Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Nos períodos destinados às Lideranças, na sessão desta quarta-feira (27/2) da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores abordaram os seguintes temas:

AEROPORTO – João Carlos Nedel (PP) convidou o público e os vereadores para a audiência pública do dia 11 de março, às 19 horas, no plenário da Câmara para discutir a expansão da pista do Aeroporto Salgado Filho. Nedel disse que a Copa do Mundo está próxima, mas a nova pista, prevista há mais de 20 anos, não saiu do papel. “Todos esperamos uma definição”, lamentou. O vereador lembrou que a Vila Dique foi retirada dos fundos do aeroporto, e o governo desapropriou parte de outra vila. “Ou seja, recursos já foram investidos pela prefeitura e pelo Estado.” Conforme Nedel, três projetos foram elaborados, um deles aprovado, mas a situação é urgente. O vereador garantiu não se opor à construção de um novo aeroporto na Região Metropolitana, mas defende que Porto Alegre não abra mão da expansão da pista do Salgado Filho para não ter prejuízos. (CB)

AGRADECIMENTO - Séfora Mota (PRB) agradeceu o carinho das pessoas que a elegeram. “É um povo carente, mas sabemos que o governo municipal está empenhado”, disse. A vereadora ainda agradeceu o apoio dos funcionários da Câmara, por a receberem “de braços abertos”. Na sua opinião, sua ideia é fazer política para ajudar o povo, acabar com a pobreza e as drogas. “Precisamos de leis auto-aplicáveis e de exercer nosso poder de fiscalização”, acrescentou. Anunciou que, na sexta-feira, às 8h30min, estará na Vila Pedreira para conhecer o que aflige a comunidade. Contou que hoje esteve na aula inaugural da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na Restinga, e ficou contente com o que viu. “Tem turno integral, turno inverso e EJA”, disse. Também manifestou apoio à campanha Lotação Já na Restinga. (CB)

DENGUE - Alex Fraga (PSOL) alertou para o avanço da dengue em Porto Alegre e cobrou que as autoridades se empenhem na luta contra a doença. Na sua opinião, há uma iminente epidemia de dengue. “Temos aumento significativo do número de casos: há 24 confirmados, sendo 10 contraídos aqui”, lamentou. “Temos o perigo na nossa porta; a prefeitura precisa disponibilizar todas as suas equipes para conscientização e combate ao mosquito”, disse. Contou que há ainda 54 casos de suspeita de dengue, pessoas que podem estar contaminadas e que poderão, por meio do mosquito, aumentar o número de casos. “Todos podem ser agentes no combate a esse problema”, pediu. (CB)

CARTILHA - Alberto Kopittke (PT) citou a publicação de cartilha apresentada em São Paulo pelo ex-presidente Lula sobre os 10 anos do governo da União comandado pelo PT. “Desde 2002, este governo aposta em um novo modelo de desenvolvimento, com a ruptura com o modelo neoliberal”, disse. Conforme o vereador, pela cartilha é possível acessar dados comparativos da década de 90 com o período Lula-Dilma. “Nos 10 anos anteriores ao governo Lula, a inflação acumulada foi de 106%, e, no período seguinte, de 76%”, informou. “No governo anterior, a dívida pública teve um aumento de 143%, contra uma redução de 41% no governo Lula.” Kopittke também disse que, nos governos Lula e Dilma, “o país não está mais de joelhos para os Estados Unidos”. (CB)

AULAS – Delegado Cleiton (PDT) relatou duas visitas que fez a escolas municipais da Restinga na manhã desta quarta-feira (27/2). “Na escola  Nossa Senhora do Carmo fiquei muito feliz com as mudanças estruturais do local e, especialmente, com a iniciativa do governo municipal em dar uniformes para todos os alunos da rede. Também fiquei satisfeito com o que vi na escola Lari José Ribeiro, pois lá, independente do salário e das condições de trabalho, pude identificar nos professores um sentimento de que há seriedade e compromisso de passar conteúdos técnicos e morais aos estudantes”. (GF)

MULHERES - Jussara Cony (PCdoB) detalhou a programação da Semana da Mulher, que irá ocorrer entre os dias 5 e 10 de março na Câmara. Ela destacou a exposição fotográfica em homenagem à primeira vereadora de Porto Alegre, Julieta Battistioli, a visita à penitenciária feminina Madre Peletier e a Tribuna Popular, cujo tema será Políticas públicas para mulheres e participação política. “A questão da mulher é uma questão de toda sociedade. Felizmente já avançamos muito, mas precisamos lutar permanentemente.”, afirmou Jussara. (GF)

AULAS II – Tarciso Flecha Negra (PSD) lembrou de seu passado ao relatar sua ida à escola Nossa Senhora do Carmo, destacando o avanço que ela teve na parte física nos últimos anos. Ele parabenizou o Executivo pela entrega do uniforme e do kit escolar aos estudantes. Tarciso terminou enaltecendo o esporte como instrumento de inclusão social e fazendo cobranças: “eu estive visitando, só este ano, 12 escolas municipais em que os diretores pedem a cobertura das quadras esportivas e acho que esta Casa deve lutar para que isto aconteça”. (GF)

OLÍMPICO – Alceu Brasinha (PTB) criticou o projeto de tombamento do estádio Olímpico e a emenda que propõe transformar o local em um centro de eventos. Ele também apontou algumas políticas positivas da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, “especialmente pelo apoio aos pequenos empresários e na fiscalização das casas noturnas”. Brasinha também elogiou a colega Séfora Mota pelo projeto para terminar com as comandas nos bares da cidade, o que facilitaria a saída das pessoas em caso de emergência. (GF)

DENGUE - A vereadora Sofia Cavedon (PT) manifestou preocupação com a epidemia de dengue que ocorre em Porto Alegre. Segundo ela, as observações mostram que a maior causa é o acúmulo de lixo urbano na cidade. A parlamentar criticou a prefeitura por abandonar o programa Bota Fora, que retirava o lixo de grande porte em áreas mais afastadas da região central. “A mudança do modelo de coleta de lixo é um problema grave na Capital. A total terceirização do sistema é o que causa isso. Não há compromisso com a coleta séria, inteira na cidade.” Com relação à emenda propondo a criação do Centro de Eventos do Estado na área do Estádio Olímpico, Sofia pediu que o tema seja tratado com seriedade. “A implosão pode trazer problemas sérios para a cidade. A torcida gremista merece, e a cidade ganha se construirmos um espaço cultural naquele local, e não um grande empreendimento imobiliário como está previsto.” (MM)

Textos: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
    
Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
    
Maurício Macedo (reg. prof. 9532)