Dia Internacional da Mulher

Primeira vereadora transexual em Porto Alegre toma posse nesta quarta

Advogada Luísa Stern é  e militante do movimento LGBT
Advogada Luísa Stern é e militante do movimento LGBT
A transexual Luísa Stern, que ficou na suplência pelo PT nas eleições municipais de 2016, toma posse como vereadora nesta quarta-feira (7), em cerimônia que se realiza a partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal. A advogada e militante dos direitos humanos e da causa LGBT permanecerá no cargo de quarta a sexta-feira, numa iniciativa do PT que visa marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Durante os três dias, Luísa substitui o vereador Aldacir Oliboni (PT), que permanecerá em licença.
Luísa destaca que é inédito o fato de uma pessoa transgênero assumir a vereança na Capital. Acredita que a visibilidade decorrente abre caminhos a outras pessoas ligadas ao movimento LGBT e a outras minorias, de modo a alcançarem posições de destaque na sociedade. Durante seu período como vereadora, a advogada pretende defender pautas do movimento, como pressionar o Executivo pela criação do Conselho Municipal LGBT.
O PT promove, em datas que tenham impacto social, um rodízio por meio do qual os suplentes possam tomar posse para defender bandeiras do seu movimento. Também assumirá como vereadora para marcar o Dia Internacional da Mulher a suplente Natália Alves, no lugar de Marcelo Sgarbossa.