Plenário

Reunião da Comissão Representativa

Durante a reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira pela manhã (17/1), os vereadores trataram dos seguintes temas:

VISITAS – Mário Fraga (PDT) disse que na tarde desta quinta-feira (17/1) visitará a Casa da Mãe Maria, na rua Moab Caldas. “Vamos ver o que ainda é possível de ser feito, já que as obras naquela região vem sendo discutidas há mais de dois anos”. A questão da Casa da Mãe Maria, que será atingida pelas obras da Copa 2014, foram discutidas na Câmara Municipal ontem. Mário disse ainda que também deverá visitar o Beco da Vitória, no Extremo Sul, e que esteve verificando a orla de Ipanema, principalmente no calçadão, onde pode conferir a situação de limpeza e manutenção desse local. (HP)

ALAGAMENTOS – Lourdes Sprenger (PMDB) comentou visita feita ao DEP, acompanhando comunidade do bairro Higienópolis, para discutir questão de alagamentos que atingem esta região da cidade. “Fomos bem recebidos pelo novo diretor do DEP, que prometeu estudos sobre a questão.” A vereadora revelou ainda que mais três outras comunidades, dos bairros Jardim Lindóia, Assunção e IAPI, também solicitaram estudos sobre solução para alagamentos. Lourdes igualmente se referiu a visitas feitas aos hospitais Beneficência Portuguesa a Vila Nova: “para conhecer a gestão e saber das necessidades”. (HP)

ATLETAS – João Derly (PCdoB) disse que na quarta-feira (16/1) esteve visitando o Ministério dos Esportes em Brasília com o objetivo de conhecer projetos para a área. “Conversei com o ministro Aldo Rebelo sobre diversas propostas que poderão ser implementadas em Porto Alegre.” Derly disse que protocolou na Casa indicação ao Executivo para implementação na Capital do programa Bolsa-Atleta. “A cidade, mesmo não recebendo uma olimpíada, deve ser protagonista nesses jogos, fazendo investimentos na formação e manutenção de atletas para esta competição”, reivindicou o vereador. (HP)

FÓRUM - Claudio Janta (PDT) falou sobre o Fórum Social Mundial Temático, que será ralizado de 26 a 30 de janeiro, em diversos locais da cidade. O vereador disse que o Fórum deverá ocorrer sob os eixos radicalização da democracia, cidades sustentáveis e desenvolvimento sustentável. "É espaço aberto para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo", destacou Janta. (GS) 
 
TRANSPORTE - Fernanda Melchionna (PSOL) lembrou que ela e o vereador Pedro Ruas (PSOL), ao longo da legislatura passada, exerceram mandatos comprometidos com as causas populares. Citou que uma das grandes injustiças de Porto Alegre está relacionada com o transporte coletivo e criticou a falta de licitação, há mais de 20 anos, para este setor. "Esse fato, para os vereadores do PSOL, significa que todas as empresas de ônibus da capital estão operando de forma ilegal e não tinham legitimidade para pleitear e conseguir o aumento tarifário", disse a vereadora. (GS) 
 
AUDIÊNCIA - Mário Fraga (PDT) solicitou a realização de audiência pública sobre a implantação de unidade destinada a menores infratores no bairro Belém Novo. A região é contrária à esta unidade: "sendo feita sem nenhuma consulta que oportunize os moradores a expressar sua opinião". O vereador saudou o novo diretor do DMLU, André Carus, e disse esperar a parceria dos gestores para atender às demandas da região sul de Porto Alegre no que diz respeito ao recolhimento de lixo e ao andamento das obras de pavimentação das vias. (GS)

RODOVIÁRIOS - Cláudio Janta (PDT) disse que a questão do transporte público preocupa a todos os trabalhadores de Porto Alegre. "Este tema foi um dos motivadores de minha candidatura", disse. "Em pontos de grande circulação de pessoas, as linhas de ônibus são conhecidas como puxa-puxa, porque, de um bairro e se esticam até outras comunidades, o que atrasa as viagens e causa incômodos aos usuários." Disse que já protocolou na EPTC pedido para que a linha T11 atenda a Restinga e que tem o apoio de diversos líderes e vereadores para a criação de uma Comissão Especial, por ele sugerida, para tratar do assunto na Câmara. (MG)

VIOLÊNCIA - Alberto Koppitke (PT) saudou a discussão do tema do projeto da nova Fase trazido ao debate pelo vereador Mário de Fraga (PDT) e disse que a verba vem do governo Dilma, em parceria com o governo do Estado. Disse ser defensor de unidades prisionais de tratamento de jovens e adolescentes e que quando esteve na secretaria da Segurança de Canoas lutou para que aquela cidade recebesse uma unidade prisional. Sobre a unidade da Fase, disse estar agendando audiência com o secretário Fabiano Pereira para conhecer o projeto e as contrapartidas do governo. "Não adianta tensionar as massas e inviabilizar o diálogo." (MG)

FASE - Paulinho Motorista (PSB) disse apoiar a idéia de realização de uma audiência pública com a presença do secretário Fabiano Pereira para a abertura de diálogo sobre o projeto da nova unidade da Fase no Belém Novo. Sobre os rodoviários, do transporte e trânsito em Porto Alegre, disse que esse, sem demérito a outros, será o foco do seu mandato na Câmara. Lembrou que antes de ser eleito foi por 24 anos motorista e integrante da categoria dos rodoviários e conhece bem a realidade do sistema, defendendo a valorização dos profissionais. (MG)

PRESIDENTE - Dr. Thiago Duarte (PDT) manifestou satisfação pela renovação e ideias positivas que tem observado nos primeiros dias da nova legislatura e convidou os vereadores a participarem das próximas visitas que a Câmara fará a diversos hospitais. Disse que ficou muito otimista, na visita aos Hospitais Beneficência Portuguesa e Vila Nova, com previsão de aumento de cerca de 500 novos leitos decorrentes das obras de ampliação nos dois hospitais. Na próxima segunda-feira, às 9 horas, será feita uma visita à UPA da Restinga. Também agradeceu a presença dos vereadores na primeira plenária do Mutirão pela Cidadania, ontem pela manhã. (CS)

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
           Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
           Guga Stefanello (reg. prof. 12315) 
           Milton Gerson (reg.prof.6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)