Plenário

Projeto prevê assentos para deficientes em casas de shows

 Foto: Mariana Fontoura
Foto: Mariana Fontoura
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei da vereadora Séfora Mota (PRB), que obriga teatros, cinemas, estádios e casas de shows e de espetáculos em geral a disponibilizarem espaços e assentos reservados, em todos os setores, para pessoas cadeirantes, com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como assentos para o acompanhante dessas pessoas.

“Hoje não existe uma exigência do Poder Público para que estes espaços reservem assentos para os deficientes em todos os setores. Queremos garantir que estas pessoas tenham o poder de escolha. Esta é a forma mais clara de inclusão e igualdade, e o dever do Poder Público é garantir essa igualdade”, afirmou a vereadora.

Segundo a vereadora os assentos para acompanhante deverão ser disponibilizados ao lado dos espaços e dos assentos reservados para pessoas cadeirantes, pessoas comdeficiência ou mobilidade reduzida. “Mesmo que o Estado proporcione total acessibilidade, muitas pessoas com deficiência têm a necessidade de um devido acompanhamento para garantir seu bem-estar”, ressaltou.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos referidos têm 180 dias, contados da data de sua regulamentação, para promover as adequações necessárias ao seu cumprimento, caso a proposta venha a ser aprovada. O não cumprimento do disposto nesta Lei sujeitará em multa e interdição, no caso de não ser sanada a irregularidade no prazo de 30 dias, contados da data de notificação. 

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)