Plenário

Projeto nomeia de Vicente Maia Filho rua no bairro Mario Quintana

Vereador João Carlos Nedel na Tribuna
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto que denomina rua Vicente Maia Filho o logradouro público cadastrado como rua Três Mil e Três no bairro Mario Quintana. De autoria de João Carlos Nedel (PP), o projeto visa homenagear um dos precursores da cirurgia cardíaca no Estado e da cirurgia torácica em Porto Alegre.

Vicente Passos Maia Filho nasceu em Guaporé no dia 8 de março de 1920, é pai de Lucia, Rosely, Marcelo e Lauro e foi casado com Maria de Lourdes Henriques Maia por 64 anos. Mudou-se ainda criança para a capital para estudar no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), onde conheceu o desejo por trabalhar com Medicina. Cursou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) recebendo o diploma de médico em 1948.

Buscando melhorar o atendimento dado aos pacientes, ele estudou com os especialistas da área cardíaca Alfonso Albanese, em Buenos Aires, e Euryclides Zerbini, em São Paulo. Realizou, ainda, cursos de especialização na Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos, localizada nos Estados Unidos. Em 1960, fundou a instituição hospitalar Maia Filho, que contava com 120 leitos. Ele faleceu em janeiro de 2013 aos 92 anos.

“Vicente Passos Maia Filho contribuiu muito para as entidades de classe ligadas à Medicina”, de acordo com o vereador Nedel, tendo sido conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). “Também foi vice-presidente e presidente da Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS), bem como presidiu a Associação dos Antigos Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (AAAUFRGS)”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)