Plenário

Sessão ordinária / Comunicações

Durante o período destinado às Comunicações, na sessão ordinária desta segunda-feira (6/5), os vereadores trataram dos seguintes temas:

VIAGEM - Jussara Cony (PCdoB) fez um relatório de sua viagem à Brasília, onde realizou reuniões com os ministérios da Saúde, do Esporte e do Meio Ambiente, além da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Entre as pautas, a vereadora destacou o projeto para a inclusão do ensino da Lei Maria da Penha nas escolas públicas e a reivindicação do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública para que 10% dos recursos investidos pela União sejam destinados à Saúde,  “como já acontece, por força da lei, nos estados e municípios”. (GF) 

ECA - Elizandro Sabino (PTB) falou das ações com relação à prevenção da exploração sexual e violência contra a criança e o adolescente que ocorrerão nas próximas semanas em Porto Alegre, organizadas pela Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente em conjunto com o Conselho Tutelar. Sabino lembrou que a Capital precisa resolver algumas questões pontuais sobre o tema antes da Copa do Mundo. (GF)

MEDICAMENTOS - Professor Garcia (PMDB) propôs uma reflexão sobre a lei, de sua autoria, que versa sobre o recolhimento de medicamentos vencidos. “Não existe uma casa que não tenha um remédio vencido, e as pessoas não sabem o que fazer com eles”, explicou, afirmando que muitas vezes os medicamentos são jogados na rede de esgoto e, assim, acabam no Guaíba. O vereador reclama que muitas farmácias não aderiram ao recebimento e não podem ser cobradas porque a lei ainda não foi regulamentada pelo Executivo. “Este novo dispositivo é importante para dizer como isto deve ser feito e, a partir daí, o poder público poder cobrar das farmácias”, disse, lembrando a importância de aplicar esta lei de logística reversa para os medicamentos. Ele disse que o prefeito Fortunati já teria se comprometido em regulamentá-la. (GF)

GASÔMETRO - Sofia Cavedon (PT) questionou se não haverá um projeto alternativo para o parque da Usina do Gasômetro. “Ao invés do povo estar usufruindo as árvores, o que vemos são carros e mais carros estacionados, ocupando os espaços”, afirmou, criticando o projeto de mobilidade da prefeitura que desconsideraria a beleza natural do local e o uso das pessoas em detrimento dos automóveis. Sofia lamentou que as pessoas estão sendo colocadas em segundo plano diante das políticas de mobilidade que valorizam os carros e cobrou mais diálogo por parte do Executivo. (GF) 

ABSOLVIÇÃO - Comentando a absolvição de Cassio Trogildo (PTB) quanto a acusações de possíveis irregularidades na última campanha eleitoral, Alceu Brasinha (PTB) lamentou que alguns jornais condenem políticos antes mesmo da Justiça sentenciar. Disse ter ficado feliz pela absolvição do colega e elogiou a postura de Trogildo, "que ficou tranquilo e não respondeu a ninguém". Também criticou que jornais não tenham noticiado a absolvição do petebista. Sobre os pedidos de CPI para investigar denúncias que deram origem às prisões feitas pela Polícia Federal, na semana passada, questionou se vereadores têm capacidade para promover investigações, que, segundo ele, caberiam à Polícia Federal e ao Ministério Público. (CS)

MUTIRÃO - Dr. Thiago Duarte (PDT) comemorou resultados do Mutirão da Cidadania, evento que tem ocorrido quinzenalmente no Auditório Ana Terra e tem o objetivo de receber as comunidades. Segundo ele, a Câmara tem procurado encaminhar as diversas demandas trazidas pelas comunidades. Thiago também agradeceu a disponibilidade dos secretários municipais e, em especial, da secretária Cleci Jurach, da Smed, que recebeu comunidades da Zona Sul na semana passada para tratar das dificuldades que aquela população encontra para acessar os serviços públicos. Também convidou vereadores de Porto Alegre para, no dia 27, fazerem primeira sessão especial da Câmara em canal aberto. (CS)

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
  Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)