Comissões

Saúde Municipal apresenta relatório quadrimestral na Cosmam

Secretaria ampliou atendimento na Estratégia da Saúde da Família, leitos e horário de atendimento

Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Gestão da Saúde referente ao 3º quadrimestre de 2017.
Secretário Erno (centro) destacou realizações feitas do último quadrimestre (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou audiência pública, na manhã desta terça-feira (27/2), para a apresentação do Relatório de Gestão de Saúde, por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), relativo ao terceiro quadrimestre de 2017. Na presença de sua equipe técnica, vereadores e representantes institucionais, o secretário Erno Harzheim destacou avanços, conquistas e pontos de atenção, ao citar a conclusão da revisão da estrutura organizacional com propostas para adequações pertinentes.

O secretário também saudou a redução de custos administrativos, num total de R$ 127.641,89, e a aprovação do Plano Municipal da Saúde, com 65 metas, 11 diretrizes e 27 objetivos, "após um ano de debates descentralizados", observando que estas ações estão previstas no Plano Plurianual (PPA) 2018/2021 e na Lei de  Orçamentária Anual (LOA) 2018.

Harzheim igualmente destacou alinhamentos na gestão de trabalho e recursos humanos, citando portaria que encerra licenças aguardando aposentadorias, modificações no processo de efetividade de municipalizados, leis e normas de carga horária; além do ingresso de 20 servidores e suas respectivas lotações na prefeitura, e 78 novos profissionais no Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) no terceiro quadrimestre de 2017. O secretário explicou que houve nomeações para médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e remanejo nas escalas; assim como aumentou em 16 o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Também anunciou concurso para médicos para ESF e 15 vagas para residência médica nessa área.

Modernização

De acordo com o relatório quadrimestral, a Secretaria Municipal da Saúde concluiu obras nas Unidades de Saúde Pequena Casa da Criança e São Pedro, instalou 145 aparelhos de climatização em diferentes unidades de atendimento, finalizou a informatização de sistemas no Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro, no Programa de Atendimento à Saúde Mental do IAPI, na Rede de Atenção Básica e na Regulação de Internação do Estado, e nas Farmácias Distritais, além de manter ações para que todos os processos sejam interligados e monitorados de forma online. Foram ainda reformados os 11 carros da SAMU  e recebidos dois novos veículos.

O relatório destaca a importância do atendimento do Saúde Noite e Dia, nas Unidades São Carlos e Modelo, com uma média mensal de 2.300 consultas, neste quadrimestre. Também salienta o aumento, em 25%, da atenção domiciliar e a produção do programa Melhor em Casa e a redução de casos da Influenza. A SMS destaca, ainda, a manutenção do números de internações registrados no mesmo período de 2016, mesmo com a inoperância dos hospitais Beneficência Portuguesa e Parque Belém. Contudo, a secretaria aponta a necessidade de maior atenção ao Centro de Especialidades, nos atendimentos à traumatologia e ortopedia, nos diagnósticos e procedimentos de câncer, às questões que envolvem taxas de internação e atendimento à saúde mental e doenças como a sífilis congênita (passada da mãe para o bebê) e tuberculose.
 
Ainda entre as principais realizações, o relatório do terceiro quadrimestre da SMS aponta a conclusão do Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro, os serviços de vacina online, o programa Prefeitura nos Bairros, com mais de 7 mil atendimentos em saúde; além de 33 novos leitos hospitalares, mais 17 profissionais do programa Mais Médicos e a ampliação de leitos para saúde mental. Igualmente estão incluídas a aquisição de novos equipamentos para exames, e a formalização de sistemas de controles que propiciam a redução de custo operacional, compras de medicamentos e de materiais.

Participaram desta audiência os vereadores José Freitas (PRB), Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), Mauro Pinheiro (Rede). Também estiveram presentes Mirtha Zenker e João Farias, do Conselho Municipal da Saúde; Terezinha Borges, da Associação Brasileira dos Usuários do SUS (Abrasus); Márcia Rosana Cabral Bento, do Ministério Público; Daniel Menezes de Souza, do Conselho Regional de Enfermagem; e representantes institucionais, assessores parlamentares, e assessores técnicos da SMS.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)