Comissões

Prefeitura anuncia termo aditivo no contrato com Hospital de Porto Alegre

Extraordinária: Cosmam realizou reunião na manhã desta quinta-feira Foto: Tonico Alvares
Extraordinária: Cosmam realizou reunião na manhã desta quinta-feira Foto: Tonico Alvares

Atentendo às reivindicações da Associação dos Funcionários Municipais (AFM), mantenedora do Hospital Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oficializou a formalização do termo aditivo no contrato que a instituição tem com a prefeitura. O anúncio foi feito em reunião da presidência da Câmara Municipal em conjunto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), na manhã desta quinta-feira (12/08).

O convênio prevê a realização de atendimentos específicos para servidores municipais da cidade. "Sabemos da importância do trabalho da AFM, e por isso somos parceiros para avançar dentro das nossas possibilidades. O sucesso das instituições representa o sucesso do governo", frisou o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Bósio. Segundo ele, há, inclusive, interesse por parte da SMS em realizar novas contratualizações com o Hospital para abrir leitos voltados para o tratamento de dependência química.

Gastos

Outras demandas solicitadas pela instiuição, como a flexibilização do limite de gastos do hospital que é de R$ 1,2 milhões para R$ 1,5 milhões não foi contemplada pela secretaria. "Enquanto não aumentarmos o nosso teto financeiro com o governo federal, não teremos recursos suficientes para ampliar os gastos das instituições conveniadas", explicou.

Conforme João Paulo Machado, da AFM, é um alívio poder concretizar o termo aditivo com o governo municipal. "Sem esse apoio da prefeitura, teríamos que fechar as portas", calculou. Cerca de 30 mil pessoas são atendidas por ano pela instituição. "Precisamos avançar para atender um número maior de pacientes que necessitam de tecnologia avançada para resolver seus problemas. Estamos ainda muito defasados", revelou.

Um relatório com todas as atividades da AFM foi entregue através do presidente da Cosmam, vereador Aldacir Oliboni (PT), ao secretário adjunto. "Esperamos concretamente que o Hospital de Porto Alegre supere as dificuldades e que consiga cada vez mais prestar um atendimento que é fundamental para a cidade", disse Oliboni. O encontro foi coordenado pelo presidente da Casa, vereador Nelcir Tessaro e contou com a participação dos vereadores Dr. Raul (PMDB), João Antonio Dib (PP) e João Carlos Nedel (PP).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)