Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (19/3) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

LOUREIRO - João Dib (PP) cobrou mais respeito e cuidado com a figura do ex-prefeito José Loureiro da Silva, que, se estivesse vivo, estaria completando 106 neste mês de março. Para o vereador, Loureiro foi o melhor prefeito que a Capital já teve. Lembrou que desde 2005 pede à prefeitura que a estátua dele seja transferida para a frente da Câmara Municipal. "É lastimável que a cidade não cuide um pouco da história de seu melhor prefeito de todos os tempos." (MAM)

SEGURANÇA - Maristela Maffei (PCdoB) disse que a comunidade da Lomba do Pinheiro ficou decepcionada com a falta de perspectivas de melhora na segurança pública para a região. Conforme ela, as 800 pessoas que participram de reunião com o secretário estadual de Segurança, José Francisco Malmann, ouviram dele que o Estado não tem condições de ampliar o policiamento na área. "A única promessa feita pelo secretário foi de conseguir mais uma viatura para o patrulhamento na Lomba." (MAM)

EDUCAÇÃO - Neuza Canabarro (PDT) considerou alarmante a situação da educação pública em Porto Alegre. Segundo ela, faltam mil vagas nas escolas da cidade e as secretarias envolvidas nada fazem para resolver o problema. "São só desculpas. Ação não tem." Neuza disse que o descaso com a educação no país resultará numa geração de analfabetos e defendeu maior fiscalização, inclusive por órgãos como a Câmara Municipal, como forma de enfrentar as dificuldades do setor educacional público. (MAM)

CONDUTO I - Alceu Brasinha (PTB) disse que a inauguração, na terça-feira (18/3), do conduto forçado Álvaro Chaves foi um momento de glória para a cidade. "O povo estava presente na cerimônia, que foi comandada pelo prefeito José Fogaça". Brasinha lembrou que Fogaça teve a coragem de enterrar R$ 59 milhões para evitar alagamentos na cidade. "Sempre ouvi dizer que obra embaixo da terra não dá votos. Pode ser, mas com certeza uma obra como esta dá tranqüilidade para a população. Agora não haverá mais jet ski na Goethe." (MAM)

POSSE I – José Ismael Heinen (Dem) destacou o fato do vice-governador Paulo Afonso Feijó ter assumido a titularidade como governador do Estado. "Pela primeira vez, oportunidade em que a Governadora Yeda viaja ao exterior em busca de recursos", lembrou. Feijó afirmou, como disse Heinen, que deverá comandar o Estado sem mudanças. “A união é possível mesmo que os partidos tenham suas convicções.” O vereador disse também que roubos e assaltos crescem no Estado e a educação é precária e sugeriu ariação do Ministério da Segurança Pública. "Devemos investir mais nesta área”. (RT)

POSSE II – Adeli Sell (PT) afirmou achar natural o vice-governador assumir o cargo de governador, seja pela primeira vez ou mais oportunidades: "Afinal, ele foi eleito para essas tarefas." Com relação ao Conduto Álvaro Chaves, Adeli lembrou que o financiamento e os projetos foram elaborados no governo do Partido dos Trabalhadores. "Ninguém muda a historia, os contratos tem data e mostram quem elaborou essa obra." Para o vereador deveria haver mais preocupação na área da saúde. "O prefeito deveria solicitar ao governo Estadual que fosse pago o percentual devido". (RT)

CONDUTO II – Conforme o Professor Garcia (PMDB), o projeto do Conduto Álvaro Chaves foi totalmente realizado pelo prefeito Fogaça. "O projeto inicial previa cortes de árvores na Marquês do Pombal. O projeto foi alterado causando demora e troca no traçado da obra". O vereador destacou que o projeto custou R$ 59 milhões e deve por um fim definitivo nos alagamentos da região. "Terça-feira foi um dia de júbilo para a cidade com a inauguração da maior obra de drenagem dos últimos 50 anos deixará de causar transtornos à mais de 150 mil habitantes", ressaltou. (RT)

CONDUTO III – Luiz Braz (PSDB) disse que ao Conduto Álvaro Chaves foi realizada pelo Executivo, cumprindo uma de suas funções. "O Legislativo é que sugere e propõe o que a prefeitura executa", salientou. "A administração Fogaça soube buscar os recursos necessários, e cuidar para que os prejuízos ocorridos fossem o menor possível para moradores e comerciantes da região." O vereador lembrou existirem outras localidades da cidade que também sofrem com os alagamentos: "Devemos nos preocupar e tentar pelo menos amenizar esses problemas, seja com limpeza nas bocas de lobos ou mesmo com  obras pequenas". (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)