Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Durante o período destinado às Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (3/11), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

PRÉDIO – Bernardino Vendruscolo (PROS) lamentou que uma comitiva de pessoas ligadas ao movimento negro e às religiões de matriz africana tenham tido a necessidade de recorrer à Câmara para pedir apoio para a realização de evento no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, já que o Executivo não autorizou o uso do espaço. "Trata-se de uma discriminação." Também voltou a destacar a importância histórica e arquitetônica do prédio que é sede do Grêmio Gaúcho e lembrou que muitos outros prédios históricos na Cidade já foram tombados. "Estou tentando sensibilizar as secretarias municipal e estadual de Cultura sobre o tombamento." (CS)

IMPEACHMENT - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre os protestos contra o atual governo, ocorridos neste final de semana em diversas capitais do Brasil. "Além de pedirem o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, exigiram intervenção militar, como se por trás disso estivesse a vontade deles de que a ditadura militar fosse novamente instaurada", disse. O vereador destacou que, em qualquer eleição democrática, haverá discursos radicais e opiniões ferrenhas. "Contudo, fechadas as urnas e anunciados os resultados, aqueles que se opuseram ao vitorioso devem respeitar a maioria", ressaltou. Comassetto disse que é preciso combater os discursos que propagam o ódio e a descriminação, pois eles acabam por desconstruir todas as conquistas sociais. (JD)

GUARDA - Mônica Leal (PP) lembrou que o dia 3 de novembro marca a data de criação da Guarda Municipal de Porto Alegre. "A Guarda Municipal faz parte da nossa segurança pública e é uma referência para a população", disse. A vereadora afirmou que a tarefa principal da Guarda é receber as denúncias de atuação de pichadores, através do Disque-Pichação. "A Guarda Municipal, ao completar 122 anos, pode ser considerada um patrimônio de Porto Alegre, composta por homens e mulheres dedicados e corajosos e que merecem o nosso respeito e incentivo", destacou.(JD)

GUARDA II – Kevin Krieger (PP) prestou homenagem ao aniversário de 122 anos da Guarda Municipal da Capital, comemorados na data de hoje. “Em nome do comandante da Guarda Municipal, Nilo Bottini, saúdo a todos os guardas que estão aqui cuidando do nosso patrimônio e da nossa segurança. Deixo o meu reconhecimento, carinho e respeito”, salientou Kevin, destacando que, no período de 2005 a 2008, foi secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública, no governo do prefeito José Fogaça, onde entregou o porte de armas para a Guarda e implantou o programa Vizinhança Segura com a patrulha nos parques e praças. (MK)

IMPEACHMENT II – Clàudio Janta (SDD) afirmou que jamais vai admitir um regime que tire o direito à liberdade das pessoas. “Tivemos uma eleição que o povo participou de forma democrática. Assistimos aos debates, programas de rádio e TV e depois o povo foi às urnas. Cabe a nós respeitar, agora, a opinião do povo e a democracia. Precisamos exigir pacificamente que a Constituição seja comprida. Queremos zelar pelo estado democrático de direito, não podemos retroceder”, concluiu o vereador, ressaltando que a democracia não pode ser contestada neste país. (MK)

JUDEUS – Idenir Cecchim (PMDB) manifestou a sua indignação em relação a uma mensagem postada, no Facebook, contra os judeus. “Eu não gosto de falar daquilo que as pessoas escrevem na página do seu Facebook. Mas eu queria ler o que um senhor postou na sua página e denunciar. Trata-se de um funcionário público concursado da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre que escreveu na sua página o seguinte: “Judeus não são eventualmente maus, eles são a maldade em forma de gente. O que eles fazem é sempre mau”, observou Cecchim, afirmando que a referida pessoa, com o nome de Carlos Alberto Santana, fez um comentário desastroso e que a comunidade judaica do RS precisa tomar providências. (MK)

RESTINGA - Mario Fraga (PDT) saudou o início do serviço de lotação nos bairros Restinga e Belém Novo, no Extremo Sul de Porto Alegre. “Essa é uma luta antiga de muitos vereadores. Fizemos reuniões com o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, para promover ajustes no edital de licitação. E agora temos que comemorar este grande fato para a nossa cidade”, ressaltou o parlamentar. “Haverá um ato nesta quarta-feira, às 10 horas na Restinga, e às 11 horas em Belém Novo. E na sexta-feira começa a operar”, informou o vereador. (MM)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
  Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)