Plenário

Projeto inclui Dia do Tango no calendário oficial da capital

Homenagem aos 3 anos da Editora Maçônica.Na foto: Vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei do Legislativo nº 204/16, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que inclui o Dia do Tango no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A efeméride será celebrada no dia 10 de novembro. Bins Ely afirma que o objetivo da homenagem é “resgatar, fortalecer e divulgar a nossa história com o tango, em âmbito nacional e internacional. Promover eventos que fortaleçam o fluxo turístico artístico-cultural, em especial com a Argentina e com o Uruguai, bem como com outros estados do Brasil e com o Rio Grande do Sul”.

O tango é um dos gêneros musicais que mais tem evoluído no mundo e é a dança de salão mais dançada no planeta. Em setembro de 2009, passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial Rio-platense (pertencente ao Uruguai e a Argentina) e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O livro O Tango em Porto Alegre (1914-2014), de autoria do músico, compositor, pesquisador e escritor Washington Gularte, situa Porto Alegre como a primeira capital do Brasil a relatar um século de história de tango em território nacional.

Em 1914, a gravadora gaúcha A Eléctrica, que teve projeção internacional, gravou e prensou o tango El Chamuyo, primeiro disco do ritmo gravado no Brasil. Naquela época, Porto Alegre havia uma intensa vida tangueira em bares, confeitarias, boates e cabarés, como o Maipú e a American Boate, e em cassinos, pois o jogo era liberado. Grandes orquestras típicas também ilustravam a noite.

Em 2000, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre realizou o I Festival Internacional de Tango, em parceria com Buenos Aires. Em 2012, o Festival passou a integrar o Calendário de Eventos de Porto Alegre.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)