Plenário

Proposto o tombamento da Escola Professora Maria Thereza da Silveira

Projeto, da bancada do PSOL, inclui escola na lista de patrimônio histórico e cultural.

  • PLL 050/17 do Ver. Alex Fraga que tomba o imóvel da E.E.E.F. Professora Maria Thereza da Silveira, localizado a rua Furriel Luiz Antonio Vargas 135
    Escola fica localizada na Rua Furriel Luiz Antônio Vargas, 135 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Bancada do Psol ao microfone: vereadores Professor Alex, Roberto Robaina e Fernanda Melchionna
    Professor Alex (e), Roberto Robaina e Fernanda Melchionna (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do Legislativo nº 050/17, de autoria da bancada do PSOL, que tomba o imóvel localizado na Rua Furriel Luiz Antônio Vargas, 135, sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Thereza da Silveira. O objetivo do projeto, segundo a vereadora Fernanda Melchionna e os vereadores Professor Alex Fraga e Roberto Robaina, todos do PSOL, é o de resguardar a instituição na lista de patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre.

A escola foi fundada no ano de 1963 pelo governador Leonel de Moura Brizola, fazendo parte de um projeto educacional que implantou um total de 6.302 escolas no Estado do Rio Grande do Sul. Segundo os vereadores do PSOL, a história da escola é marcada pelo ensino aos estudantes dos bairros adjacentes mais populosos. “Essa foi a última escola construída naquele período das escolas chamadas “brizoletas”, ou seja, a escola é o resultado de uma política educacional do governador Leonel de Moura Brizola, que marcou várias gerações no nosso Estado”, explicam.

Conforme o projeto, essa política de ampliação da rede estadual e de garantia do atendimento na educação foi um dos grandes feitos do governo, com reconhecimento, inclusive, internacional.  “Dessa forma, a preservação dessa história como patrimônio material em Porto Alegre é de extrema importância.”

Nesses 54 anos de história, a escola já formou, no ensino fundamental, milhares de crianças. Atualmente, conta com 154 estudantes entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental, sendo que cerca de 90% de seus estudantes são oriundos do Bairro Bom Jesus. O índice de repetência na escola é mínimo, conforme as declarações de sua diretora Maria Emília Provenzano, justamente pelo comprometimento da comunidade escolar com o projeto político-pedagógico da escola.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)