Cosmam

Reunião decidirá novo local da UBS São José

Comunidade quer nova sede para posto Foto: Juliana Freitas
Comunidade quer nova sede para posto Foto: Juliana Freitas

A comunidade da Vila São José fará nesta quarta-feira (25/4), às 19 horas, uma reunião na Praça Giovana Xavier para decidir se a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José será construída naquele local. Durante reunião realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, nesta terça-feira (24/4), com a presença de moradores da Vila, ficou decidido que, até a construção da nova sede, o atendimento em saúde continuará sendo feito no local atual. Situada no Bairro Partenon, a Unidade chegou a paralisar suas atividades, por decisão da comunidade e dos profissionais que atendem no local, devido às precárias condições do prédio. Em razão disso, moradores reivindicam a construção de uma nova sede para a UBS na Praça Giovana Xavier.

A coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lisia Mota, garantiu que a liberação da praça já está operacionalizada pela prefeitura e tem a concordância das diversas secretarias municipais envolvidas. "Precisamos apenas do aval da comunidade." Ela reconheceu as dificuldades para que o atendimento seja feito, provisoriamente, no Centro de Saúde-Escola Murialdo e se comprometeu a trabalhar para que o processo de liberação da praça e construção do novo posto, com previsão de recursos, seja concluído em prazo inferior a um ano. Lisia calcula que a construção da UBS possa ocorrer num prazo de quatro a seis meses. "Algumas escolas manifestaram preocupação com a ocupação da praça pela Unidade de Saúde, mas a unidade ocuparia apenas parte da praça."

A representante da comunidade, Eliane Paim afirmou que os moradores da Vila São José continuarão pressionando o Executivo até a construção do novo posto. Lembrou que a comunidade realizou ato, na segunda-feira (23/4) pela manhã, em frente à atual sede da UBS. "Esperamos resposta clara e objetiva do prefeito José Fogaça e da Secretaria Municipal de Saúde. Não queremos mais enrolação." Cristina Laporta, representante dos trabalhadores da UBS São José, explicou que a oferta da SMS para que o atendimento da comunidade fosse realizado, provisoriamente, no Centro de Saúde-Escola Murialdo, foi recusada. Segundo Cristina, as salas cedidas pela direção do Centro Murialdo teriam de ser divididas com os médicos daquela instituição, o que fez com que os profissionais da UBS decidissem reabrir o atendimento na sede atual, mesmo em condições precárias, até a construção do novo posto. "Os profissionais da UBS têm interesse em continuar trabalhando na Vila São José, mas precisam dispor de condições mínimas de trabalho." A transferência para o Murialdo, segundo Eliane Paim, criaria dificuldades devido à distância, impossibilidade de levar o prontuário dos pacientes e à falta de espaço para sala de curativos e farmácia. "O posto atual não tem as mínimas condições para atendimento. Está localizado embaixo de uma creche, com perigo de contaminação e falta de ventilação."

O presidente da Cosmam, Dr. Raul (PMDB), ressaltou que a Comissão está ciente das dificuldades existentes na UBS e lembrou que já há recurso disponível para a construção do novo posto, decorrente da Municipalização Solidária. Ele sugeriu que, na reunião desta quarta-feira, fique definida a data de início da obra. Para Aldacir Oliboni (PT), os funcionários do posto trabalham em situação precária, prejudicando o atendimento prestado. Ele observou que há necessidade de desafetamento da praça para torná-la área pública e, desta forma, possibilitar a construção do novo posto. "É importante que uma comissão de moradores e profissionais acompanhe todo o processo, desde a liberação da praça até a realização da obra." Também estavam presentes à reunião e manifestaram apoio à reivindicação da comunidade os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), Marcio Bins Ely (PDT), Carlos Todeschini (PT) e Newton Braga Rosa (PP).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)