Sessão Ordinária / Lideranças
Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (15/10), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
PROFESSORES Gostaria de parabenizar os professores pelo Dia do Professor, registrou Mônica Leal (PP). Conforme a vereadora, a data serve não só para homenagear, mas também para refletir sobre o profissional indispensável que é o professor. Um país que valoriza o professor é um país desenvolvido. A educação é o chão da qualidade de vida. A vereadora afirmou que existem questões importantes a serem melhoradas. Entre elas, a excessiva carga horária, a violência dentro da sala de aula e a falta de valorização. Precisamos incentivar os professores e a educação, disse. (TA)
DEBATES - Tarciso Flecha Negra (PSD) disse que acompanhou todos os debates que ocorreram nas eleições deste ano. Sinto muita tranquilidade com as falas dos candidatos. Vejo a educação, a saúde e a segurança sendo tratadas como prioridade em todos os governos., afirmou. Conforme o vereador, o Brasil precisa de qualidade e interesse nestes setores. (TA)
PONTE O que se viu ontem, naquela suposta inauguração da nova ponte do Guaíba, foi um verdadeiro circo, criticou Idenir Cecchim (PMDB). Eles tiveram quatro anos para fazer alguma coisa e, dez dias antes da eleição, aparecem com isso, criticou. Durante seu discurso, o vereador afirmou que registrou o episódio em fotos e vídeos e que encaminhará tudo para o Ministério Público. Eles só fizeram um buraco, foi ridículo, não sei nem se isso é digno de pena. (TA)
EDUCAÇÃO - Delegado Cleiton (PDT) afirmou que a fórmula mágica para se fazer segurança pública é investir em educação. Precisamos tratar da pauta da educação e da segurança. De acordo com ele, o governo do Estado deveria investir cada vez mais em educação. Os professores deveriam ganhar o melhor salário do Estado, eles são verdadeiros guerreiros e precisam ser valorizados, destacou. (TA)
EDUCAÇÃO II - João Carlos Nedel (PP) respondeu a Sofia Cavedon (PT) sobre os salários dos professores no Rio Grande do Sul. Nedel indicou que os docentes municipais recebem duas ou três vezes mais que o piso estimulado, enquanto os estaduais não ganham o que está previsto em lei federal, estipulada pelo atual governador Tarso Genro, quando ministro da Justiça. Acho que os professores devem ir para a frente do Palácio Piratini fazer o seu protesto, disse. O vereador também lembrou das bolsas do Unipoa para cursos nas faculdades particulares não filantrópicas, questionado por Sofia Cavedon. (JM)
SUCATEAMENTO - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre a importância do trabalho dos professores e a desvalorização da sua função. Lembrou dos baixos salários e da falta de concursos públicos para a área. A crise é longa, nós precisamos ter reformas estruturais para ter a educação como prioridade, disse. A vereadora também falou sobre o ato feito pelos municipários hoje, em frente à Prefeitura, e sobre as suas reivindicações. A prefeitura tem tido, sim, uma política de sucateamento, criticou. (JM)
ENCONTRO - Lourdes Sprenger (PMDB) prestou contas sobre sua viagem a Caçapava do Sul, no interior do Estado. A vereadora representou a Escola Legislativa da Câmara Municipal e o presidente da Casa, vereador Professor Garcia (PMDB), em um encontro para nivelar conhecimentos de informática de servidores de câmaras municipais do Rio Grande do Sul. Lourdes Sprenger classificou como muito oportuna e importante a iniciativa e convidou os vereadores para o Encontro das Escolas Legislativas, que ocorrerá na Câmara de Porto Alegre nos dias 12, 13 e 14 de novembro. (JM)
PROFESSORES II Sofia Cavedon (PT) homenageou os professores brasileiros. Nos tempos em que a visão de hegemonia capitalista é crítica e empoderadora, quero homenagear o Dia do Professor. Vale registrar que o Rio Grande do Sul supera índices muito baixos. Esta evolução em tão pouco tempo no Estado respondeu a um desafio de repensar a escola e trabalhar a favor de uma prática integrada. A essência dos professores é o estudo e o aprendizado permanente para poder educar permanentemente, ponderou, acrescentando que a aposta é que os educadores possam produzir uma educação transformadora. (MK)
PRESÍDIO - Alberto Kopittke (PT) ressaltou dois fatos atuais importantes. Creio que todos aqueles que têm o compromisso público para a melhoria da nossa sociedade devem ter se emocionado também. Eu me refiro ao início da demolição do Presídio Central de Porto Alegre. Estive ontem juntamente com o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, que começou a derrubada do pior pavilhão do presídio. O prédio está há 65 anos sem a menor condição de uso, em situações vexatórias, onde mil pessoas viviam ali em condições absolutamente desumanas. Só venceremos a violência com humanismo, observou. (MK)
PROFESSORES III João Derly (PCdoB) destacou que hoje é um dia muito importante alusivo aos educadores. Eu gostaria de fazer uma saudação especial aos professores, que são fundamentais na formação de cada um de nós. Aproveito para parabenizar a todos os mestres que nos ensinam e se esmeram em prol do conhecimento. Em especial, me refiro ao meu grande mestre Antônio Carlos Pereira (Kiko), que foi meu professor durante toda trajetória como atleta, sempre meu amigo, incentivador, conselheiro e muitas vezes até psicólogo, concluiu. (MK)
PROFESSORES IV Airto Ferronato (PSB) registrou os cumprimentos de sua bancada pela data dos professores e salientou que também é um professor. Eu vim de uma família de três gerações de professores. Estou aqui no Legislativo desde 1989 e sei que estas linhas e consecutivas vitórias eleitorais sempre tiveram a força e participação ativa dos meus alunos. Eu reconheço que as minhas vitórias são oriundas da minha primeira e marcante tarefa, que é a atividade de professor, aqui no município de Porto Alegre, finalizou, enfatizando o seu reconhecimento e gratificação por ser professor. (MK)
Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Mariana Kruse (reg. prof. 12088)