Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na tarde desta quinta-feira (6/12), durante período de Lideranças, os vereadores da Câmara Municipal falaram sobre os seguintes temas:

JANGO - Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou a passagem do 36º aniversário do falecimento do ex-presidente João Goulart, o Jango, quando ainda estava no exílio, durante a ditadura militar brasileira. Lembrou que Jango lutou por um nacionalismo consequente, conclamando o país a fazer as reformas de base necessárias. "Ele impediu que o Brasil mergulhasse numa guerra civil fratricida." Destacou também a coerência partidária do ex-presidente trabalhista. "Não há ameaça mais séria à democracia do que estrangular a voz do povo. Sua deposição (de Jango) deveu-se não aos seus erros, mas aos acertos de seu governo." Thiago ressaltou que agora cumpre à Comissão da Verdade esclarecer esses episódios nebulosos da história do Brasil. (CS)

CPI – O vereador Pedro Ruas (PSOL) disse que surgiu esta tarde uma informação gravíssima, da maior relevância, envolvendo o Instituto Solus. Observou que a empresa que já havia causado prejuízos ao erário público municipal agora foi flagrada pela Polícia Federal por não recolher, durante 22 meses, valores devidos à Previdência Social, causando um prejuízo superior a R$ 11 milhões ao órgão. Acrescentou que além de não recolher, o Instituto Solus criou guias falsas. Teme que a responsabilidade de reparo dos prejuízos possa recair aos cofres municipais. Por isso, disse ser uma obrigação fazer uma CPI para apurar a corrupção na saúde. (VBM)

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)