Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Nos tempos de Lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira (21/10), vereadores e vereadoras de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

ARENA - Sofia Cavedon (PT) leu trechos da recomendação do Ministério Público de Defesa do Patrimônio e do Ministério Público de Contas para que o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, suspenda a execução da obras ao redor “do Complexo Multiuso da Arena do Grêmio/OAS/Novo Humaitᔠaté que as decisões de duas ações civis públicas transitem em julgado. As ações, explica a vereadora, tratam – a primeira – do desvio de finalidade de fraude com relação aos relatórios de impacto ambiental e – a segunda – da suposta improbidade administrativa pela “injustificada desoneração do empreendedor”. (GF)

ARENA II - Alceu Brasinha (PTB) rebateu informações de Sofia Cavedon (PT) sobre as obras no entorno da Arena do Grêmio e defendeu o atual governo municipal. “Ela bota palavras na boca do prefeito”, disse. “Quem sabe algum vereador de vocês (do PT) quer concorrer a prefeito, mas deve fazer antes um estágio com Fortunati.” Conforme Brasinha, o prefeito tem uma “administração transparente”. Segundo ele, o PT ficou 16 anos na prefeitura e nunca fez uma visita à comunidade. “Eu nunca tive a mão apertada por um prefeito do PT”, declarou. “E seu governo deixou quebrada a cidade,” disse Brasinha, dirigindo-se à vereadora. (CB)
 
DINHEIRO - Mauro Pinheiro (PT) garantiu que Sofia Cavedon está preocupada com o uso do dinheiro público para realizar obras que seriam contrapartidas da empreiteira que ergueu a Arena do Grêmio. Também criticou Alceu Brasinha por dizer que o Executivo municipal é transparente. “Este governo tem muita transparência mesmo”, ironizou, citando os escândalos da Procempa, da morte do ex-secretário da Saúde e da gestão do Projovem pela Secretaria da Juventude. (CB)
 
LEILÃO – Referindo-se ao leilão do campo de Libra, do pré-sal, Idenir Cecchim (PMDB) disse que este é um dia triste para o Brasil e que revela a “incompetência do PT” para governar o país. “Fizeram leilão com o Exército na rua porque não têm coragem de mostrar o que é na verdade”, disse. Na sua opinião, o governo federal quer privatizar os campos de petróleo. “Isso é o PT, este governo entreguista.” Cecchim também criticou Sofia Cavedon, alegando que a rodovia que leva à Arena do Grêmio é uma obra da cidade. (CB)
 
LIBRA - Márcio Bins Ely (PDT) disse que o leilão de Libra foi lastimável. “Onde estão os nacionalistas do Brasil?”, indagou. O vereador ainda lamentou a falta entendimento entre a Fepam e o Dmae, que, segundo ele, entrava o tratamento de esgoto após a conclusão da obra do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). “Esse é um impasse que contraria o interesse coletivo”, afirmou. Bins Ely ainda lembrou da passagem do Dia do Médico, na sexta-feira, e a comemoração do milésimo transplante de fígado no Estado. (CB)

LEILÃO - Reginaldo Pujol (DEM) considerou surpreendente denúncia feita pelo Professor Garcia (PMDB) de que táxis estejam cobrando preços exorbitantes pelo trajeto percorrido entre o Centro Histórico e a Sogipa, em Porto Alegre. Segundo ele, a prática caracterizaria crime e precisa ser denunciada ao Procon municipal. Pujol também comentou que o Leilão do Campo de Libra, realizado hoje no Rio de Janeiro, se constitui em paradoxo no país. Segundo ele, o governo brasileiro faz o leilão porque precisa desesperadamente atrair dólares e não entrar em 2014, ano eleitoral, com déficit nas contas públicas. (CS)

TV - Dr. Thiago Duarte (PDT), presidente da Câmara Municipal, informou que a Casa assinou protocolo de cooperação técnica com a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa com o objetivo de dar um dinamismo maior ao canal aberto da TV Câmara de Porto Alegre. Ele explicou que o canal digital da TV Câmara de Porto Alegre permitirá aos porto-alegrenses ter acesso a informações como o número de vereadores presentes ao plenário, os projetos que tramitam na Casa, os projetos aprovados e o resumo dos depoimentos dos vereadores e dos temas tratados na sessão. "Haverá mais acesso à informação e, por meio do controle remoto, o cidadão poderá interagir com o vereador." (CS)

FUTEBOL – Tarciso Flecha Negra (PSD) disse que esteve hoje em contato com os representantes da EPTC e Smov para pedir uma alternativa segura de travessia para os pedestres na Avenida Diário de Notícias, onde, no sábado, um jovem das categorias de base do Grêmio foi vítima fatal de atropelamento. Ainda ressaltou a importância do debate da Cedecondh, nesta terça-feira (22/10), sobre o projeto que pretende instituir o cartão balada nas casas noturnas de Porto Alegre. Tarciso ainda lamentou que muitos torcedores critiquem os erros de jogadores profissionais sob a alegação de que estes têm grandes salários, esquecendo que quem mais ganha com eles não são vaiados porque sequer entram no gramado. (MG)

LIBRA II – Jussara Cony (PCdoB) disse que o seu partido é a favor do leilão de Libras. Leu nota do Comitê-Central e destacou que os comunistas estão comprometidos com o governo federal do qual participam. Falou que o PCdoB é a favor da exploração no sistema de partilha, que garante a soberania do país ao destinar 40% para investimentos em educação e saúde. Criticou a posição do vereador Idenir Cecchim (PMDB), destacando que é estranho que venha de um colega cujo partido também participa do governo, inclusive com a indicação do vice-presidente. Para Cony, se o DEM e o PSD são contra o leilão, isso significa, então, que ele é bom para o Brasil, pois essas forças políticas, conforme ela, são as mesmas que com o PSDB privatizaram com lucro zero para os brasileiros.(MG)

MOBILIDADE - Pedro Ruas (PSOL) pediu que a EPTC observe a necessidade de realizar melhorias na Rua Ramiro Barcelos, que teve modificada a sua característica ao longo do últimos anos, transformando-se em uma perimetral, que corta a Ipiranga e a Protásio Alves e segue até a saída da cidade pela free-way, sem que tenha estrutura para isso. Reclamou que a velocidade é bem acima da que a via comporta e que os riscos de acidente são iminentes. Destacou, também, que com relação ao fato citado pelo vereador Tarcísio, na Diário de Notícias, deveria ser exigida a construção de uma passarela como contrapartida do Barra Shopping. Ruas ressaltou que muitas outras obras milionárias, e discutíveis, são debatidas para a Copa, mas aquela ali não é mencionada. (MG)

TURISMO – Professor Garcia (PMDB) criticou o abuso cometido na cidade contra esportistas e turistas que participam do Mundial de Atletismo Master. Disse que alguns taxistas têm cobrado corridas exorbitantes, entre R$ 80,00 e R$ 200,00, em deslocamentos do centro aos locais onde se realizam as competições (Cete Menino Deus, Esef, PUC e Sogipa). Afirmou que levou o caso ao conhecimento do presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, e observou que se essa é a forma como serão recebidos os turistas na Copa, Porto Alegre está de mal a pior. De acordo com Garcia, o campeonato Master deve trazer mais turistas do que virão para a Copa, porque juntamente com os atletas vêm seus familiares. Ele ainda criticou a falta de preparo dos restaurantes e outros prestadores de serviços, especialmente com a dificuldade da língua. (MG)
 
Textos: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
           Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
           Milton Gerson (reg.prof 6539) 
           Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)