PLENÁRIO

Sessão Ordinária / Comunicações, Grande Expediente e Lideranças

Nos períodos destinados a Comunicações, Grande Expediente e Lideranças da sessão desta quinta-feira (9/4) os vereadores debateram os seguintes temas:

INCÊNDIO - Bernardino Vendruscolo (PROS) falou sobre um incêndio ocorrido em uma refinaria, no estado de São Paulo. "Por que motivo não estão conseguindo apagar este incêndio?" O vereador destacou que os tanques que conservam produtos inflamáveis devem ser construídos longe uns dos outros, ao invés de estarem lado a lado, como no caso da refinaria de São Paulo. Vendruscolo explicou como funciona o armazenamento de produtos inflamáveis e destacou que há diversos erros cometidos na composição da refinaria paulista. "Posso dizer que o Brasil está pagando o maior mico perante o mundo, pois as suas condições de trabalho nas refinarias são arcaicas", afirmou. (JD)

CONFERÊNCIA - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre o preparo do Rio Grande do Sul para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. "É importante falarmos do significado desta conferência pois ela defende uma saúde pública de qualidade e acessível a toda a população", disse. A vereadora ressaltou que a temática da conferência será estratégica e abrangente, com temas como financiamento público-privado e participação popular na qualificação da saúde. "Também estamos defendendo que o projeto de lei que destina 25% dos recursos do pré-sal para a promoção da saúde pública seja unanimemente aprovado", concluiu. (JD)

TERCEIRIZAÇÃO - Alex Fraga (PSOL) falou sobre o projeto de lei que trata da prestação de contratos das empresas terceirizadas. "Este projeto é danoso para os trabalhadores, mas incrivelmente recebeu um número significativo de votos no Congresso", disse. O vereador disse que as empresas terceirizadas possuem uma prática recorrente de rescisão de contratos, sem destinar os devidos direitos aos trabalhadores demitidos. "Ou seja, eles ficam à margem do regramento das categorias trabalhadoras. Espero que este projeto de lei não siga adiante pois ele é uma vergonha para quem batalha pelos direitos dos trabalhadores", concluiu. (JD)

LEGADO - Sofia Cavedon (PT) lembrou que nesta sexta-feira (10/4) José Ivo Sartori, governador do estado gaúcho, completará cem dias à frente do governo. "No entanto, nós não entendemos um governo que só se lamenta desde o primeiro dia por causa das finanças que recebeu do governo anterior", disse. Sofia destacou que o PT tem orgulho de todos os movimentos e ações que foram feitos em benefício da população gaúcha. "Deixamos potencialidades como a recuperação salarial e a busca de investimentos fora do estado. Além disso, deixamos para o governo de Sartori R$ 3,5 bilhões já captados para a qualificação da educação no estado, mas, no entanto, eles continuam a se lamentar", afirmou. (JD) 

IMEDIATISTAS - Delegado Cleiton (PDT) lamentou que os policiais tiram a farda para andar nos ônibus da cidade. Um assunto que foi discutido e votado na Câmara a pedido do próprio sindicato dos policiais, diz ele. “Antigamente era um orgulho andar de farda e hoje não”, lamentou. O vereador chamou de oportunistas e imediatistas aqueles que querem reduzir a maioridade penal ao invés de dar educação. Para ele, não vai resolver prender jovens de 16 anos, porque o trafico vai buscar os de 14, lembrando que os imediatistas vão querer reduzir a maioridade ainda mais. “Logo teremos crianças de 8 ou 10 anos presas porque houve a redução de idade penal, lamentou. (FD)

TERCEIRIZAÇÃO II - Cláudio Janta (SDD) disse que ontem (8/4) foi um dia triste para a classe trabalhadora nacional com a aprovação no Congresso da terceirização da mão-de-obra. “A grande máquina estava ligada e o trator passou”. Lembrou que ontem também começou uma árdua batalha, por meio de emendas, que põem garantias e seguranças para o futuro de quem trabalha, como direitos assegurados aos trabalhadores que serão terceirizados. “As empresas, para fazer a terceirização, dependerão dos  sindicatos e precisarão se comprometer com depósitos para garantir a estabilidade e o direito do trabalhador”. Concluiu que a Câmara Municipal Porto Alegre aprovou uma moção, de sua autoria, contra a terceirização, “e agora vamos continuar na luta pelas garantias”. (FD)       

MÉDICOS - Dr. Thiago Duarte (PDT) lembrou o Dia Internacional da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. “Hoje vivemos um período de grande conturbação e dificuldade no exercício da Medicina”, referindo-se a dificuldade de atuação dos profissionais que trabalham em situações precárias, pressionados pelos gestores que tentam culpabilizar os profissionais pelos procedimentos. Dr. Thiago disse que o principal alvo são os médicos, lembrando que o caso de criminalização das cesarianas é exemplar. “A política é não dar direito de escolha à mãe em ter seu filho por meio de parto normal”. (FD)

PNE - Sofia Cavedon (PT) falou sobre as pré-conferências municipais de educação que vêm pontuando as avaliações coletivas da rede municipal. Chama a atenção para o comparativo do Plano Nacional de Educação que traz avanços para alunos e professores. São no total 20 metas para orientar os Planos Municipais de Educação, com metas de financiamento que obrigam em 10 anos a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Entre as metas, que preveem nenhuma criança fora da escola e nenhum adulto analfabeto, o plano também contempla o aumento do número de mestres e doutores formados pelas universidades. Concluiu celebrando a democracia pela ampliação, qualidade e financiamento do ensino brasileiro. (FD)     

SARTORI - Sofia Cavedon (PT) fez um balanço crítico dos primeiros 100 dias do governo de José Ivo Sartori. Questionando os cortes de gastos ocorridos em diferentes áreas, Sofia cobrou a nomeação de brigadianos e delegados de polícia aprovados em concurso público recente. A vereadora criticou o projeto "Escola Melhor: Socidade Melhor", que abre a possibilidade de parcerias público-privadas (PPPs) também dentro das escolas estaduais. "Empresas poderiam utilizar suas ações em escolas em materiais publicitários. Jogar a responsabilidade para o mercado, transformar a escola num produto rentável, é abrir mão de uma escola transformadora e democrática, com suporte público a um projeto político-pedagógico", explicou ela, resumindo que, em uma centena de dias, Sartori não teria apresentado nada para o Rio Grande do Sul. (CV)

TARSO - Idenir Cecchim (PMDB) abordou as recentes críticas do ex-governador Tarso Genro ao governo de sua companheira de partido Dilma Rousseff. "Fez as mesmas críticas que eu faço. Quem dizia que o alinhamento das estrelas era bom para o Rio Grande está revendo sua opinião", ironizou. Cecchim saiu em defesa de seu correligionário que ocupa o Palácio Piratini, e defendeu a atitude do governador de não comemorar seus primeiros cem dias, pois não há motivo para isso. "Não vamos celebrar a desgraça do estado. Não estamos fazendo choradeira, estamos apenas dizendo ao povo a situação vivida. Ao final do governo, poderemos, sim, comparar as gestões de Tarso e Sartori", ressaltou. (CV)

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (PCdoB) abordou em seu discurso a participação que fez na Escola Mané Garrincha para conversar com cerca de 200 crianças sobre proteção animal. Para Maroni, é importante que desde cedo, com sete, oito ou dez anos, os pequenos façam o "gesto político" de colocar um pouco de ração ou água na frente de suas casas para cachorros abandonados. "Acredito que só podemos mudar a política com amor, pureza e verdade", opinou. O vereador aproveitou a oportunidade e convidou seus colegas e demais presentes no plenário para acompanharem um curso de origami, técnica japonesa de dobraduras em papel, promovido pelo seu mandato. "Em breve, também faremos um curso de iniciação a yoga, que seria algo muito benéfico se implementado no período extra-curricular das escolas", defendeu. (CV)

ORLA - Márcio Bins Ely (PDT) comentou o desenrolar das discussões em torno do projeto que altera o Pontal do Estaleiro. O debate começou anos atrás, com o leilão da área. Depois, por meio de plebiscito oficial, a população se mostrou contrária às residências no local, destinando a zona apenas para comércio e serviços. Bins Ely aponta que, agora, o projeto é que se tenha um shopping e um hotel no Pontal. "A nosso ver, são equipamentos que qualificam a cidade e o convívio em Porto Alegre", acredita, reclamando da pequena utilização dos 74 km de orla do Guaíba. Bins Ely lembrou que quase quatro quilômetros de ciclovias, ente outras ações de compensação pelos impactos da obra, serão exigidos. (CV)

BURACOS - Bernardino Vendrusculo (PROS) enfatizou que os vereadores recebem muitas demandas e que seu trabalho deve se basear na busca por solucionar os problemas e dar mínima satisfação à sociedade. “Por isso, criamos a comunidade no Facebook denominada ‘Chutando o Balde’, local em que registramos os problemas em nossa cidade”, destacou. Bernardino citou o exemplo de um buraco que há 12 dias encontra-se na avenida Mauá, sinalizado com um cone. “Nós estamos vendo nossa capital carecendo de um grande mutirão para começar a fechar esses buracos, em alguns casos são crateras. Penso que os órgãos públicos devem ter as mínimas condições para agir em uma situação dessas”, disse. “Nós somos prestadores de serviços, temos que servir à sociedade”, finalizou. (LV)

ANIMAIS II - Lourdes Sprenger (PMDB) destacou projeto de lei de sua autoria que propõe desconto de 20% no IPTU para quem adotar animais. “Fui questionada por uma jornalista sobre que tipo de ações tenho em relação às crianças e idosos, por exemplo. Evidentemente me sensibilizo com essas situações e não comparo pessoas a animais. Ocorre que no caso dos últimos, existem poucas políticas de apoio e meu foco é nessa área. Nosso projeto já obteve 12 mil curtidas no Facebook e estamos multiplicando essa ideia virtualmente.” A vereadora lembrou ainda que o canil municipal possui 250 animais e a compensação no IPTU será dada pela redução nas despesas desse canil. “Esse projeto não é nenhuma exceção, já existe em Santa Catarina, Bahia e São Paulo. Queremos que essa proposta chegue ao Executivo, pois o poder público deve evitar crueldades contra os animais. Acredito muito no ser humano, penso que há mais pessoas do bem do que do mal.” (LV)

JORNALISMO - Mônica Leal (PP) disse que como jornalista lamentou o fim da circulação em papel do jornal O Sul. “Fiquei muito triste, pois sou leitora assídua. Os veículos impressos são ferramentas importantíssimas para transmissão de conhecimento, tendo em vista que através deles pode-se obter o aprofundamento das matérias. Sabemos que para a construção de uma sociedade com mais qualidade de vida a leitura alavanca o desenvolvimento social e cultural. Mesmo com as novas tecnologias, nada substitui o cheiro do papel”, ressaltou. A vereadora ainda destacou que aprecia de tal forma o veículo impresso que procura ser sempre a primeira a fazer a leitura. Mônica também mandou um abraço à comunidade judaica, que entre 3 e 11 de abril celebra a Festa da Libertação. “Quero cumprimentar toda a comunidade judaica por esse momento que representa a união e renovação de sentimentos”, finalizou. (LV)

PREFEITOS - Kevin Krieger (PP) agradeceu ao diretor da EPTC, Vanderlei Capelari, pela sua pronta resposta, eficiência e agilidade em tentar resolver o problema de um grande buraco na Avenida Mauá. O vereador ressaltou também que há 40 anos, no dia 8 de abril de 1975, o ex-prefeito e vereador Guilherme Socias Villela assumia a Prefeitura da Capital. Já o ex-prefeito e ex-vereador João Antônio Dib assumiu seu mandato em 8 de abril de 1983, 32 anos atrás. “Quero deixar aqui os nossos maiores agradecimentos por tantos anos de trabalhos desenvolvidos pela cidade de Porto Alegre. Não tenho dúvida que a cidade cresceu muito naquela época. Também está aqui o vereador Reginaldo Pujol, que teve a satisfação de, junto com Villela e Dib, ser diretor do Demhab." (MK)

PREFEITOS II – Reginaldo Pujol também ressaltou a data que marca a gestão dos prefeitos Villela e Dib e lembrou de quando foi diretor do Departamento Municipal de Habitação. “Em 11 de abril de 1975, assumi o Demhab, onde aprendi muito. Era um advogado que conhecia a constituição trabalhista brasileira e não entendia de habitação. Fico muito feliz de ouvir a sua manifestação, Kevin, porque acho que o prefeito Villela tem que ser entendido na circunstância da época. Sou testemunha de alguns acontecimentos e feitos dele que são mais importantes ainda do que a implantação dos corredores de ônibus na cidade, construção das perimetrais, parques e praças”, comentou Pujol, observando que Villela tinha uma postura impecável. (MK)

Textos: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
           Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
 
           Flávio Damiani (reg prof 6180)
           Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
           Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)