Telefônicas dizem que atendimento é bom
Representantes de operadoras de telefonia celular participaram, nesta segunda-feira (28/8), de encontro no plenário Ana Terra da Câmara Municipal. Convidados pela comissão especial que avalia a prestação de serviços no setor, eles anunciaram investimentos e reafirmaram a preocupação constante com a qualificação e melhoria no atendimento ao consumidor.
Marta Soares, do departamento hurídico da Tim Celular, informou sobre programas internos e a criação de um call center, na cidade de Santo André, visando agilizar soluções para os clientes. A telefonia é dinâmica e demanda processos diários visando sua melhoria, destacou.
Pela Claro Celular, José Luiz Aymay explicou que uma linha direta e gratuita mantida com o Procon é responsável pela resolução de 80% das queixas que envolvem a empresa. Investimos muito no órgão, porque o vemos como uma forma preventiva de agilizar as questões com o consumidor, disse.
Cledi Souza, da Brasil Telecom, argumentou que parte da insatisfação se deve, às vezes, à falta de esclarecimento dos clientes sobre as condições dos planos contratados. Além de um call center, a operadora mantém assistências técnicas nas lojas e um serviço de ouvidoria para atender às reclamações dos usuários.
Presente ao encontro, o gerente regional da Anatel, João Jacob Bettoni, afirmou que desde a sua criação, em 1997, a agência aplicou R$ 396,7 milhões em multas a operadoras de telefonia fixa e móvel, dos quais R$ 136,3 milhões já foram recolhidos. Estamos atentos à prestação dos serviços. Somos implacáveis e irredutíveis, disse, esclarecendo que a fiscalização busca somente o cumprimento dos requisitos assumidos nos contratos.
Na reunião, também foi ouvido o depoimento de um consumidor que teve a linha de um aparelho analógico suspensa duas vezes, o mesmo acontecendo com sua esposa, que teve o serviço interrompido quatro vezes. A empresa teria alegado necessidade de atualização e troca por aparelhos digitais, quando a lei prevê o funcionamento do sistema analógico até junho de 2008.
Presidente da comissão especial, o vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB) assinalou a necessidade de maior atenção aos usuários da telefonia celular. Como consumidor, estou convencido de que está muito oneroso buscar meus direitos, lamentou.
Das quatro empresas convidadas, somente a Vivo Celular não enviou representante ao encontro. A comissão do Legislativo pretende realizar mais uma reunião, em data a ser confirmada, para ampliar o debate com as operadoras.
Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Leia matérias anteriores sobre a comissão:
Vereadores conhecem os serviços da Anatel
25% das ações dos Juizados Especiais são contra telefônicas
Comissão ouve Procon sobre queixas contra telefonia móvel