Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações - Grande Expediente

Os discursos de Comunicações e Grande Expediente da sessão plenária de hoje (12/4) trataram dos seguintes temas:

ANIMAIS - Paulinho Rubem Berta (PPS) cumprimentou a primeira-dama do Município, Regina Becker, e o prefeito José Fortinati, pelo trabalho que vem sendo feito através da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). “Hoje fizemos uma vista, na Lomba do Pinheiro, ao hospital veterinário e pudemos ver o trabalho magnífico que esta sendo feito lá”, reconheceu o vereador. Na opinião de Rubem Berta, os cinco veterinários que atuam no hospital, fazem um trabalho magnífico. “Dando dignidade aos animais.” (RA)

CASAS - Dr. Humberto Goulart (PTB) falou sobre o trabalho que desenvolveu no Demhab em sua gestão neste departamento. “As pessoas não fazem ideia o que se passa para conseguir construir casas nas periferias da cidade”, disse ele. Segundo informou, a burocracia é grande. “As exigências são muitas. Uma verdadeira odisséia.” Dr. Goulart informou que na sua gestão foram construídas 4 mil casas. “E o importante é que as pessoas selecionadas para as casas foram as mais necessitadas”, enfatizou. “Pena que não podemos citar o governo estadual como parceiro, pois nunca esteve presente conosco”, ressaltou. (RA)

CRIANÇAS - Tarciso Flecha Negra (PSD) defendeu a inclusão social da criança através do esporte, da cultura e da educação. Lembrou que os familiares de dependentes e usuários de drogas não têm locais onde recorrer para buscar auxílio. Disse que o projeto de retirar as crianças do caminho da dependência das drogas não deve ter bandeira partidária e lembrou que trabalha há quase 20 anos com crianças carentes. "Tenho a preocupação em trabalhar para não deixar que crianças precisem ser abrigadas e fiquem vulneráveis às drogas. Isso evitaria que, mais tarde, tenhamos de criar presídios e albergues para atender essas crianças." (CS)

CASA-LAR - Kevin Krieger (PP) esclareceu que a Fasc está trabalhando com o Ministério Público para que seja assinado pela Ação Social de Fé um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a administração de casas-lares em Porto Alegre. Informou que só após a assinatura do TAC a Fasc retomará o trabalho em quatro casas para abrigar crianças e adolescentes. "A informação de que ainda há crianças sob cuidados em casas da Ação Social da Fé pode ter chegado de maneira equivocada ao vereador Pedro Ruas (PSOL)", explicou Krieger. (MAM)


CIDADE BAIXA
- Professor Garcia (PMDB) comemorou acordo fechado ontem, entre moradores, comerciantes e poder público, sobre o horário de funcionamento de bares na Cidade Baixa. Pelo acordo, os bares poderão funcionar, nos próximos 90 dias, até a 1h de domingos a quintas-feiras e até as 2h de sextas, sábados e vésperas de feriados. Garcia lembrou que a negociação que resultou no acordo teve participação da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece). "Ir ao encontro da população e ouvi-la. Esta é a essência do trabalho dos vereadores", disse ele, ao elogiar a atuação da comissão. (MAM)

PRÊMIO - Valter Nagelstein (PMDB) destacou que, pela primeira vez na história, a atuação da Prefeitura em favor dos micros e pequenos empreendedores da cidade foi reconhecida por uma entidade nacional. Conforme ele, o Sebrae concedeu a José Fortunati o Prêmio Prefeito Empreendedor, "pelos esforços da administração municipal para beneficiar os pequenos empresários". Nagelstein citou como exemplos de projetos em prol dos empreendedores o Alvará Eletrônico e a Linha Pequena Empresa. (MAM)

SAÚDE - Maria Celeste (PT) cobrou da Prefeitura explicações sobre a falta de execução, em 2011, de projetos na área da saúde. Segundo ela, o Programa de Atenção à Dependência Química, por exemplo, não teve qualquer recurso no ano passado. Ao mesmo tempo, afirmou a vereadora, os gastos com publicidade da Secretaria Municipal de Saúde chegaram a R$ 2 milhões. "Não compreendemos e pedimos à Prefeitura que apresente os dados reais sobre a execução dos projetos, pois a Secretaria da Fazenda diz que os dados disponibilizados no próprio site da Prefeitura estão errados. (MAM)

VELOCIDADE - Alceu Brasinha (PTB) falou do projeto de sua autoria, que está em tramitação, que trata da velocidade máxima na cidade. Disse que pediu uma audiência pública para o próximo dia 24 para discutir o assunto. Observou que a Avenida Beira-Mar, em Florianópolis, não tem passarela, e a velocidade é de 80 quilômetros. Acrescentou que no Rio, a velocidade na Avenida Atlântica é 70 quilômetros, assim como em várias vias da capital paulista. Defende que as avenida Assis Brasil, Ipiranga, Icaraí, podem ter velocidade maior. (VBM)

DESLEIXO - Luiz Braz (PSDB) disse que esteve no Residencial Vila Nova e podem constar fatos positivos e negativos. Destacou obra do DEP, que deve evitar inundações, mas criticou a qualidade e o desleixo com as construções das casas e apartamentos. Também denunciou que há várias unidades que se encontram vazias por problemas burocráticos. Lamentou que numa cidade com tantos problemas habitacionais, várias unidades estão desocupadas. Afirmou que a Caixa Federal e o Demhab precisam agir para resolver o problema. (VBM)

CONCURSO - Thiago Duarte (PDT)  disse que na visita ao Centro Gestor da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais foi possível constatar a importância da criação da pasta. Afirmou que isto está dando um outro patamar a Porto Alegre, que já vem servindo de referência para o país. Falou, também do concurso público na área da Saúde que prevê  a valorização diferenciada para quem já trabalha no Programa Saúde da Família. (VBM)

CADASTRO - Nelcir Tessaro (PTB) disse que o município tem que ser mais ágil, pois há casas vazias há dois anos. Também falou sobre dois projetos, de sua autoria, que foram sancionados e que há mais de dois anos ainda não estão sendo aplicados. Destacou que uma das leis prevê maior transparência dos cadastros de habitação popular, com a finalidade de evitar manipulação. A outra lei prevê que 10% das habitações sejam destinadas a membros ativos da Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal. Disse que vai encaminhar ao Ministério Público o relato do descumprimento da lei. (VBM)

CAPACITAÇÃO - Idenir Cecchim (PMDB) comemorou a realização de cursos de capacitação em conjunto entre Sine e Fasc. “Precisamos profissionalizar para o dia-a-dia", afirmou. Cecchim desejou sucesso ao novo presidente da Federasul, Ricardo Russowsky. Na sua opinião, o ex-presidente fez uma grande gestão e entrega a entidade para um profissional capacitado. Cecchim ainda criticou posturas de políticos do PT, como o governador Tarso Genro, que, segundo ele, anulou atos do governo anterior para a construção de presídios, mas nada fez além de envergonhar o país com a situação do Presídio Central. Por fim, o vereador criticou o atual governo gaúcho pela falta de professores nas escolas estaduais. (CB)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)