Plenário

Sessão Ordinária / Grande Expediente e Lideranças

No período destinado ao Grande Expediente e às Lideranças, na sessão desta segunda-feira (31/8), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiram os seguintes temas: 

PLANOS - João Carlos Nedel (PP) falou sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e destacou que é preciso se debruçar no documento para saber mais sobre ele, pois irá valer por dez anos em Porto Alegre. "Vamos ver e ouvir também o que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem a falar sobre o assunto e o que ela pode acrescentar ao documento", disse. O vereador falou ainda sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e destacou que as prioridades devem ser atendidas, para que a população de Porto Alegre tenha os serviços públicos à sua disposição. "Os detalhes da LDO também são importantes e precisamos destacá-los", afirmou. (JD) 

ANIMAIS - Lourdes Sprenger (PMDB) apresentou o que está sendo feito em Porto Alegre sobre a causa animal. "Temos ainda uma incidência muito significativa de maus-tratos aos animais, contudo, com as nossas campanhas, este fato está diminuindo pouco a pouco." A vereadora disse que há uma campanha de conscientização para que as pessoas denunciem os maus-tratos, para que seja possível enquadrar este tipo de crime. "Estamos trabalhando em nível municipal para que as leis em favor dos animais sejam aprovadas pelo Legislativo e pelo Executivo", afirmou. Lourdes destacou diversas outras campanhas em prol dos animais e afirmou que o mais importante, atualmente, é a esterilização e a implantação de chips nos animais desabrigados. (JD) 

ESPORTE - Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou que o esporte muda a vida das pessoas em todos os âmbitos sociais. "Imagina se todos pudessem praticar esporte, como seria melhor as suas vidas", disse. O vereador parabenizou o Grêmio Football Porto-alegrense pelos 20 anos do bicampeonato da Libertadores e se referiu a todos que participaram da conquista. "Todos sabemos o quanto difícil é ganhar este campeonato e ganhar duas vezes não é para qualquer um", afirmou. Tarciso falou ainda que o esporte é um agregador de sonhos para as crianças e que ele deve ser disseminado por toda a Capital e o país. (JD)

BLOQUEIO - Jussara Cony (PCdoB) afirmou que o fim do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba faz justiça com o povo cubano. "Temos de ajudar neste processo com as forças que nós temos e estamos enviando uma carta de apoio ao fim do bloqueio ao Congresso estadunidense", disse. A vereadora leu a carta na tribuna, que destaca os pontos positivos que as populações dos dois países irão ter com o fim do bloqueio. (JD)

DESCASO - "Receber R$ 600,00 é um desrespeito. É um ataque violento ao direito dos trabalhadores", assim iniciou Fernanda Melchionna (PSOL), ao citar a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. Conforme citou a vereadora, o governador José Ivo Sartori optou pelo massacre de funcionários, tomando medidas drásticas para amenizar a crise. "O governador optou pelo terrorismo da população, enquanto outras diversas opções estão aí. E mais: em meio a um problema desta gravidade que vive o Rio Grande do Sul, onde milhares de famílias não sabem como vão pagar suas contas, o governador vai para a Expointer se divertir." Ao finalizar, ressaltou que apoia as futuras manifestações para reivindicar melhores condições de trabalho. (CPA)

GOVERNOS - Carlos Casartelli (PTB) falou sobre a crise econômica no Rio Grande do Sul. "Cada governador gastou ano após ano mais do que lhe era imposto. Não devemos achar um culpado para quem gastou mais. Atualmente vivemos uma situação caótica." Segundo Casartelli, a insensibilidade do governo federal é um dos fatores que mais prejudicam o Estado. "O ente federado não pode lucrar sob a dívida do outro. O governo federal também vive um momento difícil, mas deve resolver seus problemas sem misturar o governo do Estado." (CPA)

SERVIDORES - Dizendo ser impossível não mencionar o assunto, Marcelo Sgarbossa (PT) iniciou o período de liderança de seu partido comentando o parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais. O vereador não vê justificativa para o governo estadual não ampliar os saques dos depósitos judiciais. "Pintaram um quadro em que a crise do Estado parece ter surgido agora, sendo que ela já tem algumas décadas. Falar apenas que tudo vai mal só aprofunda essa situação, afinal a economia é uma ciência de expectativas", argumentou. Marcelo também defendeu o projeto de lei de sua autoria que flexibiliza os horários dos servidores municipais com o intuito de reduzir os congestionamentos no trânsito da cidade. "Romper com a lógica de que todos vão e voltam de seus locais de trabalho simultaneamente, o que prejudica o tráfego", sustentou. (CV)

ENGAVETADOR - Após comentar a convenção municipal do PMDB ocorrida no sábado e que reuniu em torno de mil filiados, com direito a homenagens ao adoecido vereador Professor Garcia (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB) dedicou seu tempo na tribuna para criticar o PT. Comentando o ato do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que arquivou um processo relativo à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), Cecchim apontou elementos que a ele parecem contraditórios. "Ouvi muitas vezes da bancada do PT que o procurador-geral dos tempos do governo Fernando Henrique Cardoso era o engavetador geral da República. E agora o que o PT tem a dizer?", indagou. (CV)

CRISE - Sugerindo aos representantes do PMDB para que peçam desculpas em função do parcelamento de salários do governo José Ivo Sartori, o vereador Engenheiro Comassetto (PT) utilizou o telão do Plenário Otávio Rocha para contextualizar a crise do Estado historicamente e "acabar com o discurso que coloca tudo no colo do Tarso e da Dilma". A partir de uma matéria do site de notícias Sul 21, o vereador mostrou que as raízes da atual dívida pública do Rio Grande do Sul estão em governos da ditadura militar, que, nos anos 1970, teriam estimulado o endividamento das unidades federativas e assim alcançado o "milagre econômico". "Ao longo dos anos a situação foi se agravando, com diversos refinanciamentos e adoção de novos indexadores", explicou. (CV)

PT - Minimizando o conteúdo apresentado por Engenheiro Comassetto (PT) por se tratar
de uma matéria veiculada no site Sul 21, que "parece um boletim oficial do PT", o vereador Idenir Cecchim (PMDB) questionou a relação dos petistas com a mídia e ironizou dizendo que atualmente as notícias sobre a sigla vêm do Presídio da Papuda, no Distrito Federal, ou da Polícia Federal em Curitiba. Depois, saiu em defesa de seu correligionário José Ivo Sartori. "Ninguém quer parcelar salário, mas não tem de onde  tirar. A crise no Estado é antiga, talvez seja ainda mais velha do que foi falado, do tempo das brizoletas... Mas o PT administrou o Rio Grande do Sul por oito anos e não solucionou isso também", criticou. (CV)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo) 
          Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)