Projeto altera nome de acesso rua para Dr. Marino dos Santos
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que altera para Rua Dr. Marino dos Santos a denominação do logradouro público cadastrado como Acesso Dr. Marino dos Santos. O autor do PL, vereador Cassio Trogildo (PTB), disse que “o Loteamento Estrada Campo Novo, 499, era irregular à época da Lei nº 7.246, de 06 de maio de 1993, mas que com a sua regularização, o logradouro tornou-se público cadastrado e assim o objetivo é denominá-lo como Rua Dr. Marino dos Santos”. A rua encontra-se no bairro Aberta dos Morros na zona sul de Porto Alegre.
Nascido em São Nicolau das Missões, em 1913, Marino dos Santos tornou-se brigadiano em 1930 e participou das revoluções de 1930 e 1932. Quatro anos depois, foi expulso da Brigada Militar e preso por 10 meses por ter se envolvido com a Aliança Nacional Libertadora e o PCB, liderado por Luiz Carlos Prestes. Em 1937 passou em 1º lugar no vestibular da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, sendo presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite e ajudou a fundar o Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia.
Médico desde 1942, Dr. Marino trabalhou pelas classes que mais necessitavam e se elegeu como o vereador mais votado em 1947. Em seguida foi preso e eleito novamente para o legislativo municipal como o mais votado em 1959. Foi deputado estadual em 1962, sendo cassado pelo golpe militar de 1964.
Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)