Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (11/11), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos no período destinado às comunicações de lideranças:
 
ALAGAMENTOS - Any Ortiz (PPS) falou sobre os alagamentos na cidade. Ela defendeu que Porto Alegre precisa de um plano de prevenção urgente, pois “tudo o que nós temos são ações paliativas”. Any admitiu que os valores para um sistema eficiente de escoamento de água é caro, mas considera que os prejuízos à população são mais caros ainda. “A longo prazo o investimento seria coberto apenas com as indenizações que a prefeitura deixaria de pagar àqueles que têm bens alagados, destruídos”, avaliou, dizendo que muito está sendo feito na área, mas ainda é muito aquém do necessário. “Eu não quero mais subir nesta tribuna para falar do mesmo assunto”, concluiu. (GF)
 
ALIMENTAÇÃO - Tarciso Flecha Negra (PSD) fez uma análise do mercado de produtos para diabéticos e defendeu uma proposta de sua autoria sobre a inclusão de alimentos deste tipo nos restaurantes da cidade. O vereador disse que sua maior preocupação é com as crianças que chegam aos restaurantes e convivem com excesso de doce e gordura. “As pessoas precisam se alimentar mais com legumes, verduras e todos os tipos de alimentos saudáveis, com menos gordura, menos açúcar”, defendeu. (GF)
 
PRESIDÊNCIA - Idenir Cecchim (PMDB) anunciou o nome de Professor Garcia (PMDB) para presidir a Câmara Municipal em 2014. Ele informou que a bancada decidiu, por unanimidade, “numa construção plural e democrática”, e acrescentou: “O PMDB se mobiliza com força e união, respeitando a todos, como forma de contribuir com a sociedade”. Cecchim disse que todos os parlamentares do partido têm posição de destaque, “seja no próprio PMDB, seja na Câmara Municipal“. Ao final, ele agradeceu a bancada pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e garantiu que a presidência irá respeitar todos os partidos da Casa. (GF)
 
FOGOS - Bernardino Vendrusculo (PROS) tratou do projeto que fala da restrição da venda e uso de fogos de artifício, que não foi sancionado pelo Executivo e, assim, caberá ao Legislativo promulgá-lo. Ele lembrou que o projeto visa restringir a comercialização e o manuseio do produto. “Hoje há uma certa liberalidade no comércio e no uso”, lamentou, ao dizer que é preciso aprender com os exemplos negativos. “Nós queremos, com este projeto, evitar que os fogos sejam vendidos para pessoas que não tenham condições de avaliar o perigo que isto possa trazer a sua vida e a vida de outros”, concluiu. (GF)

DRENAGEM - Airto Ferronato (PSB) parabenizou Antonio Damasceno Lima, que foi eleito presidente da Fracab no último sábado (9/11). Sobre os alagamentos ocorridos na cidade devido às chuvas desta madrugada e manhã de hoje, Ferronato salientou que os servidores do DEP são referência no país em manutenção da qualidade na drenagem. "Porto Alegre tem grandes projetos nesta área." Informou que projeto de drenagem para o Bairro São João/Navegantes está concluído e listou várias obras de drenagem realizadas pelo DEP na cidade. Segundo ele, ampliação e reforma total nas casas de bomba de Porto Alegre representará um salto de qualidade na drenagem da Capital. (CS)

PAMPA - Cláudio Janta (SDD) fez relato da sua participação, como representante da Câmara Municipal, na 7ª Conferência Internacional do Bioma Pampa. Segundo ele, projeto que tramita no Congresso há oito anos propõe tornar 62% do Estado em reserva permanente de preservação ambiental, o que obrigaria autorização de órgãos ambientais para qualquer empreendimento no bioma pampa. "Isso vem dificultando o desenvolvimento da Fronteira Oeste do Estado, pois investidor se depara com a faixa de fronteira. Há investimentos maciços do governo federal na Amazônia, é necessário que haja o mesmo tratamento em relação aos municípios da Fronteira Oeste, a fim de manter o homem do campo em seu local de origem." (CS)

CENTRO - Alberto Kopittke (PT) destacou a realização de eleições internas e diretas do PT no último final de semana. Segundo ele, o pleito teve a participação de 2,5 mil filiados em Porto Alegre e mais de 500 mil filiados no país. Também informou ter realizado, na Restinga, a 27ª edição do Mandato na Rua, promovido pelo seu gabinete. Kopittke cobrou explicações da prefeitura sobre o abandono das obras do Centro Popular de Compras da Restinga, que haviam sido anunciadas pela administração em junho de 2011. "Há um mau uso dos recursos públicos, as obras estão paradas, e o local está sendo utilizado pelos moradores de rua ou como estacionamento de carros." Kopittke também lamentou que parte da estrutura de ferro adquirida pela prefeitura para o centro de reciclagem esteja atualmente jogado em matagal. (CS)

RUBBO - Guilherme Socias Villela (PP) lamentou o falecimento do ex-vereador Julio Rubbo e prestou homenagem ao ex-parlamentar. Lembrou a trajetória de Rubbo como político e como profissional, tendo feito doutorado em Saneamento das Cidades pela Ufrgs e atuado como professor universitário na Ufrgs e na Pucrs. Como vereador de Porto Alegre, nos anos 1970, Rubbo integrou a Comissão de Economia e Finanças. No Executivo municipal, Rubbo foi secretário da Secretaria Municipal de Obras e Viação e do então Departamento Municipal de Limpeza Pública. (CS)

DEP - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre a calamidade e a qualidade de serviços em Porto Alegre. “Quero tratar exatamente sobre isso, pois a cidade está clamando por serviços de qualidade”, enfatizou. O vereador afirmou que o DEP gasta milhões, porém não resolve os problemas. “A comunidade da Vila Ipê II, pela sexta vez, perdeu tudo. O DEP assume um compromisso público e não cumpre, não apresenta projetos e não inicia as obras: isso é improbidade administrativa”, destaca. O vereador conclui pedindo ao prefeito em exercício uma investigação no DEP e que o Executivo declare estado de calamidade pública, pois “os estragos da chuva atingiram mais de 10% da população”. (LV)

CHUVAS - Mario Fraga (PDT) prestou solidariedade às comunidades atingidas pelas fortes chuvas de ontem e hoje. Rebatendo críticas da oposição, lembrou que, na gestão do PT na prefeitura, teve gente que andou de jet-ski na Avenida Goethe. Fraga pediu que os vereadores não façam discursos “que não levam a nada” sobre os efeitos do temporal. Também comemorou a inauguração do CAR Sul, na Avenida Juca Batista, e de outras melhorias na orla do Guaíba, como revitalização do calçadão e da ciclovia de Ipanema. (CB)
 
BANDA - Sofia Cavedon (PT) disse que a Banda Municipal ainda espera por respostas do Executivo sobre suas demandas, entre elas o acesso a “seu espaço originário de ensaios”, o Auditório Araújo Viana. “Para minha surpresa, nada se alterou. A prefeitura não notificou a Opus. Espero que não chegue ao ponto de a Justiça suspender a concessão”, afirmou. Sofia também lamentou o veto do prefeito a projeto de sua autoria para instalação de brinquedos adaptados para crianças deficientes nas escolas municipais. Garantiu que esses equipamentos, que já existem no Parcão, não são caros. (CB)
 
DEMAGOGIA - Delegado Cleiton (PDT) elogiou iniciativas do PT quando ocupava a prefeitura, lembrando que vias do Morro Santa Teresa foram asfaltadas nas gestões petistas. Segundo ele, o PT construiu o calçadão de Ipanema, que, na sua opinião, está muito melhor hoje. O vereador afirmou, porém, que, naquela época, também havia calamidades, tendo inclusive morrido “um menor devido a uma enchente”. Na sua opinião, é “demagogia, trabalhar com a desgraça dos outros”. Conforme Delegado Cleiton, é preciso fazer oposição com seriedade. (CB)
 
INUNDAÇÃO - João Carlos Nedel (PP) lamentou o grande volume de chuva e rebateu críticas sobre a situação da Rua das Andorinhas, na Vila Ipê II. Segundo ele, o projeto contra alagamentos no local está pronto e pago pela construtora Rossi, que deveria ter feito uma bacia de contenção. Também disse que há diversos fatores que provocam os alagamentos, como a altura de algumas pontes do Dilúvio, o acúmulo de lixo e o assoreamento de bacias de contenção, que, de acordo com ele, não podem ser limpas porque o Ministério Público não deixa tirar a areia contaminada sem ter lugar autorizado para recebê-la. (CB)

ESGOTOS - Clàudio Janta (SDD) lembrou que mora na Zona Norte há mais de 30 anos: “E há 30 anos aquela região alaga”. Conforme o vereador, a cidade tem um problema estrutural, agravado quando se liberam grandes empreendimentos imobiliários em regiões com redes de esgotos que são as mesmas há 60 anos. Janta afirmou que uma das regiões que em breve deverá sofrer com alagamentos é o Morro Santana, onde vem sendo feito um condomínio no antigo estádio do Cruzeiro. “Lá, as galerias de esgotos fluvial e cloacal são as mesmas há 30 anos”. O vereador ainda alertou os vereadores sobre a data de 11 de janeiro de 2014, prazo final para uma solução sobre servidores que atendem no Programa de Saúde da Família (PSF). “ Não podemos deixar a cidade sem um atendimento importante para a saúde pública como é este.” (HP)

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
          Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
          Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)