogaça em Porto Alegre. Citou projeto do Dmae que criou o programa “Água para Todos”, que beneficiou uma parcela humilde da população porto-alegrense. Disse ainda que quando Fogaça assumiu o governo municipal existiam várias crianças nas ruas. “Nosso governo construiu creches, permitindo tirar um grande número de menores das ruas da Cidade”.  A vereadora considerou ainda que realizar “grandes obras” não é deixar projetos inacabados, o que teria acontecido quando o PT deixou a prefeitura, após 16 anos de governo. “O Executivo tem enviado inúmeros projetos a esta Casa prevendo a construção de habitação popular, dando vida digna às pessoas que moravam em condições subumanas”. (RA)

IMPOSTOS - José Ismael Heinen (Dem) disse que está preocupado com a implantação do novo sistema de cobrança de impostos pelo governo federal. “O Super Simples é um verdadeiro absurdo, pois 300 mil micros e pequenos empresários terão os impostos brutalmente aumentados no nosso Estado”, disse Heinen. O vereador considera que, com esta medida, irá aumentar a informalidade no país. “Bares e restaurante estão sendo diretamente afetados”, lamentou. Na sua opinião, o governo federal quer acabar com a iniciativa privada. “Vindo deste governo que aí está, não poderíamos esperar outra coisa”, lamentou Heinen. (RA)

CAUTELA - Adeli Sell, líder do PT na Casa, disse que tem sido cauteloso em suas críticas ao atual governo municipal. “Até porque lidero uma bancada de nove vereadores atentos e conscientes dos problemas e dos limites da máquina administrativa”. Porém, Adeli disse que quando se tem uma empresa como a EPTC, cujo secretário Luiz Afonso Senna trata o Legislativo com desdém, é necessário fazer cobranças. “Quero saber sobre os pregões eletrônicos e concorrências feitas na EPTC para compra de material utilizado na pintura de faixas de segurança na Cidade.” Adeli disse que, dentro das exigências da EPTC para fornecimento do material, somente uma empresa de São Paulo está capacitada. “O secretário acha que esta Casa é formada por um bando de idiotas, mas eu não vou deixar assim e quero esclarecimentos.” (RA)

LEIS - Alceu Brasinha (PTB) considerou que existe um excesso de leis em Porto Alegre. Na sua opinião, é difícil viver numa cidade com tanta fiscalização. O vereador criticou também o número de projetos apresentados na Câmara. “Um vereador quer aumentar o horário de funcionamento dos bares, outro quer limitar, outro quer proibir o consumo de bebidas de álcool e ainda outro quer cadastrar os freqüentadores de motéis.” Disse que não acredita que o consumo de álcool aumente a violência. “Quem tem má índole e é mal intencionado não precisa beber.” O vereador aproveitou a ocasião e comentou a parceria feita entre a RBS e a prefeitura de Porto Alegre, que vai revitalizar a Usina do Gasômetro. “A partir do final deste mês, a RBS vai fazer uma grande exposição no local para comemorar seus 50 anos, mostrando o que há de mais moderno em tecnologia”. (RA)

LEIS II - João Dib (PP) disse que o vereador Alceu Brasinha (PTB) tem razão em alguns pontos, quando fala sobre o excesso de leis existentes na Cidade. Dib observou que realmente há leis inócuas e falta de fiscalização para o cumprimento das mesmas. "Há tantas leis, que nem acompanhando pela Internet é possível se conhecer todas”, afirmou. Manifestou tristeza por ter sido negado o seu pedido de urgência para exame de um projeto do Executivo que trata de isonomia salarial para servidores do Dmae. (VBM)

PSFs - Dr. Raul (PMDB) informou que esteve reunido com agentes comunitários e agentes de saúde para tratar dos PSFs. Observou que 300 mil pessoas da Capital dependem do programa. Garantiu que o Executivo está vigilante na busca por uma solução para a questão desconfortável que envolve tanto os funcionários, a comunidade e a própria prefeitura. Também comentou o projeto de sua autoria que cria o Protocolo de Intenções para a Promoção do Planejamento Familiar em Porto Alegre, que vai proporcionar palestras, métodos contraceptivos e esclarecimentos e "resultará em filhos tratados com mais dignidade, além de mais segurança e educação". (VBM)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)