Plenário

Sessão ordinária / Comunicações

No período de  Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (17/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:

JORNALISTAS
- Dr. Thiago Duarte (PDT) fez um paralelo entre as profissões de médico e jornalista. “Sei o que os jornalistas sofrem, sei o que é não ter horário e trabalhar em mais de três empregos”. O vereador também criticou os baixos salários e a falta de exigência  de diploma. Quanto a sugestão do vereador Engenheiro Comassetto (PT), sobre a Moção de Solidariedade em apoio aos jornalistas, Thiago afirmou que o projeto deve ser encaminhado e votado. (TA)

METRÔ - Alberto Kopittke (PT) destacou a criação de empregos no País. “Este projeto que vem sendo implantado no Brasil tem consequências positivas para o Estado e Porto Alegre. É uma nova forma de organizar a economia orientada para o crescimento e a geração de renda”. O vereador ressaltou a atuação do governo do Estado para reduzir o pagamento com a dívida. “É uma política efetiva para melhorar as contas, ao contrário do déficit zero previsto pela governadora Yeda”. E conclui salientando a parceria formada entre o governador Tarso Genro, a presidenta Dilma Rousseff e o prefeito José Fortunati para viabilizar a construção do metrô para Porto Alegre. (MM)

CONSELHO - Jussara Cony (PCdoB) disse estar “impactada” com o anúncio do prefeito José Fortunati de que a prefeitura não participará mais das audiências públicas e pediu para que o prefeito reveja a posição. A vereadora destacou a importância da implantação do Conselho da Cidade. “É o instrumento que deve ser o responsável por fazer a articulação com a sociedade e ser uma ferramenta de gestão estratégica para que se faça a regularização fundiária que é tão necessária nesta cidade”. Segundo ela, a previsão do Estatuto da Cidade é que todos os municípios criem o Conselho. “Porto Alegre está há quatro anos e ainda não criou o seu”. (MM)

CONSELHO II - Lourdes Sprenger (PMDB) ressaltou a importância histórica dos conselhos municipais criados em Porto Alegre. “Têm a democracia na base e trabalham pelo interesse da população. Essa capacidade da sociedade em interagir nas políticas públicas vem sendo aperfeiçoada nos últimos 70 anos”. A vereadora salientou a necessidade de que se crie um Conselho Municipal dos Direitos dos Animais, que ajudará na fiscalização das políticas públicas. “O cuidado com a saúde animal está intimamente ligado à saúde pública”. Lembrou que Curitiba e Rio de Janeiro já têm conselhos nesta área, assim como tantas cidades do interior paulista.(MM)

CONSELHO III - Engenheiro Comassetto (PT) prestou contas de viagens que fez como representante da Câmara Municipal nas etapas estaduais da 5ª Conferências Nacional das Cidades, que ocorrerá em Brasília de 20 a 24 de novembro e tem como tema Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já! O vereador esteve em Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), onde foram discutidos assuntos como desenvolvimento urbano, ocupação de risco, saneamento ambiental e conflitos fundiários. Segundo Comassetto, os encontros têm o objetivo de ouvir a sociedade sobre temas relativos à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e orientar ações do Ministério das Cidades. (MM)

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
  Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Leia também:
Jornalistas querem valorização da profissão