Plenário

Pronunciamentos de Lideranças

Na sessão ordinária desta quarta-feira (16/5), vereadores e vereadoras de Porto Alegre usaram a tribuna da Câmara Municipal para tratar dos seguintes assuntos:

ÁGUA - Sebastião Melo (PMDB) defendeu projeto do Executivo que prevê distrtibuição de água, através da rede regular do Dmae, aos loteamentos irregulares da Capital. Destacou que se trata de serviço essencial: “Essa é a realidade que atinge a milhares de pessoas e o governo municipal dá um grande passo ao reconhecer o direito dessas famílias”. Acrescentou que o fornecimento regular de água poderá diminuir o consumo, pois nas áreas onde não há controle, a média de consumo é de 30 metros cúbicos. "Isso é o dobro do que é consumido normalmente". (VBM)

OBRAS - Professor Garcia (PPS) falou sobre ações que o Executivo vem desenvolvendo na zona Sul da cidade. Destacou abertura de licitação para a construção de escola municipal para 1.200 alunos no bairro Nova Ipanema. "As obras devem começar em setembro e a conclusão está prevista para maio de 2008". Também comentou sobre as obras do DEP e DMAE reivindicadas pela comunidade de Ipanema. Disse que a prefeitura investiu R$ 1 milhão para evitar alagamentos na região. “Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas. Antes, em dias de chuva, eram obrigadas a fazer desvios para fugir dos alagamentos”, observou. (VBM)

SAÚDE - Mário Fraga (PDT) falou sobre obras do Dmae e DEP que melhoraram as condições da zona Sul, especialmente Ipanema. Também apelou ao prefeito José Fogaça e ao secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, para que no inverno o atendimento médico nos postos de saúde de Belém Velho e Belém Novo seja ampliado. Disse que há seis postos que funcionam até às 22 horas e que o atendimento durante junho, julho e agosto, quando aumenta a demanda, poderia ser ampliado até a meia-noite. Comentou, ainda, a possibilidade de Belém Novo ganhar um Centro Cultural, cuja idéia foi bem recebida na Secretaria Municipal da Cultura. (VBM)

PREVIDÊNCIA – Maria Luiza (PTB) argumentou que projeto de sua autoria em tramitação na Casa, que dá preferência na concessão de licenças aos vendedores ambulantes inscritos e que contribuam para o INSS, é de extrema importância. Para ela, essa mudança só trará benefícios ao contribuinte, uma vez que o cidadão passará ter benefícios como auxílio-doença, auxílio-maternidade, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, e pensão, entre outros benefícios. Maria Luiza ressaltou ainda que esta é uma oportunidade dos ambulantes com mais idade e mais necessitados vislumbrarem uma chance de chegar ao final de suas vidas com dignidade.(RT)

FAIXA – João Antonio Dib (PP) disse estar surpreso com texto publicado em Zero Hora, nesta quarta-feira (16/5), que mostra uma faixa de pedestres convertida em código de barras, no centro da Cidade. Segundo Dib, a EPTC enviou uma equipe ao local para analisar a transformação da faixa. O parlamentar sugeriu que a EPTC mande essa mesma equipe até a frente do prédio da SMOV e analise faixa que ficou sobreposta com recapagem do asfalto. “Essa faixa é feita de concreto em preto e branco, e está ali pelo menos há 10 anos”. O vereador sugeriu a adoção desse tipo de faixa à EPTC. "Com essa durabilidade, acabariam as cobranças das pinturas de faixas de segurança na cidade", ressaltou. (RT)

DÚVIDA – Adeli Sell (PT) questionou fatos que vem ocorrendo na Procempa. Para ele existem dúvidas em algumas iniciativas da empresa, dentre as quais a necessidade da elaboração de licitação para compra de projeto de gerenciamento na área de saúde. “Se o órgão é composto de programas avançados, não vejo essa necessidade”, ressaltou. Outro questionamento do parlamentar é sobre a necessidade de adoção de outra linguagem de informática, visto que a usual já existe nos programas da Procempa. Adeli afirmou não ser conhecedor, nem especialista em área de informática: "Mas, como vereador, tenho obrigação legal em fiscalizar e saber o que está ocorrendo". (RT)

DESEMPREGO – Cláudio Sebenelo (PSDB) afirmou que o governo do presidente Lula é um dos mais neoliberais da história, pois é um governo que prega a inexistência do desemprego. “Isso é uma inverdade, pois só em Porto Alegre há 150 mil desempregados”, ressaltou. Na opinião de Sebenelo, o governo de Lula esqueceu do social e da sua ideologia. “Agora o jogo é ser mais realista do que o rei”. (RT)

Vitor Bley de Moraes (reg. prof. 5495) / Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)