Comissões

Procon apresenta aplicativo em reunião da Cedecondh

Apresentação do aplicativo de atendimento do Procon Porto Alegre. Na foto, vereadores Dr. Thiago, Adeli Sell e o Diretor Executivo  do Procon municipal, Cauê Vieira
Cauê Vieira (d) expôs a inovação aos vereadores (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Procon Porto Alegre fez uma apresentação sobre seu aplicativo para celular na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (31/5). O objetivo da divulgação foi esclarecer as funcionalidades do programa e comprovar sua eficácia. Estiveram presentes representantes da OAB e da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra/RS). 

Lançado em 16 de março de 2015, o aplicativo foi criado porque “a sociedade de consumo é cada vez mais tecnológica e não seria lógico o Procon não seguir a tendência de seus clientes”, afirmou Cauê Vieira, diretor executivo do Procon Porto Alegre. Assim, o acesso ao órgão foi facilitado e mais denúncias puderam ser feitas. Segundo ele, o aplicativo foi o primeiro do Brasil a registrar ocorrências, repercutindo internacionalmente. No aplicativo Procon Porto Alegre, é possível faz denúncias, tirar dúvidas e ver o ranking das empresas com maior número de reclamações.

A vice-presidente da Acelbra/RS, Ester Benatti, declarou que o programa veio muito a calhar para a comunidade celíaca porto-alegrense: “Se eu não souber discriminar os rótulos dos alimentos, minha saúde corre um sério risco. O aplicativo é ótimo porque faço a denúncia instantaneamente – se estou no mercado, tiro uma foto do produto e já presto a queixa pelo celular”. 

O vereador Adeli Sell (PT) também se manifestou sobre a iniciativa: “Não deveríamos fazer só a divulgação, mas também um dia temático com o consumidor”, sugeriu. Também estiveram presentes os vereadores José Freitas (PRB), João Bosco Vaz (PDT) e o presidente da Comissão, Dr. Thiago Duarte (DEM).

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)