Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações e Grande Expediente

Na tarde desta quinta-feira (5/07), os vereadores da Câmara Municipal discutiram os seguintes temas durante os períodos de Comunicações e de Grande Expediente:

APOSENTADOS - Professor Garcia (PMDB) reclamou da situação dos aposentados no Brasil, acusando o Governo Federal de beneficiar apenas os bolsitas. "A cada ano que passa, a União vai tirando poder aquisitivo dos aposentados para dar aos beneficiários das milhares de bolsas criadas", criticou ao revelar que dados do IBGE mostram que, no norte e nordeste, a maioria dos aposentados mantêm a sobrevivência de suas famílias. "Cria-se bolsa de um lado e tiram-se as vantagens do aposentado. É uma matemática perversa", completou. (ES)

DE RUA - Adeli Sell (PT) relatou que ao andar pelas ruas do Bairro Azenha, durante visita de fiscalização, deparou-se com uma situação de calamidade pública: moradores de rua habitando calçadas, becos e cantos das vias públicas. "A situação está degradante inclusive para os moradores daquela região", afirmou. Segundo Adeli, o governo municipal precisa encarar esse problema como uma questão de saúde pública, integrando a Fasc e a Secretaria de Saúde realizando ações concretas. (ES)

VIRA-CASACA - Nelcir Tessaro (PSD) disse que trocou de sigla partidária porque, com um grupo de parlamentares, entendeu que deveriam fundar um partido em Porto Alegre voltado para o futuro. “Não sou um vira-casaca, como disse o prefeito Fortunati.” O vereador comentou sobre o atraso na tramitação dos projetos voltados para moradia na Cidade. “Entendo que a máquina pública deve ser mais leve e desburocratizada.” Falou que esteve na CEF e viu o grande número de reclamações feitas por empresários que constroem habitações sociais. “Eles não querem mais construir devido à burocracia.” (RA)

CRÍTICAS - João Antônio Dib (PP) lamentou que alguns vereadores fazem críticas somente por criticar. “Minha tristeza é ver o que está acontecendo na Casa do Povo, quando se faz a critica pela crítica e não para construir.” Disse ter convicção que jamais alguém vai vê-lo falando mal de um governo que um dia defendeu. “Por questão e coerência”, enfatizou o vereador. Ele lembrou que hoje, se vivo estivesse, o ex-prefeito Telmo Thompson Flores estaria completando 91 anos de idade. “Foi um extraordinário prefeito. Fez obras, na época, chamadas de faraônicas.” (RA) 

HABITAÇÃO - Dr. Goulart (PTB) observou que há pessoas que se inscrevem e recebem unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e não ocupam as casas. Na opinião dele, a Caixa Econômica Federal (CEF) não está tomando providências. “As casas estão sendo invadidas e usadas para contravenção.” Goulart lembrou que os invasores têm os mesmos instrumentos para conseguir moradia. “Invasão é crime, é usurpação, e eles não precisam fazer isto, basta que se inscrevam (no program).” Comentou ainda que, pela falta da polícia nos locais invadidos, os próprios moradores estão tomando providências contra os invasores. “Eles reagem porque estão entendendo a importância das casas.” (RA)

Texto: Ester Scotti (reg. prof. 13387)
  Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)