Comissão Especial

Telefônicas dizem que atendimento é bom

Empresas apresentaram medidas para melhorar atendimento Foto: Kaiser Konrad
Empresas apresentaram medidas para melhorar atendimento Foto: Kaiser Konrad

Representantes de operadoras de telefonia celular participaram, nesta segunda-feira (28/8), de encontro no plenário Ana Terra da Câmara Municipal. Convidados pela comissão especial que avalia a prestação de serviços no setor, eles anunciaram investimentos e reafirmaram a preocupação constante com a qualificação e melhoria no atendimento ao consumidor.
 Marta Soares, do departamento hurídico da Tim Celular, informou sobre programas internos e a criação de um call center, na cidade de Santo André, visando agilizar soluções para os clientes. “A telefonia é dinâmica e demanda processos diários visando sua melhoria”, destacou. 
 
Pela Claro Celular, José Luiz Aymay explicou que uma linha direta e gratuita mantida com o Procon é responsável pela resolução de 80% das queixas que envolvem a empresa. “Investimos muito no órgão, porque o vemos como uma forma preventiva de agilizar as questões com o consumidor”, disse. 

Cledi Souza, da Brasil Telecom, argumentou que parte da insatisfação se deve, às vezes, à falta de esclarecimento dos clientes sobre as condições dos planos contratados. Além de um call center, a operadora mantém assistências técnicas nas lojas e um serviço de ouvidoria para atender às reclamações dos usuários.

Presente ao encontro, o gerente regional da Anatel, João Jacob Bettoni, afirmou que desde a sua criação, em 1997, a agência aplicou R$ 396,7 milhões em multas a operadoras de telefonia fixa e móvel, dos quais R$ 136,3 milhões já foram recolhidos. “Estamos atentos à prestação dos serviços. Somos implacáveis e irredutíveis”, disse, esclarecendo que a fiscalização busca somente o cumprimento dos requisitos assumidos nos contratos.

Na reunião, também foi ouvido o depoimento de um consumidor que teve a linha de um aparelho analógico suspensa duas vezes, o mesmo acontecendo com sua esposa, que teve o serviço interrompido quatro vezes. A empresa teria alegado necessidade de atualização e troca por aparelhos digitais, quando a lei prevê o funcionamento do sistema analógico até junho de 2008.

Presidente da comissão especial, o vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB) assinalou a necessidade de maior atenção aos usuários da telefonia celular. “Como consumidor, estou convencido de que está muito oneroso buscar meus direitos”, lamentou. 

Das quatro empresas convidadas, somente a Vivo Celular não enviou representante ao encontro. A comissão do Legislativo pretende realizar mais uma reunião, em data a ser confirmada, para ampliar o debate com as operadoras.

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)  

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