Sessão ordinária / Lideranças - Comunicações
Em Lideranças e Comunicações, na tarde desta quinta-feira (14/6), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foram feitos os seguintes pronunciamentos:
CONVENÇÃO Elói Guimarães lembrou que o PTB realizará, na noite desta quinta-feira, na Câmara Municipal, sua convenção partidária com vistas ao pleito eleitoral de outubro. O vereador disse que o PTB irá participar de coligação que terá o PDT com a indicação do candidato a prefeito. Mas não faremos coligação na proporcional. Vamos concorrer com nominata própria, com 54 candidatos, dos quais 17 mulheres, como pede a lei. Elói lembrou ainda ser o PTB o primeiro partido a fazer convenção na Capital, marcando o início das atividades eleitorais deste ano. (HP)
SUSTENTABILIDADE Carlos Comassetto (PT) destacou a realização da Rio + 20 e lamentou que Porto Alegre venha perdendo seu protagonismo no campo da sustentabilidade. Lembrou que a Capital já foi apontada como a de melhor ar entre metrópoles internacionais e lamentou que agora o ar seja de má qualidade, além dos medidores de poluição estarem desativados. Também lamentou a falta de uma política de expansão e qualificação do solo urbano e a retirada de recursos previstos para a implantação dos parques Linear do Arroio do Salso e do Morro São Pedro. (HP)
CPI João Antônio Dib sugeriu ao vereador Mauro Pinheiro (PT) a leitura de texto disponível na Câmara Federal sobre organização e funcionamento de CPIs. Dib disse que Mauro, presidente da CPI do Instituto Ronaldinho, em atuação na Casa, tem tomado posições sem consultar os integrantes da comissão e criticou o fato de, na manhã desta quinta-feira, a reunião ter funcionado com apenas quatro vereadores. Também questionou o fato de ter sido marca visita pelo presidente da CPI a órgão público em dia e horário de sessão ordinária. Isso é um desrespeito, salientou. (HP)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)